Boeing e Embraer confirmam discussões sobre potencial combinação
CHICAGO e SÃO PAULO, 21 de dezembro de 2017 – A Boeing (NYSE: BA) e a Embraer (BM&FBOVESPA: EMBR3, NYSE: ERJ) confirmaram hoje que as empresas estão em conversações a respeito de uma potencial combinação, cujas bases ainda estão em discussão.
Não há garantias de que estas discussões resultarão em uma transação. Boeing e Embraer não pretendem fazer comentários adicionais a respeito das discussões.
Qualquer transação estaria sujeita à aprovação do governo brasileiro e agências reguladoras do Brasil, bem como dos respectivos conselhos e dos acionistas da Embraer.
Perspectivas Futuras podem estão sujeitas a Risco e Incerteza
Certas declarações neste release podem ser declarações de perspectivas futuras. Muitas vezes, mas nem sempre, as declarações futuras podem ser identificadas pelo uso de palavras como “planos”, “espera”, “esperado”, “agendado”, “estima”, “pretende”, “antecipa” ou “acredita” “Ou variações de tais palavras e frases ou afirmam que certas ações, eventos, condições, circunstâncias ou resultados” podem “,” poderia “,” seria “,” pode “ou” será “ser tomado, ocorrer ou ser alcançado. As declarações futuras por sua natureza abordam assuntos que são, em graus diferentes, incertos. Muitos riscos, incertezas e outros fatores, muitas vezes fora do nosso controle, podem fazer com que os resultados reais difiram materialmente dessas declarações futuras, incluindo, além dos fatores anteriormente divulgados nos relatórios da Boeing e Embraer arquivados na SEC e outros identificados neste release, assim como riscos relacionados a uma potencial combinação estratégica. A Boeing e a Embraer não podem garantir que essas perspectivas futuras se revelem corretas. O leitor não deve confiar totalmente em tais declarações futuras, pois informações aqui contidas referem-se apenas ao material divulgado neste release. A Boeing e a Embraer renunciam a qualquer intenção ou obrigação de atualizar ou revisar quaisquer declarações de perspectivas futuras, seja como resultado de novas informações, eventos futuros, condições, circunstâncias ou de outra forma, exceto conforme exigido pela lei vigente. Por favor, consulte outras divulgações que a Boeing e a Embraer venham a realizar sobre este tema ou outros relacionados a ele, caso tal divulgação aconteça, em relatórios enviados à SEC.
Contatos:
The Boeing Company
- Phil Musser
Senior Vice President, Communications
Embraer
- Nelson Salgado
Senior Vice President, External Affairs and Corporate Communications
DIVULGAÇÃO: Embraer
Acredito que seria uma união com intuito de sinergia de negócios, de complementaridade das linhas de produtos, de fortalecimento. Nem tanto uma simples aquisição.
Enrolation esta nota.
Temer disse que vetará uma possivel venda.
O que diz o mercado e os bancos de investimento:
https://moneytimes.com.br/negocio-entre-embraer-e-boeing-faz-sentido-btg-ve-premio-de-ate-250/
Sds.
A Boeing precisa de uma participação acionária expressiva na Embraer ou uma aliança formal, um contrato, bastaria para empurrar ambas em ações conjuntas?
Ambas sairiam ganhando. Ótimo.
Depois da gritaria de hoje, acho difícil a Boeing comprar e a mesma já sabia disso, acredito que se der algo dessas conversações, se dará uma aliança na área de aviação comercial nos moldes ou parecido com a aliança entre Airbus e Bombardier
Por isso, ao invés de ficar se descabelando sobre este assunto eu prefiro aguardar os acontecimentos. Já tem gente opinando no achismo coisas que nem sabemos o que vai acontecer e alguns setores da imprensa ajudam nisso e os incautos caem nessa.
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Há aqueles que também fazem análises futuras sobre o que pode acontecer mas, de maneira profissional visando apenas informar o mercado e investidores. Isso sempre acontece e é mais do que normal.
A Embraer é uma empresa Superavitária, com “S” maiúsculo mesmo, não tem nada que embarcar nessa do governo americano, sim, porque essa é uma tacada em mão maior do governo dos EUA, porque se não, nada disso iria para frente. Bem como esse assunto está indo a frente por aqui também porque o Temer já sabia e deu AVAL, e manobrou nos bastidores(eliminação das Golden Share) para vender FULL, mas não deu totalmente certo a jogada, e tiveram que buscar outra forma, e daí a solução a “associação”.
Será uma facada nas costas do Brasil se isso for em frente.
Por conta disso, mais uma vez afirmo, que os militares começaram a manobrar em prol da NOVAER, apoiando a joint venture com os Árabes a favor da aeronave Calidus. Já estavam cientes dessas manobras, e sinalizaram seu descontentamento com este movimento. Como se dissessem tanto aos de fora como aos de dentro; ‘temos outra, o jogo não acaba aqui”.
A Boeing está querendo comprar a Embraer?Eu sempre vejo essas combinações com dúvidas. O jogo do mercado para monopolizar e comprar empresas é grande. Posso estar errado, mas tenho dúvidas enquanto a isso.
Caramba, tem gente aqui que sabe o passado, o presente e o futuro
Vejo com bons olhos uma possibilidade de parceria,eu acho que dependendo das condições daria mais integração as empresas e complementaridade,afinal tudo isso é negócios,achar que perderemos ou ganharemos alguma coisa nesse início de negociações é um pouco prematuro e pode até atrapalhar. Vamos aguardar mais informações.
PRAEFECTUS, deixa de paranóia, cara. Se for uma “fusão” como se especula vai ser muito bom.
Sem um pingo de medo de errar, se, fossemos um país que dispusesse de autoridades públicas honestas, com senso critico jamais estaríamos vendo uma noticia dessas. A Bombardier passou o que passou por conta da entrada em um estado de insuficiência crônico financeiro, fato que passa longe, bem longe da Embraer.
Exatamente, tem gente aqui que sabe de bastidores, de teorias de conspiração, só nós somos inocentes, e ainda conhecem os segredos do universo mas ainda nao estamos prontos para termos a revelação
PRAEFECTUS 21 de dezembro de 2017 at 18:14
A Embraer é uma empresa privada, da qual o governo brasileiro tem apenas uma golden share. Já passou pela sua cabeça que essa negociação seja do interesse e iniciativa da própria direção da Embraer ?
Falei com o Musser, disse que vão pagar em Bitcoins.
Isso é bom ou ruim?
Alex II 21 de dezembro de 2017 at 18:17
Depende de para quem você pergunta
Postei antes e VOU REPETIR: A meu ver, isto já estava pra lá de previsto há muitíssimo tempo (não me recordo agora as fontes “precisas” das informações), mas … desde quando a Boeing 1) afirmou (há uns 3 ou 4 anos atrás, ou mais) que “estava bastante interessada no que estava acontecendo em São José dos Campos e ´de olho` (no sentido “apenas” de estar “observando”) na Embraer”, e 2) instalou um Centro de Pesquisa (ou o nome que foi dado) em SJC. Isso não significa intromissão nos interesses nacionais, espionagem industrial ou qualquer outra presunção “negativa” em relação aos… Read more »
Acho a aproximação com a Boeing inevitável, os acionistas devem saber que a maior ameaça a Embraer é a fusão da Bombardier com a Airbus, provavelmente se a Embraer insistir em seguir sozinha começaria a perder mercado e dinheiro.
JT, você a época que falei sobre a real intenção por trás das manobras do Meireles, você procurou de todas as formas dizer que não era nada disso. Tá aí, provado o que eu falei lá atrás. Outrossim, para a grande maioria dos executivos da Embraer, o que interessa é resultados econômicos para apresentar para os acionistas, não estão nem aí se é estratégico ou não o país dispor de uma empresa com as capacidades da Embraer. O governo brasileiro é que tem de ter o pulso total da situação. Os executivos, não estão nem aí se o país perderá… Read more »
Isso não é assunto para ficar restrito há executivos engravatados da Embraer, de jeito nenhum!
Uma parceria e uma aliança, blz, agora uma completa aquisição pela boing sou contra, e na minha opinião empresas vitais para um país pode sim ser privada mais não ser adquirida por uma nação estrangeira, sou contra a boing adquirir a embraer do mesmo jeito que sou contra empresas estatais chinesas adquirir empresas vitais brasileira, oq tambem tem acontecido. Ve se o governo americano, russo, chines permitira uma e empresa vital para o país deles ser comprada por uma empresa estrangeira, duvido, pq nos temos que abraçar isso?!. E mais o atual estado das forças armadas e do setor belico… Read more »
incrível como as outras empresas de fora compra as nossas, já que a maioria dos comentaristas gostou da associação com a Boeing e acha que mais ganharíamos do que perderíamos, então pq não a Embraer e o governo Brasileiro se unem pra comprar a Boeing e sermos donos deles ?
Dinheiro aqui tbm não falta, oq falta é boa vontade política e visão estratégica, queria ver se o governo americano e a Boeing iria aceitar uma coisa dessas, eu duvido muito !!
É com contentamento que tomo a liberdade de postar o comentário de nosso colega Farroupilha, digo alegria porque já estava desanimando com tamanha “inocência” dos demais colegas sobre este assunto tão importante para nossa nação. Graças a Deus que nem todo mundo é cego! Farroupilha 21 de dezembro de 2017 at 18:28 Quem é favor da Boeing abocanhar a EMBRAER, e a varrer do mapa, e acredita que isso não tem importância para o Brasil, não sabe nada de estratégia, diplomacia internacional e guerra de 5º geração. Deveriam se abster de participar de um site de Defesa. Isso vai muito… Read more »
Em outro post ja expressei meu entendimento. Não haverá venda, porque isso não interessaria a nenhuma das duas considerando a situação atual de ambas. O que estou imaginando é algo muito conhecido e simplesmente uma joint-venture que a meu ver é a unica forma das duas empresas fazerem frente, em seus respectivos mercados, à dupla Airbus-Bombardier. Obviamente que é uma situação nova pós FX-2. Se fosse um pouquinho antes e se a dona Anta ou o Louco do ABCD não estivessem no cenário, a FAB ja estaria operando o F/A-18E/F, porém o Gripen nos trará mais know-how. Quem sabe o… Read more »
Caso a Boeing compre mesmo a Embraer (no fundo é o que é essa fusão), proponho que o Jorge Paulo Lehmann compre as duas assim a coisa fica sendo brasileira.
Bem, vamos aos fatos: isso não é nenhuma novidade. Embraer e Boeing tem estreitado suas relações já há anos. Esses movimentos parecem ser de comum acordo, ou seja, trata-se de interesses mútuos e não uma tentativa de aquisição hostil. O governo brasileiro pode e deve impedir que o controle da Embraer seja assumido pela Boeing, mas é impossível impedir a Embraer de fazer alianças estratégicas, pois trata-se de uma empresa privada. E, para os que gostam de teorias da conspiração, deixo aqui algo para pensarem. A Boeing inicialmente não estava no FX-2. Ela entrou diretamente na fase final e se… Read more »
JAMAIS o governo americano e a boeing aceitaria uma proposta indecente dessas por parte de qualquer empresa de outro país que não seja os EUA, é por isso que sou contra essa ideia absurda de vender toda a Embraer para empresas estrangeiras, e olha que sou um ferrenho defensor das privatizações
me preocupo com o gripen ou kc 390…asw a partir do e190…que substituira o p3 orion…
como é q fica se houver essa venda da embraer….a transferência d tecnologia do gripen…o contrato com a SAAB pode ser cancelado…
pergunta de um leigo…não entendo sobre isso…
abraços
Alex II 21 de dezembro de 2017 at 18:42
Jorge Paulo Lehmann não tem pátria. Se o melhor retorno financeiro estiver no inferno, ele vai para lá
TEREU 21 de dezembro de 2017 at 18:46
Tereu, mesmo que houver alguma fusão, dificilmente a EDS (Embraer Defesa e Segurança) estaria envolvida. Os interesses e investimentos da FAB são intocáveis
Dependendo de como for a fusão quem mais tem a ganhar é a EMBRAER porque terá novos mercados e contará com a estrutura de Boeing. Com uma fusão será criada uma empresa nova e provavelmente a maior empresa de aviação do mundo.
Muitos só especulando e falando um monte de coisa, assim como eu, mas o que está em questão pelo que li é o braço civil da EMBRAER e não o militar onde continuaria do jeito que está!
Olá a todos! . Eu dei uma pesquisada na composição acionária da Embraer hoje, dia 21/12/2017. A lista só mostra os acionistas que possuem mais de 5% das ações: – Brandes Investment Partners – Estados Unidos – 14.27% – Mondrian Investments Partners – Estados Unidos – 9,36% – BNDES – Brasil – 5,37% – BlackRock Inc – Estados Unidos – 5,02% – Outros – pulverizado no mercado – 64,96% – Ações em tesouraria – 1,03% . 22.079 pessoas físicas possuem ações da Embraer 14.412 pessoas jurídicas possuem ações da Embraer 282 investidores institucionais possuem ações da Embraer . Após o… Read more »
JT8D 21 de dezembro de 2017 at 18:46
Empresário nenhum tem pátria, mas o cara é brasileiro e a 3G Capital é registrada aqui. Continua valendo. Não corta o meu barato. JT.
Para referendar o “pra lá de previsto há muitíssimo tempo” (Fonte: Poder Aéreo) – Boeing renova parceria com programa Ciência sem Fronteiras – Boeing anuncia Centro de Pesquisa e Tecnologia em São José dos Campos – Boeing, Embraer e FAPESP divulgam Plano de Ação com oportunidades e desafios para viabilizar biocombustíveis para aviação – Boeing conclui novo laboratório no país – Embraer e Boeing assinam acordo de cooperação – Parceria Embraer/Boeing de vento em popa – Embraer e Boeing assinam MoU para implantar centro de pesquisa em biocombustíveis – Mais uma parceria Boeing – Embraer – Parceria Embraer-Boeing no KC-390… Read more »
Alex II 21 de dezembro de 2017 at 18:49
Alex, desculpa aí, foi mal rsrs
O pessoal não entende que no Ocidente, o EUA e a Europa rica não querem mais concorrentes. Brasil, México, África do Sul até Canadá que se aquietem.
Já bastou o rolo compressor capitalista do Japão na década de 70 (habilmente neutralizado. Quase desbancou o PIB americano) e agora tem que enfrentarem o rolo compressor gigante chinês.
A periferia com potencial que se aquiete. Se tiverem que derrubar nossos Bispos, Cavalos, Torres, e até nossas Rainhas (EMBRAER) o farão senão com canhões, com cheques então.
Farroupilha 21 de dezembro de 2017 at 18:52
O nome disso é capitalismo
Cinturão de Orion 21 de dezembro de 2017 at 18:21 Os sinais eram claros e não só em relação a EMBRAER, mas também com a SAAB. Resta saber como o governo Sueco vai reagir. —————————————————————— PRAEFECTUS 21 de dezembro de 2017 at 18:39 Farroupilha 21 de dezembro de 2017 at 18:28 Excelente opinião !!! Sinceramente começo a acreditar que o patriotismo e visão estratégica de país é defeito grave para alguns. Vai lá e diz que vai Comprar a Boeing ou Lockeed Martin que eu quero ver o que acontece ! Vamos ver se esse papo de livre mercado se… Read more »
Carlos Eduardo Maciel 21 de dezembro de 2017 at 19:07
Carlos, esse foi um dos poucos atos da presidenta com o qual eu concordei totalmente. Agora, temperamental ela era mesmo.
Embraer é estratégica, não é estatal mas é estratégica. Não é questão de negócios ou ser liberal ou não, é uma questão de segurança Nacional. Não a venda da Embraer.
Declaração incomum essa…. é mais ou menos como se ela tivesse tentando justificar um escândalo que ainda nem aconteceu, mas nem as empresas envolvidas em tais coisas se portaram dessa forma. Ou seja, a Embraer SABE o impacto no opinião pública que terá uma guinada brusca em direção ao guarda-chuva da Boeing….
Pode ser uma enorme teoria da conspiração minha, mas oque pode estar acontecendo é apenas as peças do xadrez geopolítico tomando suas posições no campo de batalha. De que outra forma os americanos fecham o atlântico sul para o avanço da influencia chinesa? Contando que a Embraer permaneça com nome e identidade nacional, e poça ser livre para tocar qualquer projeto que queira. Ademais, viajando um pouco na batatinha, poderiam sobrar uns f-18 e quiça uns f-35 kkkkk! Rir (fantasiar) para não chorar!
Perguntem se os americanos estão dispostos a vender a Boeing aos Chineses? Não?
É, porque dinheiro eles têm (de sobra)
A Boeing está envolvida no principais programas estratégicos americanos, então o buraco é mais embaixo.
O caso Embraer é análogo. Participam de tudo, de cargueiro a caças, passando por radares, satélite tudo.
E a sinergia proveniente da interação dos mercados civis/militar reduz custos e traz competitividade. Retirar essa parte da empresa seria o equivalente a quebrar sua espinha dorsal.
Acordem pra vida, por favor, aqui não há inocentes.
Kkkk só rindo mesmo……
Como muito bem lembrou o JT8D, o Lehman quando comprou a Heinz, será que gerou essa celeuma pseudo-nacionalista? Ou é só mostarda né? Nao é estrategico
Os indianos compraram a Land Rover, nem por isso os ingleses ficaram choramingando
Se houver a fusão, esqueçam a produção desses aviões no Brasil. Em poucos anos as linhas seriam transferidas para os EUA. Isso me lembra a compra da Biobras, única produtora de insulina no Brasil na década de 90, pela Novo Nordisk. Em pouco tempo fecharam a planta e o Brasil passou a importar toda a sua insulina a preços bem mais altos…
Assim como a Biobras, a Embraer é uma empresa estratégica, fundamental, como colocou o colega Adson.
Guizmo 21 de dezembro de 2017 at 19:19
E a divisão de carros da Volvo também foi vendida, se não me engano para Chineses.
BRASIL
Bravos Rapazes Americanos Silenciosamente Irão Levando.