Forças Armadas da Rússia recebem o 100º caça Su-30SM
Conforme relatado pelo serviço de imprensa do Distrito Militar Ocidental (ZVO), o 100º caça Su-30SM construído na Fábrica de Aeronaves de Irkutsk para as Forças Armadas da Federação Russa completou a dotação do esquadrão do regimento aéreo do Distrito Ocidental de Rússia na região de Kursk.
Em 11 de dezembro de 2017, o avião de combate Su-30SM completou o deslocamento para o Regimento de Aviação do Distrito Militar Ocidental (ZVO) estacionado na Região de Kursk para completar o primeiro esquadrão aéreo de combate.
“Os caças pesados russos Su-30SM de geração 4++ foram transferidos com sucesso do aeródromo da fábrica de aeronaves Irkut. Eles voaram em condições meteorológicas difíceis com dois pousos em um trajeto de mais de 5 mil quilômetros de extensão. O novo esquadrão de combate recebeu o centésimo avião da fábrica adquirido para as forças aeroespaciais da Federação Russa”, disse o Coronel Roman Kosteniuk, comandante temporário da divisão aerotransportada do ZVO.
Em 2018, o fornecimento de novos tipos de aeronaves continuará. Outro esquadrão de caça será formado, equipado com aviões de combate super-manobráveis de nova geração.
No total, desde 2012, 116 aeronaves Su-30SM foram contratadas pelo Ministério da Defesa da Rússia, dos quais 88 destinam-se à Força Aérea Russa (VVS) e outros 28 para a Aviação da Marinha Russa. Até à data, a VVS sob os contratos assinados obteve assim 80 caças Su-30SM (12 deles em 2016 e 12 novos em Khalino em 2017) e a Aviação da Marinha – 20 (sete deles em 2016 e cinco novos Chernyakhovsk em 2017). Outros seis caças Su-30SM foram entregues no Cazaquistão em 2015-2016.
O Su-30SM como resultado tornou-se o segundo avião de combate entregue às Forças Armadas da Rússia no período pós-soviético na quantidade de 100 ou mais unidades, além do bombardeiro Su-34.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov
Bela aeronave.
Qual a lógica de adquirem HUD francês, se eles já fabricam HUD?
Marcos 15 de dezembro de 2017 at 14:22.
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Talvez porque a França queira parceria com a Rússia no âmbito militar, ja que o Império não compra nada francês
O HUD da Thales deve ser muito melhor e para exportação isso conta muito.
Enquanto o Su-57 começa a pré-produção, a Rússia continua fabricando Su-30 para suas Forças Armadas! Além da família Sukoi, a Rússia vai comprar MiG-35.
Se investissem em um único modelo de caça 4++, o Su-57 e outros projetos provavelmente estariam mto mais adiantados.
Na verdade galante, eles seriam trocados pelo HUD do SU-35S. Acho que até algumas unidades tiveram a troca de HUD, mas os HUDs da Thales voltaram umas duas entregas atrás.
Acho que meio difícil o HUD do SU-35S ser inferior os SU-30SM… creio, que pesou mais logística, já que a maioria estava de Thales e esse vem desde o MKM.
Apenas eu penso que na cabeça dos russos, caças furtivos no T.O não é assim tão importante quanto se prega o ocidente? Realmente acho que as táticas russas são quase que exclusivamente defensivas. Isto explicaria o motivo deles não se preocuparem com a furtividade ás 6hrs do SU-30, pois não precisaria se esconder após o ataque porque estaria em seu próprio território.
Apenas eu penso que na cabeça dos russos, caças furtivos no T.O não é assim tão importante quanto se prega o ocidente? Realmente acho que as táticas russas são quase que exclusivamente defensivas. Isto explicaria o motivo deles não se preocuparem com a furtividade ás 6hrs do SU-57, pois não precisaria se esconder após o ataque porque estaria em seu próprio território.
A Rússia também integra o pod Thales Damocles ao SU-30 a pedido do cliente, a Malásia optou, e está em adiantadas negociações para o produzir sob licença.
E eles possuem bons pods designadores, mas sempre é bom poder ofertar alternativas.
Esta foto é de um teste de integração em avião russo Su-27 para a integração posterior no Su-30MKM da Malásia.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQLL3mNzkyGSOAd95RFjDLlFAaZfe-kzs62i5NncwqufvsIV6XWH23Wsl8Q6A
Uma correção, acima é um Su-30 russo.
Walfrido Strobel 15 de dezembro de 2017 at 15:25
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– Malaysia already has Thales Damocles! – In the photo test Su-30mkm with this container
– Hindus have on their Su-30mki or Israeli production (Hud) and Israeli containers Rafael Litening
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– Malásia já tem Thales Damocles! – No teste fotográfico Su-30mkm com este recipiente
– Os hindus têm em sua produção Su-30mki ou israelense e relávios israelenses Rafael Litening
Muito bom o vídeo!
Agora, como tem pintura diferente dentro da aviação russa. Será que cada região militar adota um padrão de camuflagem próprio?
Esse video ficou bem legal.
Uma pergunta de leigo para os experts aqui do site;
Um caça super manobravel consegue escapar dos misseis modernos de hoje em dia ou ser super manobravel não adianta de nada contra os misseis?
Só a supermanobrabilidade não resolve sozinha. Depender só dela é fria.
E manobrabilidade sem sustentação ou aumento da energia cinética tb não resolve nada. Enfim, é muito linda para demonstrações mas é pouco usual em cenários reais.
Abraço!
Plinio 15 de dezembro de 2017 at 15:58
A meu ver (até para evitar acusações de que eu estaria emitindo “bulas papais”) até hoje a tal supermanobrabilidade não disse a que veio. E no caso dos mísseis atuais, que podem puxar 50-100g ela se mostra ainda mais irrelevante.
Por muito tempo se divulgou que era praticamente impossível conseguir integrar equipamentos ocidentais aos aviões russos, mas hoje a coisa mudou e cada vez mais veremos estas adaptações como os Su-30MKM da Malásia que usam as bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway americanas designadas pelo Thales Damocles.
. https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRzHAFdlz1drKuREC8F6CwwtWsgHeSdbu5MJCoRQfqdiDWi_6fL1UlSxr5XNw
Wagner 15 de dezembro de 2017 at 16:08
Mandou bem Wagner!
Antes da invasão da Criméia, os russos encomendaram dois mistrais, como a maioria aqui lembra, que foi desfeita após o embargo.
Ou seja, a Rússia estava começando a fazer algumas parcerias com o ocidente.
Isto sem falar nos motores russos utilizados nos foguetes espaciais americanos e na própria cooperação da estação espacial internacional.
Ao que tudo indica não vai ser descontinuado.
Incrível como cada torcida defende seu lado… Só creio e a história mostra, que nem o americanos são tão espertos quanto se faz pensar, nem o Russos são tão bobos e simplórios quanto se acredita. São filosofias diferentes, os americanos tem que defender territórios longe de suas fronteiras enquanto os r Russos basicamente defendem seu território. Outro ponto é a filosofia de emprego de armas, os Russos sempre optaram por sistemas simples, funcionais, efetivos e fáceis de produzir e manter, já os americanos gostam de sofisticação. Em caso de Guerra total com fábricas sendo destruídas e pessoal técnico morrendo em… Read more »
No caso específico acima, acredito que o uso do HUD Frances seja apenas um acordo industrial envolvendo outras coisas que nem imaginamos e se os Russos tem este material a disposição, se atende o envelope de necessidades do emprego do avião, porquê não usar? Talvez seja até mais em conta que o de fabricação Russa.
Sobre as táticas russas.
Entendo q são ofensivas.
Não conheço um país q tenha doutrina defensiva, pois esta não conduz a uma vitória definitiva.
Importante lembrar q, a maneira de lutar, não é a postura estratégica.
Uma vantagem russa é seu território. Eles podem ceder terreno, em uma postura defensiva, e depois atacam um inimigo desgastado.
A defensiva só potencializa a ofensiva.
No mais, aquela friaca toda deve desgastar bastante os meios.
Sds
Wagner 15 de dezembro de 2017 at 15:55
Muito bom o vídeo!
Agora, como tem pintura diferente dentro da aviação russa. Será que cada região militar adota um padrão de camuflagem próprio?
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O azul é o padrão da Força Aérea
Camuflagem escura e baixa é a Marinha
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Blue is the Air Force standard
Dark and low camouflage is the Navy
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Plinio 15 de dezembro de 2017 at 15:58
Esse video ficou bem legal.
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there are many factors, including this one – in Russia this is taught
Avião fantástico, assim como o Su-35.
Rustam, qual é o valor da hora de vôo (fly away)? Sem mentir….
Rustam qual a principal diferença dos dois SU 35 x SU 30 SM? Além dos canards?
Sds
Rinaldo Nery 15 de dezembro de 2017 at 19:27
Avião fantástico, assim como o Su-35.
Rustam, qual é o valor da hora de vôo (fly away)? Sem mentir….
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I do not understand the question a little? how much does an hour flight cost in dollars?
Galeão Cumbica 15 de dezembro de 2017 at 19:53
Rustam qual a principal diferença dos dois SU 35 x SU 30 SM? Além dos canards?
Sds
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Su-35s are read from us to gain superiority in the air! Su-30sm is multifunctional (2 pilots) but also great! if you look at the training fights SU-30MKI with Europeans and Americans – Su-30 № 1 I’m talking about 4-generation aircraft
Yes, Rustam, in dollars. An average. You understood.
Rinaldo Nery 15 de dezembro de 2017 at 20:00
Yes, Rustam, in dollars. An average. You understood.
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SU-27 / SU-30 reaches USD7.000, while for the Su-35S operating costs per hour could reach USD14.000
Thank you very much. Su-27/Su-30 costs seems very low, in comparison with other same class aircrafts, like F-18, F-15, Mirage 2000. Is this real? Could you check this information?
Rinaldo Nery 15 de dezembro de 2017 at 20:16
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-Un Malaysia, the flight hour of the Su-30MKM is 18 000 dollars – this is the statistics of the Ministry of Defense of Malaysia
The cost of one Su-30SM at the old prices for the Russian Air Force was 22 million 833 thousand dollars! Now the region is 35-37 million, depending on the exchange rate of the Russian ruble to the US dollar.
A Nikiti 15 de dezembro de 2017 at 15:15
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All 100 Su-30 SM aircraft are equipped with French HUD and LCD monitors, deliveries continue, the fleet has chosen it to replace its Su-27-Su-24
Su-30MKI, like the Su-30MKA for Algeria, has the Israeli Ils of Elbit compan
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Todas as aeronaves 100 Su-30 SM estão equipadas com monitores HUD ILS e LCD franceses, as entregas continuam, a frota a escolheu para substituir o Su-27-Su-24
Su-30MKI, como o Su-30MKA para a Argélia, tem a companhia Israeli Ils de Elbit
Alguem pode me explicar as difetenças entre todos esses Sukhoi: 35, 30SM, 30MKM e por ai a fora
TVM Rustam
Sds
GC
Fabio Jeffer 15 de dezembro de 2017 at 20:32 Alguem pode me explicar as difetenças entre todos esses Sukhoi: 35, 30SM, 30MKM e por ai a fora __________________ 1) in Russia there are 3 Sukhoi plants – Su-34 -Su-35s and SU-30M2 (MK2) -Su-30СМ (МКМ-МКИ-МКА) – SU-35C single-seat aircraft with the latest Russian systems, all systems are 100% manufactured in Russia, it has the latest aircraft defense system, superior even to the defense system of the Rafale-Spectra Aircraft for gaining dominance in the air, with a powerful radar range of 400 kilometers – Su-30 multifunctional aircraft (2 pilots) is also an… Read more »
Rustam, 20:18h.
Thank you again. USD 18,000 seems more realistic.
Rinaldo Nery 15 de dezembro de 2017 at 20:44
Rustam, 20:18h.
Thank you again. USD 18,000 seems more realistic.
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Eu também penso assim)))
ps – É uma pena que, em 2013, você tenha medo de levar 12 aeronaves Su-27sm para alugar …. para referência medo – Celso Amorin
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I think so too )))
ps – It is a pity that in 2013, you were afraid to take 12 Su-27sm aircraft for rent …. for reference
0-30 SM in Syria
https://www.youtube.com/watch?v=TFzk4BaJ6gQ
Video bem bacana. Apesar de ainda estarem há anos luz dos americanos no quesito autopropaganda, os russos estão começando a aprender a fazer bom material de divulgação internacional de suas coisas e seus produtos. O advento da Internet para as massas nos dá oportunidade de ver essas coisas, que dificilmente teríamos acesso em outras épocas, e eles estão aproveitando direitinho.
Aos que responderem minha pergunta
Obrigado.
O SU-35 tem dois padrões de camuflagem, um azul claro e outro cinza escuro, a marinha também usa ou são todos da VVS ? (imagino que a PVO não exista mais). Se a marinha não usa este caça então a explicação para as diferentes camuflagens é outra… alguém sabe ?
Muito obrigado a todos! Excelente o nível dos comentários!
Muito o bom o nível, sem ter a chatice de anti-inflamatório russo, ou anti-inflamatório americano.
São doutrinas diferentes, como já comentado no site…
Kkkk…
O corretor me sacaneou. Ė anti-americano e anti -russo.
Desculpas.
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Força_Aérea_da_Indonésia
Será que não é um pesadelo logístico, ter caças da Rússia e EUA, nunha Força aérea??
Space Jockey 15 de dezembro de 2017 at 22:13
O SU-35 tem dois padrões de camuflagem, um azul claro e outro cinza escuro, a marinha também usa ou são todos da VVS ? (imagino que a PVO não exista mais). Se a marinha não usa este caça então a explicação para as diferentes camuflagens é outra… alguém sabe ?
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No fleet does not use! a few years ago with another defense minister, the air force planes also painted in a dark color
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Como disse o Rustam, a alguns anos atrás, foi decidido padronizar as camuflagens na então VVS. Isso fazia parte de uma série de reformas pelas quais a força deveria passar e que incluía a mudança do sistema soviético de estrutura da força para um padrão mais moderno. Inclusive com o fechamento de bases e estruturas redundantes dentro da força e no caso de material, a possibilidade de se adquirir até mesmo fora da Rússia. Com a mudança de comando e o passar do tempo, algumas reformas foram repensadas e mesmo revertidas, entre elas o padrão de camuflagem para as aeronaves.… Read more »
Ypojucan 16 de dezembro de 2017 at 5:49
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Perfectly ! I am delighted with the knowledge and it makes me very happy! ))
Mig-29SMT in Kursk still work, but soon they will be transferred to another place …
Acho estranho o su-30 ate na versão SM ser classificado 4++ (o que seria o 4,5 ocidental) pelos russos, pensei que o su-35 fosse o d 4,5 g e o su-30sm um de 4 g turbinado mas sem ser 4,5g ou 4++, tanto que eu via na internet a classificação do su-30 como 4+ pelos russos e não 4++
Caro Rustam, primeiramente obrigado. Sabe para onde vão os Mig’s ex-Kursk? Poderiam ir para Belbek ?(já que no tempo do 204 TAB – Brigada de Aviação Tática da Ukrania – operavam com Mig’s 29). Ou vão substituir os Mig-29 no Regimento de Aviação Misto na 3624 Base Aérea de Erebuni na Armênia?