F-22 Raptor

F-22 Raptor

Um caça Lockheed Martin F-22 avariado, depois que um piloto em treinamento realizou uma aterrissagem sem trem de pouso em maio de 2012, pode estar pronto para retornar ao serviço em março próximo, após um trabalho de reparo de quase seis anos de duração, de acordo com um novo documento da Força Aérea dos EUA.

O processo para devolver a aeronave, numero de série 4037, à condição de serviço oferece um vislumbre do esforço que a USAF irá comprometer para manter o número limitado de F-22 voando ao invés de eliminá-los após extensos danos.

O esforço de retorno ao voo foi documentado em uma apresentação há duas semanas para a conferência do Programa de Integridade Estrutural de Aeronaves em Jacksonville, na Flórida, de Joseph Neslon, um civil da USAF trabalhando no Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea.

O esforço de reparo começou pouco depois de o acidente ter ocorrido em 31 de maio de 2012. Um piloto estagiário da Tyndall AFB, na Flórida, tentou um pouso de toque e arremetida, mas erroneamente recolheu o trem de pouso antes de avançar a manete para potência militar. Em vez de decolar, a aeronave tocou com sua barriga metálica e de fibra de carbono e deslizou em 853 metros (2.800 pés) da pista de decolagem até a parada. O piloto então saiu da aeronave sem ferimentos abrindo o canopy.

Uma equipe de especialistas em reparo estrutural da USAF, Lockheed e Boeing foi convocada para analisar danos avaliados em cerca de US$ 35 milhões, de acordo com a apresentação de Nelson.

Além de reparar arranhões nos revestimentos da asa e no estabilizador, a USAF também substituiu os revestimentos e as portas da fuselagem central e a traseira.

A análise também mostrou que dois componentes internos – uma antepara de fuselagem e uma seção de revestimento de asa – exigiram que a USAF instalasse remendos metálicos e de fibra de carbono, mostrou a apresentação de Nelson. Os reparos mais significativos foram feitos para a antepara conhecida como estação de voo 637, onde estruturas flexíveis precisavam ser substituídas por grandes remendos estruturais.

A USAF está finalizando os reparos para o FS 637 e os revestimentos de asa, acrescentou Nelson, mas a aeronave deve retornar ao serviço em março.

O número de série 4037 retornará ao mesmo tempo em que a USAF planeja reintroduzir outro F-22 para o status de voo. O número de série 4006, uma das aeronaves de teste originais, estava estacionado em armazenamento em condições de voo, mas está programado para retornar ao serviço em breve com o software Block 20.

A frota de F-22 é de 137 aeronaves com código de combate, 15 aeronaves de teste e 31 aeronaves de treinamento.

FONTE: FlightGlobal

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