Caça Sukhoi T-50 voa com novo motor
Foi realizado em 5 de dezembro de 2017 no aeródromo de Gromov o primeiro voo do mais novo caça russo da quinta geração T-50 (Su-57) com novo motor.
O voo foi realizado pelo herói da Federação Russa, o principal piloto da PJSC “Sukhoi Company” (como parte da UAC), Sergei Bogdan. A duração do voo foi de 17 minutos. O voo foi completado de acordo com o planejado.
O ministro da Indústria e Comércio da Rússia, Denis Manturov, disse: “Um voo bem-sucedido com um novo motor dá um impulso adicional ao programa de um caça de 5ª geração. Isso é prova do alto potencial da fabricação de aeronaves russas, capaz de criar sistemas avançados altamente inteligentes – um avião exclusivo, com eletrônica digital inovadora e os motores mais recentes”.
Pois é !!!
Olha o bicho papão aí!
É uma máquina! Superioridade aérea total, país sério é outro patamar.
Fazendo um adendo a matéria, o motor novo é o da esquerda, nos 30 segundos do vídeo da para ver claramente a diferença entre um e o outro, o motor da esquerda( novo) é bem menor que o da direita(antigo)
O que esse motor oferece de inovador?
Mais empuxo?
Tamanho menor?
Economia?
a capacidade técnica da russia é algo que impressiona, com muito menos dinheiro, e sem quase problema algum, construiram um avião melhor…
Pensem que a Russia tem um PIB similar ao Brasil Um.nivel socioeconomico mais alto. Um nivel educacional muito mais alto (maior até que os EUA atualmente ) ainda tem problemas de corrupção serio. E ainda tem tecnologia de ponta em muitas areas.
Comparar a Russia com os EUA é covardia pelo tamanho dos recursos mas por ter pouco e precisarem se defender constantemente (duas grandes invasoes por seculo nao é brincadeira) eles gastam muito bem.
Ps. Da para imaginar o tamanho do roubo que ocorre aqui!
Não comparo a tecnologia Russa com a Americana ,pois nos sabemos que os últimos são melhores (possivelmente pelo dinheiro e a quantidade de cientistas estrangeiros alocados neste pais ..) Mas e impressionante a garra que o proficionais Russos tem em criar inovar aperfeiçoar etc ..mesmo sem ter um Orçamento a altura para isso tudo…Por isso eu acredito que se o governo brasileiro quisesse e incentivasse a industria de defesa nacional ,nos também poderíamos criar nossos próprios aviões ,blindados ,Navios etc ..
Sem problemas e com muito mais transparência também, né Kfir?
Um motor novo e um velho!?
Parece menor, fica melhor acomodado, discreto e já se sabe que é mais potente. Conseguiram algo muito bom!
Na imagem do ventre fiquei com impressão que houve modificação da entrada de ar, em breve conheceremos o desenho definitivo do Su-57!
Colocar o protótipo de um motor em vôo é uma coisa, produzi-lo em série é outra! E não custa lembrar que a projeção mais otimista é que ele entre em produção apenas em 2022-2023….
Assim muita calma nessa horas meus caros filhotes desgarrados da “mãe Rússia”…?
Só por falar a verdade Cláudio??
Amigo HMS!
Uma correção (sem conflitar com seu raciocínio).
São dois motores “Izdelie 30” disponíveis : um – protótipo (fica no laboratório) , o outro – instalado no Su-57.
Um grande abraço!
Mikhail Bakunin
kkkk exatamente, até aquele caso do porteiro com a chefe da engenharia saiu no pravda kkk, quem deve estar feliz éa india que esta recebendo todos os planos conforme o contrato até do motor…
este avião deve estar todo bugado…
Devagar e com os pés no chão o programa do Su-57 vai progredindo. Enquanto isso outros…
.
Ao contrário do pregado pelas olavetes, a Rússia não está planejando dominar a galáxia em parceria com os chineses.
Realmente eles estão correndo atras do prejuízo, os EUA já possui em atividade o F22 e agora o F35 A,B e C, são 3 em 1, o urso fica muito quietinho isso sim. Quanto a China eles possuem quantidade mais não qualidade, graças a Deus.
A Rússia não está em guerra e não precisa ter pressa para produzir SU-57. A Rússia tantos caças modernos que pode dar conta em caso de guerra relâmpago.
A Rússia está produzindo um novo avião, como uma tecnologia totalmente nova. Novos aviões militares não ficam prontos em.menos de fez anos. Vide o F35, que dia sim, dia sim, apresenta um novo problema.
E não existe esse negócio de que os EUA são imbatíveis: saíram empatados na Coreia e perderam no Vietnã, para uma guerra que eram extremamente superiores, economicamente e militarmente.
Alex, sem dúvida!
Não sou fã, mas admiro a Rússia que faz mais com menos. Não vou dar nome aos bois, mas tinha forista falando que o motor enfrentava sérios problemas e que iria atrasar, pois bem, ao que me parece, o cronograma mais recente divulgado vem se cumprindo. Esse papo de torcida, seja A ou B beira a infantilidade.
ScudB, sua informação não conflita com a minha de forma alguma! Segundo um jornalista bem informado dos assuntos russos além do desafio natural de se fazer um motor compatível com os aparelhos de 5 geração ou seja, a combinar redução de RCS e emissões IR com maior potência, também o rompimento com a Ucrânia teve sua parcela de colaboração.
Johan, o cronograma está 2 anos atrasado
HMS, sim mas este atraso refere se ao cronograma mais antigo. Atrasos sempre tem em programas com tantas inovações. O Eurofighter é um exemplo de tanto atraso e problemas no desenvolvimento.
Quanto aos “comunistas caviar”, esses só com tratamento médico.
O rompimento com a Ucrânia em nada afetou o desenvolvimento do novo motor do Su-57 porque os ucranianos não tem expertise no desenvolvimento de motores de alta performance para caças que ficou toda com a Rússia após o fim da URSS. . Os russos nunca cogitaram deixar a Motor-Sich ou qualquer outra fabricante de motores da Ucrânia participarem do desenvolvimento do motor do Su-57. Elas não tinham nada a agregar ao projeto. Nem mesmo como caridade os russos deixariam isso acontecer. . Todo o restante é verdade. Além disso, o novo motor tem que ser capaz de fazer o Su-57… Read more »
Donitz, alguns componentes seriam sim comprados das indústrias ucranianas, e o rompimento terminou por obrigar os russos a produzir localmente os mesmos.
Rinaldo Nery 7 de dezembro de 2017 at 18:32 Quanto aos “comunistas caviar”, esses só com tratamento médico. Eu tenho muito medo de me tornar um “comunista caviar”. Como eu não sabia direito o que isso, pesquisei arduamente o que é ser “comunista” para evitar sê-lo. Por isso, elaborei uma lista, baseada nos comentários de proeminentes foristas aqui do PA, do que é exatamente ser “comunista”. 1- Se você falar mal da política externa norte-americana, ou de qualquer ato deles, você é um comunista; 2- Falou mal de qualquer coisa oriunda dos Estados Unidos? comunista; 3- Sua profissão é de… Read more »
Ser comunista é: 16 – Escrever textão. A gente tem se assemelhado na discussão ao tempo da guerra fria: Todo mundo achava que o urso era uma fera escondida num guarda roupas. Quando caiu a cortina, viu-se que cão que ladra não morde (tanto assim). Agora acontece a mesma coisa: O F22 voa faz tempo, faz barba cabelo e bigode. O F35 tem seus defeitos e ainda está aquém do que deveria ser, mas parido à força ou não, tá “voando”. O PAK trocou uma turbina, voôu 15min e a torcida já levantou pra avisar o mundo que a Russia… Read more »
Meu Pai, a matéria é sobre o novo motor do Su-57 e já tem gente perdida no mapa falando sobre comunismo e o escambau. Pra quem não sabe o cronograma segue à risca, e este protótipo com o novo motor já havia sifo avisado desde junho pelo MD russo. A questão é que agora começam os testes práticos do motor (os testes de bancada acabaram com aprovação) e isso ao longo de 2018, quando já as primeiras 12 unidades serão entregues. O próximo lote deve ser repassado no final de 2019 ou início de 2020, já com o novo motor,… Read more »
O f-35 (natimorto) que se cuide!Ou melhor o F-22 vai cuidar do natimorto escoltando-o! Pois o SU-57 está no ar!
17 minutos? Demorou mais tempo para fazer a checagem dos itens e para taxiar do que para voltar ao solo…
Não sei não, talvez algo tenha dado errado ou não se comportou como o esperado, pois 17 minutos é pouco tempo, não dá nem para gastar o combustível…kkkkk
Como é fácil enxergar o porquê de não termos tamanha capacidade industrial, educacional, …
O caça de quinta geração russo é como aquela historia do copo meio cheio ou meio vazio, depende da óptica do observador. Quem vê o copo meio cheio enxerga que a Rússia com uma economia de pais médio consegue produzir com razoável independência aviões de combate que hoje rivalizam e ao menos igualam qualquer aeronave produzida fora dos EUA. É sem duvida algo a ser entendido e elogiado. Quem enxerga o copo meio vazio vai ver o T-50 é um furtivo questionável. Ele carrega consigo uma série de legados da célula do Su-27. É o preço da economia. É mais… Read more »
Aqui tem duas fotos e algumas informações complementares sobre o motor
http://defence-blog.com/news/russia-revealed-new-engine-developed-to-power-fifth-generation-aircraft.html
07/12/17
https://www.youtube.com/watch?v=q-HV5zyxjpQ
Vamos fazer um comentário honesto e simples Inveja… É o que justifica tamanha agressão aos comentários de quem comenta algo a favor de qualquer equipamento militar Russo! A nossa falta de capacidade de produzir algo 100%nosso (militar é civil) sendo que a Embraer não é 100% nossa sistemas chaves, e até tucano vendido fora é americano (tá que pagam um preço qualquer pelo tucano, e pelos jatos produzidos lá) mais parem pra pensar eles os Russos tem um PIB quase igual ao nosso e conseguem ir ao espaço, produz, elicopteros, fragatas, submarino nuclear, mísseis naves espaciais, em fim se for… Read more »
Impressão minha ou ninguém notou que o bocal de saída do motor série 30 é serrilhado?
Pessoal, tomem jeito e voltem ao tópico da matéria ou os editores vão fechar o post pra comentários. O espaço não é pra essa disputa de propaganda ideológica de quinta categoria, ou de quem faz o comentário mais imbecil. Respeitem o site, o tempo e trabalho dos editores e os leitores. Aos interessados em discussões de melhor nível: ignorem as provocações infantis. Tem gente que comenta com o único objetivo de estragar o debate e estamos de olho. Tem gente a um passo de ter os comentários bloqueados e os editores já estão passando a borracha nos comentários fora de… Read more »