Boeing conversou com Embraer sobre possível aquisição, diz Wall Street Journal
A norte-americana Boeing Co conversou com a Embraer sobre uma possível aquisição da fabricante de aeronaves brasileira, informou o Wall Street Journal na quinta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
A Boeing e a Embraer estão discutindo um acordo que envolveria um prêmio relativamente grande para a Embraer, informou o WSJ.
As ações da Embraer negociadas na bolsa paulista entraram em leilão, após subirem 2,55 por cento, a 16,91 reais, na máxima do dia. A bolsa de Nova York suspendeu temporariamente os negócios com os papéis da Embraer após a divulgação da notícia. Às 15:03, os ADRs da companhia subiam 27,9 por cento, a 25,57 dólares.
FONTE: UOL/Reuters
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1945117-boeing-negocia-compra-da-embraer-diz-jornal.shtml?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=fbfolha
Que palhaçada é esta?
Um movimento esperado após os franceses adquirirem a operação de jatos comerciais da Bombardier.
A questão é saber como ficaria a “independência” da empresa. O governo federal possui uma golden share, não?
Se efetivada como ficarão as possibilidades do “americano” KC-390? Como ficaria a questão da engenharia e produção brasileiras?
Arnaldo Rocha 21 de dezembro de 2017 at 14:38
Não é palhaçada. Possivelmente a Boeing enxerga sinergia entre as famílias de aeronaves e acreditar reforçar sua disputa com a Airbus. Um movimento natural. Mas a que custo para a brasileira Embraer?
Na Folha de São Paulo, link do André, detalha um pouco mais.
.
“Segundo o jornal, as empresas estão aguardando a palavra do governo brasileiro, que tem poder de veto sobre uma possível venda.”
.
“Procurada pela Folha, a Embraer disse que em breve soltará um comunicado sobre o assunto.”
.
Sds.,
Ivan.
André,
.
Você escreveu:
“Possivelmente a Boeing enxerga sinergia entre as famílias de aeronaves e acreditar reforçar sua disputa com a Airbus.”
.
Sim. Parece que é isso.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/10/1927738-airbus-assume-cseries-da-bombardier-e-pode-evitar-sobretaxa-dos-eua.shtml
.
Assunto já vem do meio do ano, quando vazou alguma conversação sobre o assunto entre Boeing e Embraer.
.
Abç.,
Ivan.
A Embraer há décadas é americana, pelo menos em termos práticos, do Brasil só carrega a bandeira…a Embraer é tão brasileira quanto a Motorola é americana, ou seja, NADA. Estou falando em temros de acionistas e donos e o principal: tomada de decisão.
O legal dessa notícia que logo vai aparecer um monte de neguinho com cabeça esquerdista dizendo que estão levando o país…enquanto a China compra empresas no Brasil todos os dias, em termos de volume de aquisições passaram os EUA em 2007.
Poxa mas a transferencia de tecnologia dos Gripen NG?? cai tudo no colo da Boing agora? Como fica essa questão??
Por isso que a equipe econômica soltou aquele balão de ensaio sobre acabar com as Golden share no meio do ano, mas parece que alguém brecou essa ideia, seria o pessoal da FAB?
ADEUS EMBRAER. 🙁
Como empresa PRIVADA tem donos – seus acionistas. São eles que devem avaliar se vender sua parte na companhia é “palhaçada” ou não.
Sim, haverá muito choro e ranger de dentes pelos neodesenvolvimentistas que infectam o zeitgeist desta nação. É o que lhes resta. Se se concretizada esta operação que eles pelo menos aprendam de uma vez o engodo que é a tal ToT.
http://www.infomoney.com.br/embraer/noticia/7153753/embraer-dispara-apos-rumores-que-boeing-pode-comprar-empresa
Jr 21 de dezembro de 2017 at 14:54
[… ]mas parece que alguém brecou essa ideia, seria o pessoal da FAB?
________________________________________________________
Sim, forte pressão será exercida pelos fabianos. Se a venda for concretizada muito ex-brigadeiro e ex-oficial vai passar do caviar ao pão seco quiçá com manteiga. Mas talvez ainda lhe restem alguma coisa na AEL.
Sou totalmente contra. Uma empresa brasileira, orgulho nosso, que está crescendo, se tornando forte, de repente perdemos? Sei que o governo não é muito nacionalista. Mas espero que Vete. O pior é que pode haver retaliações. A bombardier se vendeu para não quebrar. Há muito tempo se a Boeing ou Airbus quisessem quebrar a bombardier e a Embraer poderiam ter feito. Sou contra. O pior é que é nessa virada do ano com o congresso fechado. Perderemos uma das poucas empresas que rende exportação de alta tecnologia. Tinha gente dizendo que a Embraer importa mais do que exporta… Como poderia… Read more »
Assunto discutido há seis meses atrás e que vazou para alguns. Era tão “surreal” que foi discutido em privado apenas…ao menos por mim.
A matéria original do NYT no link abaixo:
https://www.wsj.com/amp/articles/boeing-held-takeover-talks-with-brazilian-aircraft-maker-embraer-1513874742?__twitter_impression=true
Sds.
Seria péssimo para nós brasileiros.
Eles americanos vão transferir toda a produção para o Estados Unidos, e isso não demoraria muito tempo. Vejam o que já ocorreu com uma de nossas estrelas.
É evidente que KC-390 tem potencial, e eles americanos já perceberam isso.
É uma avião que terá muitos pedidos ao longo dos anos e fora os postos de trabalhos que não estarão nos Estados Unidos.
Péssima notícia para o Brasil.
Péssima notícia para FAB.
Péssima notícia para o estado de São Paulo.
Péssima notícia para todos nós.
A China leva estatais e empresas brasileiras todos os dias, desde 2007 é o país que mais compra empresas brasileiras, tanto estatais quanto privadas, compram ferrovias, portos, aeroportos, blocos enormes de terras, empresas de carne, processamento de carne, empresas de comunicação, transmissão de energia, hidrelétricas, empresas de telefonia, sem falar a enorme participação acionária de grupos chineses em empresas brasileiras através da BOVESPA….mas os americanos levam a Embraer (verdadeiros consumidos da empresa) e o Brasil acabou kkkkkk estão roubando o Brasil (como se eu fosse dono do Brasil e da Embraer). Há décadas a Embraer não é brasileira, graças a… Read more »
Quando os americanos começam a rondar demais, estão querendo algo. Começaram com os testes de armas guiadas da BOEING nas aeronaves Super Tucano visando o programa LAS, depois a parceria com a BOEING para a comercialização do KC-390 no exterior e agora a conversa está cada vez mais profunda……..visando a sua aquisição.
Meu caro Erico: quem disse que a Boeing precisa de tecnologia do Gripen?
Logo a Petrobrás será privatizada e engolida por alguma outra empresa tbm, é questão de tempo.
Mas o Estado Brasileiro não detêm 51% da Embraer?
Eles compram pra “matar” a empresa.
Aconteceu na argentina quando uma empresa americana assumiu o controle.
Vai acontecer o mesmo com a Bombardier.
Já aconteceu com nossa autonomia de fabricação de insulina quando uma empresa europeia assumiu.
Quem manda são os países centrais.
Até hoje não temos uma fabrica de automóveis brasileira.Então, esta de aviões já está durante muito.
Adeus super tucano ou já devo chama-lo de super toucan?
A Embraer vai soltar uma nota daqui a pouco, acho que não vai dar em nada, creio que o pessoal da FAB é contra e o governo não vai ter coragem de peitar, vide a desistência de eliminar as Golden shares, para mim isso foi discutido a um tempo atrás e o governo ficou de pensar, alguém da Boeing cansou de esperar e vazou isso para ver se o governo diz sim ou não
O pessoal no posto do KC 390, todo mundo batendo palma para a privatização da EMBRAER. A empresa é privada, bem vindo ao livre mercado pagou mais, levou. Lembrando também que essa compra não é tão simples quanto comprar balinha. Tem todo um processo de M&A, Due Dilegence, entre outros.
Posso estar falando besteiras, mas entendo que essa história de aquisição visa derrubar as ações da EMBRAER, principalmente no mercado norte-americano e elevar as ações da Boeing por lá, não porque a Boeing necessite mas para impedir um crescimento além do normal da empresa brasileira.
Não há motivos efetivamente fortes para que a EMBRAER seja adquirida pela Boeing ou qualquer outra. A não ser que seus acionistas estejam de saco cheio (e contas bancárias tambem) para abrir mão da empresa.
Se não me engano o Estado brasileiro ainda possui 10% da Embraer. Do jeito que o governo está desesperado por dinheiro ele pode muito bem vender as ações que ainda detém da Embraer e dar carta branca aos diretores da empresa. Espero que tal acordo não se concretize pois pode ocorrer com a Embraer o mesmo que ocorreu com a FAdeA após sua privatização.
Não acredito que aconteça. O governo brasileiro detêm as Golden share e podem vetar o negócio. Contudo, no futuro isso pode ser inevitável, principalmente se a Boeing ou outra grande fabricante ingressar agressivamente no mercado de aviões de passageiros de porte dos do portfólio da Embraer. De qualquer forma, é um grande risco de o Brasil perder a maior produtora de tecnologia aeronáutica do hemisfério sul… O tempo dirá.
Leia-se projetista, não produtora… Desculpe-me.
Olha, não sei se dou risada ou se choro.
O Brasil sangra
Claro Vitor Hugo, o pessoal da Boeing é fera entendo o que tu quis dizer.. o que eu quis colocar em discussão é como ficaria essa transferencia de tecnologia que acabamos comprando no pacote dos Gripen.. Isso vai de bandeja para os caras? se não me engano o Brasil teria o direito de fabricar esses caças aqui na Embraer inclusive podendo desenvolver outras variantes e agora com a Boeing assumindo como fica? O motor já era deles não custa lembrar..
Isto era esperado. É uma empresa considerada estratégica. E nossos dirigentes não tem a minima noção do que é estratégico ou não para o país. Vamos esperar para ver os termos desta negociação e ver se será boa para os interesses do Brasil. Ou seguiremos apenas como João Grandão bobão?
Do ponto de vistas dos produtos fabricados significaria uma ampliação do mercado e oportunidades. Do ponto de vista de Brasil, depende muito como a Embraer for absorvida/comprada. Os produtos de maior venda nos EUA são fabricados a tempo lá. Provavelmente com engenheiros da casa liderando alguns projetos e americanos outros. Se o mercado global for produzido aqui e para o mercado americano lá não.mudaria muita coisa. (A não ser o lucro que passaria a recair tb na Boeing). Porém, lá como aqui, existe as marolas da economia e qualquer empresa maior tende a cortar gordura e redundâncias em momentos de… Read more »
luiz antonio 21 de dezembro de 2017 at 15:20
Creio que o potencial é de ocorrer o contrário ou valorizar ambas.
Espero que este negócio não dê em nada, acredito que só temos a perder com a venda da Embraer para a Boeing.
A receita do sucesso: faça um produto bom, qualidade indiscutivel, duravel, com tecnologia de ponta e preco justo que os americanos irão comprar. Quando esse patamar atinge toda a compania, alem de comprar o produto irao comprar tambem a empresa! Visão sistemica.
Bom, caso seja fechado algum acordo, de certo haverá cláusulas onde fique acertadas diversas restrições, como manter a fabrica original aqui no Brasil, manter a linha de produção de diversos modelos aqui também, entre outras coisas, enfim, provavelmente a parte física ficará tudo como está (em maior parte) e o que mudará será a administração. Realmente fica complicada a questão da ToT da Saab, que sairia prejudicada nessa história, mas de certo o contrato da aquisição do Gripen já deve prever algo desse tipo. Quem sabe isso não abre as portas para um Hi-Lo na FAB, calma gente estou brincando… Read more »
Logo a Petrobrás será privatizada e engolida por alguma outra empresa tbm, é questão de tempo.
Tomara…Quero pagar na gasolina preço americano.
Tomara…Que produza gasolina com 50% do efetivo atual
Tomara…Que não seja usada pra esquemas e outras coisas mais
Tomara….Que eu não seja chamado a cobrir os rombos do fundo de pensão….
No site da Boeing ainda tem o SH como candidato ao fx2 brasileiro, eles não desistiram. Eu creio que veremos alguns F-18 na FAB.
Franceses compraram a Helibras, Árabes compraram a NOVAER e Americanos estão comprando a EMBRAER…. The end…….
O total de “ações” que compõem a golden share do Governo Brasileiro na EMB montam à 0,3% do total.
Os possiveis vetos segundo o próprio site da EMB :
http://ri.embraer.com.br/show.aspx?idCanal=UCZ2tsp0QeM07fvoT8OubA==
Sds.
Flávio Cardia 21 de dezembro de 2017 at 15:31
A Helibras nasceu de uma união do governo de Minas com a então Aerospatiale.
Nem que a Embraer desse prejuízo aos seus acionistas ela deveria ser vendida.
Trata-se de uma empresa estratégica, e como tal, deve ser preservada e protegida desses tipos de ataque a todo custo.
Perguntem aos governos dos países desenvolvidos se eles cogitam em pensar em vender suas empresas estratégicas ?
Srs. não é possível que se leve a cabo a venda da EMBRAER que acaba de ser anunciada em vários sites de jornais Brasileiros. Vale ressaltar que a EMBRAER é uma empresa estratégica e responsável pela fabricação de nossos aviões militares A29, KC390 e futuramente o Gripen NG, não acredito que os Srs. Comandantes que tem frustado o povo não fazendo nada contra este governo e o maluco do STF Gilmar, irão permitir algo deste tipo. http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,boeing-negocia-compra-da-embraer-diz-jornal,70002127972
Flávio Cardia a Novaer não foi vendida para os árabes, ela foi contratada pelos mesmo para tocar o projeto de um avião de ataque leve usando a sua expertise
Srs. não é possível que se leve a cabo a venda da EMBRAER que acaba de ser anunciada em vários sites de jornais Brasileiros. Vale ressaltar que a EMBRAER é uma empresa estratégica e responsável pela fabricação de nossos aviões militares A29, KC390 e futuramente o Gripen NG, não acredito que os Srs. Comandantes militares que tem frustado o povo não fazendo nada contra este governo e o maluco do STF Gilmar, irão permitir algo deste tipo. http://economia.estadao.com.br/noticias/negocios,boeing-negocia-compra-da-embraer-diz-jornal,70002127972
comercialmente faz todo sentido a aquisição.
em termos de defesa perderíamos parte do trunfo do Gripen que seria o TOT para embraer, até aqui no Brasil.
Politicamente seria complicado para o governo levar o carimbo na testa de ‘se vender aos americanos’ (não que esse governo se importe com a opinião de qualquer um).
Não necessariamente a produção passaria para os EUA. Aqui já tem toda uma planta industrial e matriz de fornecedores aqui e toda uma folha de pagamento mais em conta que lá.
André Bueno, isto é inaceitável. A EMBRAER é estratégica para o país. A Boeing tentaria mesmo se contrapor ao acordo Bombardier/Airbus. E o único movimento possível é a EMBRAER, mas o governo federal não pode permitir isto.
A Celma aqui em Petrópolis foi adquirida pela GE. Na época, houve um temor que a empresa fechasse e tal… Aconteceu o contrário! Ela dobrou sua produção! Lembrando também que a Embraer quando estatal estava falida. Foi salva pela privatização
Gerson Carvalho, tanto não deixaram, que a fazenda até desistiu de acabar com as Golden shares na Embraer. Tá na cara que essa ideia foi depois daquela visita do presidente da Boeing no meio do ano, provavelmente comunicando que tinha interesse de comprar a Embraer, depois o pessoal da fazenda veio com papo furado de acabar com as ações de ouros para atrair mais investimento