Valor de mercado da Embraer estava abaixo do patrimonial
SÃO PAULO – O valor de mercado da Embraer é de R$ 12,52 bilhões, enquanto o patrimônio líquido era de R$ 13,22 bilhões no fim de setembro. Isso quer dizer que empresa era negociada na bolsa a 95% do valor contábil — uma pechincha — antes da oferta feita pela Boeing.
A Boeing e a Embraer estariam negociando um acordo que envolveria um prêmio “relativamente alto”, segundo noticiou há pouco o “The Wall Street Journal”.
A ação subiu mais de 20% depois da notícia, prêmio imediato pago pelo mercado, antes de a bolsa intervir e paralisar os negócios.
FONTE: Valor Econômico
NOTA DO PODER AÉREO: o valor de mercado da Boeing em 21.12.17 era de US$ 175,71 bilhões (R$ 581,2 bilhões).
Vamos olhar o jogo econômico, ver se alguém soube antes. Legal foi ver gente que discute guerra híbrida bloqueando comentários. Obrigado pela imparcialidade, mas patriótica de vocês, tem blog de General que tem muito a aprender. Vamos voar.
Não é exatamente uma pechincha. Até porque lucro que é bom não dá. Ou dá muito pouco. Se bem que esse setor costuma ter uma margem líquida muita baixa, na casa de 7%. Há empresas com margem bruta de 50% e líquida de 30%. A margem líquida da Boeing anda na faixa de 5%. Isto é, cerca de 95 bilhões de receita em 2016 e lucro líquido de 5 bilhões de dólares. O backlog também é muito mais alto. Essa notícia é mais uma atitude de desespero da Boeing ao ver um produto competitivo (C séries) aliado a um concorrente… Read more »
Hora de termos uma estatal de mísseis de longo com segurança de tecnologia . E já começamos a comprar/montar aviões de vários países e não ficar só dependendo de Boeing e Saab. Defesa multipolar contra esse interesse dos donos da Otan.
Nonato, a Boeing tem muito dinheiro em caixa para andar desesperada. Ela está seguindo um caminho lógico costurando uma parceria com a Embraer, assim como fez a Airbus com a Bombardier.
Não tem desespero nisso, é estratégia de mercado. A Boeing tem dinheiro para comprar várias Embraer se quisesse.
Eu sinceramente acho que vem aí um MOM Boeing Embraer , pra substituir o 757, e fazer frente ao A321NEO, andando a galope na frente do MAX10, e que, mesmo assim, nenhum dos dois supre a necessidade crescente das companhias, de ter um MOM que substitua a altura as frotas de 757,767. Certamente essa combinação de negócios viria , para a divisão de custos de um projeto inteiramente novo, que deve custar aí, pra lá de 8 bilhões de dólares, ou mais… E tanto Boeing quanto Embraer, estão atualmente colocando o bloco na rua com os MAX9/10 e 787-10, e… Read more »
Era sobre isso que eu estava escrevendo na outra matéria. Essa suba de 25% em um dia e um Prêmio de que pode subir 250 % podem trazer problemas para a EMBRAER a partir de amanhã. Explico… Nesses processos de fusão o “mercado” se anima e eleva o valor das ações da companhia que está sendo comprada, mas isso é uma faca de dois “legumes”. A negativa do Governo (que nunca é bem vista pelo “mercado” por considerar ingerência nos negócios da companhia) pode gerar um decréscimo no valor das ações da empresa em momento posterior. Aí vale destacar duas… Read more »
Alexandre
” …Ela está seguindo um caminho lógico costurando uma parceria com a Embraer…”
Bondade sua chamar esta possível operação de “parceria”. A Boeing fará o possível por absorver a EMBRAER e, se conseguir, apenas manterá o nome EMBRAER pra evitar os processos de monopólio que poderia enfrentar nos EEUU.
Acho que já tinha cantado essa bola antes mas, pra um outro Alexandre, o Silva. E este jurava que isso jamais aconteceria.
Se acontecer vai ser uma operação similar à “Fusão” LAN/TAM. Comercialmente falando.
Pessoal, já era. Acabou. Bombardier e Embraer vão desaparecer do mapa no longo prazo. Tudo em nome do Duopólio Boeing/Airbus. Ozires Silva lutou tanto pra Embraer ser o que é hoje. Está bem abalado.
Num mercado tão agressivo quanto o atual, nenhuma empresa do tamanho e da importância da Boeing, faz parcerias ou fusões não hostis.
A algum tempo cantei essa bola. “o dia em que a EMBRAER tiver a chance de crescer, será absorvida pela Boeing, ela jamais daria ponto sem nó.”
É o que, ao meu ver, irremediavelmente ocorrerá. Bondade (ou ingenuidade) daqueles que chamam esta possível operação de “Parceria”. A Boeing tem, sem dúvidas, a intenção de absorver a EMBRAER pra evitar o surgimento de mais um potencial concorrente.
Glasquis7, esqueceu da Golden Share do Governo Brasileiro?
MATHEUS 21 de dezembro de 2017 at 21:57
Matheus, se isso acontecer, de quem é a culpa ?
Só falta o Nyt comprar o aero, o naval etc… Porque a Boeing se interessa pela Embraer, será que tá barato, qual o lucro nessa união.
A Boeing não está nem um pouco desesperada. É uma empresa com grandes recursos mas está preocupada com o novo patamar de concorrência que irá surgir nos próximos anos. Vale a pena observar o que ocorreu no mercado de jatos menores com diversos concorrentes (E-J, CRJ, MRJ, SSJ, ARJ,..) onde ninguém está tendo um bom retorno. Alguns não tem sequer perspectiva de retorno. Nos jatos maiores de corredor único a combinação Airbus/BBD, Comac e Irkut fará a competição esquentar muito em 5 anos e o 737 é o mais antigo do grupo. Para a Boeing o que tem valor no… Read more »
Mesmo se ficarmos com a Embraer Militar. Vão parar os grandes projetos civis, pequenos e médios… Vao incorporar a concorrente apenas. Nestle comprou a Garoto…
Pois é, muitos se esquecem que um consórcio de empresas francesas de defesa já deteve 20% das ações da Embraer, em plena concorrência do FX-1. E sabem o que aconteceu? Nada
Plínio Victor 21 de dezembro de 2017 at 22:15
Mas a Embraer e a Boeing não tem um único produto que concorra entre si. Pelo contrário, seus produtos são complementares
Caerthal. A EMBRAER vai virar uma montadora para a BOEING. isso é Liberdade? a Tesla vende ideias, não monta nada, e gera lucro para seus acionistas. Ao ficar montando vai parar de inovar. A novidade são motores elétricos no ar. Vamos voar.
Plínio Victor 21 de dezembro de 2017 at 22:24
Plínio Victor, a Boeing não produz jatos executivos e nem jatos regionais ou turbohelices. Ou seja, são empresas complementares. Não acredito que a Boeing pretenda passar a fazer esses produtos, daí o interesse na parceira. Não sou a favor de se vender o controle da Embraer, mas a empresa não pode desprezar acordos vantajosos, do contrário a empresa pode morrer ou estagnar, como ocorreu com a Fadea, dos nossos hermanos
O que parece mais sensato é alguma parceria ou sociedade apenas na família E-Jet, que está prestes a entrar em serviço na segunda geração, mais eficiente e moderna, assim as duas empresas repetiriam o mesmo formato comercial de Airbus e Bombardier. Nesse sentido, o negócio poderia abir um mercado sem paralelo para a companhia brasileira. É pegar ou largar.
Plínio Victor, “a tesla gera lucros para os seus acionistas ” hahahahaha… você tá totalmente por fora do assunto, se tem uma coisa que a tesla não gera é lucro, esta na promessa a muito tempo e continua torrando uma fortuna por mês sem conseguir cumprir os prazos previamente acordados com os seus investidores
JT8D, se o Governo abrir mão de suas Golden Shares é dele.
Não Alexandre, não esqueci a Golden Share do Governo mas lembre que não seria difícil criar um Lobby (coisa nunca vista por estas bandas) pra pressionar ao Governo Brasileiro a abrir mão do controle da EMBRAER, me refiro ao controle acionário que pode ser vetado pela Golden Share. Vamos esperar pois, nas relações comerciais os direitos, normalmente cedem espaço às capacidades financeiras e neste caso, a Boeing, está bem à frente. Acho que este é o primeiro passo em direção a uma absorção da EMBRAER por parte da BOEING que poderá até manter a marca EMBRAER mas sob a sua… Read more »
MATHEUS 21 de dezembro de 2017 at 22:36
Concordo, mas não é isso que estamos vendo, por enquanto
JT8D Vão levar a planta logo, pois será exigência do governo Trump para vender por lá. Isso se ficar algo aqui, ou seja, apenas os Gripen da Scania. Já foi a do tucano né. E planta chinesa levam também.
Plínio Victor 21 de dezembro de 2017 at 22:39
Não Plínio, não foi a do Super Tucano. Só são montados nos EUA os Super Tucanos comprados pelo governo americano
Glasquis7 a FAB nunca vai aceitar isso, faça-se o lobby que fizer.
Jr A aviação regional será mais avançada que a dos grandes aviões. Um táxi confortável vale mais que uma viagem em pé. Compre as ações da Tesla, da virgin, da rostec, da mig, da Saab.. . Vao saltar logo os valores. E se a Embraer comprasse a Uberaba Táxi.
O preço de mercado estava mais baixo por conta única das perspectivas, ou seja, a visão que se tinha de futuro não era boa.
A pergunta que se deve fazer é: Num mercado extremamente competitivo, com Airbus/Bombardier juntas, a Embraer sobreviverá sozinha?
Olá. Muito boa a análise do Carlos Eduardo Maciel 21 de dezembro de 2017 at 21:43. No mercado internacional, empresas de países em desenvolvimento ou estão sendo compradas ou sendo preparadas para uma aquisição. E se as empresas estão “conversando”, a negociação é quase certa. Ok, tem o “Golden Share” do governo brasileiro. Infelizmente, creio que um eventual “bloqueio” da aquisição resulte em acentuada perda de valor de mercado da Embraer (que já está com um valor baixo, indicando propensão a venda/troca de ações). Como comentou Glasquis7 21 de dezembro de 2017 at 22:00, “Num mercado tão agressivo quanto o… Read more »
Glasquis7 21 de dezembro de 2017 at 22:00 Glasquis7, existem muitas diferenças nesse caso ! ” – Uma aquisição hostil é um tipo de aquisição corporativa que é realizado contra a vontade do Conselho da empresa-alvo. Este exclusivo tipo de aquisição não ocorre tão freqüentemente como aquisições amigáveis, em que as duas empresas trabalham juntos porque a aquisição é percebida como benéfico.” Boeing e Embraer não estão na condição acima, muito pelo contrário ! ————————————————————– Caerthal 21 de dezembro de 2017 at 22:12 “Para a Boeing o que tem valor no EMB não são suas instalações ou base de clientes… Read more »
O Governo bate no peito, mas quando os chineses proibiram os navios da Vale a operar nos portos chineses, onde estava o Governo brasileiro?
JR Lucro da pequena e falida Tesla… https://www.google.com.br/amp/epocanegocios.globo.com/amp/Empresa/noticia/2017/06/o-crescente-impacto-da-tesla-e-de-elon-musk-no-mundo-automotivo.html
Satélites que controlam helicópteros da Uberaba Táxi podem contralar drones parceiros do Gripen. Vamos voar FAB.
Esse negócio deve ser visto pelo lado da Embraer: será bom para a companhia ou não?
Olá.
Somente para lembrar: a Boeing não tem muita tradição de manter “nomes de divisões” quando faz uma aquisição. O que fica e a marca e o nome da empresa de Seattle/Chicago. E assim se foram Mc Donnell Douglas, Rockwell só para ficar nos mais conhecidos.
SDS.
Marcos por isso que acho que muitos aqui concordariam com uma parceria, nunca com a aquisição de controle da Boeing sobre a Embraer, no final se algo acontecer parece que esse pode ser o caminho, agora a noite saiu uma matéria na Reuters aonde diz que a conversa pode estar em uma associação para que ambas façam juntas a nova geração de corredor único para substituir o 737 e o NMA que vai substituir o 757 e o 767 para bater de frente com o A321 NEO, ambas dividiriam os custos de ambos os projetos e a Boeing não precisaria… Read more »
Olá.
E qual seria “o lado da Embraer”, Marcos?
Se for o lado dos acionistas, excelente.
Se for o lado da gestão e contratos com fornecedores, ótimo.
Se for o lado dos clientes, bom.
Se for o lado da pesquisa e desenvolvimento, ruim.
Se for o lado da “identidade”, péssimo.
SDS.
A Embraer está naquela situação clássica: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come
Olá.
Jr. não há como ter uma “parceria” entre as duas empresas. A diferença patrimonial, tecnológica e financeira entre as empresa é brutal.
Não dá para simplesmente “dividir custos e trabalhos”.
SDS.
Plínio Victor, acho que você não leu a própria matéria do link que você postou “a Tesla teve prejuízo de US$ 675 milhões após investimentos de pouco mais de US$ 7 bilhões” a tesla continua dando prejuízo. Você tá confundindo capitalização em bolsa com lucro
Jr
Na verdade isso tudo é uma gritaria sem necessidade, pois não temos informações alguma do que está sendo negociado.
Mauricio_Silva
E qual seria “o lado da Embraer”, Marcos?
O lado bom é a sobrevivência da empresa.
A parceria Airbus/Bombardier foi um balde de água fria para a Boeing como para a Embraer.
Tudo que temos e tirado e comprado e absolvido …Quantas empresas Brasileiras foram vendidas a multinacionais estrangeiras..? Mudou o que para nos ? Continuamos um pais rico de povo pobre e ignorante..
Agora vem com esta ideia de parceria de Boeing e Embraer ; olha as empresas que ela absolveu no passado ,Olhe para o tamanho da Boeing , ..Agora pergunte para VC mesmo a Boeing com toda sua grandeza, tradição ,poder ,dinheiro.. Etc Vai precisar da Embraer para que ??????
Olá.
A pergunta é simples: se o governo brasileiro barrar a aquisição da Embraer pela Boeing, ele injetará recursos na empresa brasileira de forma a manter seu valor de mercado?
Se a resposta for “sim”, todo mundo da Embraer pode ir “dormir tranquilo”.
Se a resposta for “não”, então a coisa complica; a Embraer ficará financeiramente vulnerável.
SDS.
Esqueceram um pequeno detalhe, a divida bruta da Embraer é superior a seu patrimônio liquido. Dívida Bruta / Patrimônio Líquido 1,03
Antes ainda do lançamento do E2 a Embraer já havia procurado a Boeing para uma possível parceria para aeronave de corredor único para substituição do 737. Isso bate com que o Jr postou acima. Outra coisa: esse namoro pode ter sido iniciativa da Embraer, não da Boeing.
Difícil ter empresas gigantes em países nanicos. A verdade é que a Embraer não cabe mais no Brasil. E isso não é culpa dela
Jr
“a FAB nunca vai aceitar isso, faça-se o lobby que fizer.”
Já ouvi dizer que não vai aceitar isso ou aquilo, até ouvi alguns dizer que a FAB jamais aceitaria um vetor que não fosse o F 18 mas, a verdade é que já vi até as torres gêmeas caírem, coisa inimaginável ne?
Não vejo o que a FAB poderia fazer caso o Temer decidir que a Boeing pode comprar a EMBRAER.
Glasquis, o Temer não vai fazer isso. Primeiro, porque ele já disse e segundo, porque ele é fraco para enfrentar os militares. Agora, se você está torcendo para isso acontecer, aí é problema seu
Olá. Marcos, não houve “parceria” entre Airbus e Bombardier; houve, isto sim, uma aquisição de um dos setores da empresa canadense. Tenho praticamente certeza que o produto final terá o nome “Airbus” na sua fuselagem. Seria de esperar o mesmo entre Embraer/Boeing: uma aquisição. A Embraer não tem recursos para “bancar” financeiramente uma parceria “de igual para igual” com a Boeing. Ambas empresas sabem disso. O que poderia ser menos crítico e mais favorável para a “sobrevivência” da Embraer seria uma Joint Venture: uma nova empresa com patrimônio dividido entre Embraer e Boeing. Caso contrário, dificilmente a “Embraer” como empresa… Read more »
Hmmm…
Sindicatos e esquerzóides já começam a se manifestar e são contra esse negócio.
Então deve ser bom para a Embraer e para o país.