Airbus, Rolls-Royce e Siemens vão desenvolver demonstrador de voo híbrido-elétrico

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Concepção do E-Fan X

A Airbus, a Rolls-Royce e a Siemens estão colaborando no desenvolvimento de um demonstrador de voo de curto prazo, que descrevem como um passo importante na propulsão híbrida-elétrica para aeronaves comerciais. As três empresas fizeram o anúncio na Royal Aeronautical Society em Londres, Reino Unido.

O demonstrador de tecnologia híbrida-elétrica E-Fan X deverá voar em 2020, após uma campanha abrangente de testes terrestres, provisoriamente em um BAe 146 de testes, com um dos quatro motores de turbina a gás da aeronave substituído por um motor elétrico de 2MW. Serão feitas provisões para substituir uma segunda turbina a gás por um motor elétrico, uma vez que a maturidade do sistema tenha sido comprovada.

A Airbus será responsável pela integração geral, bem como pela arquitetura de controle do sistema de propulsão híbrido-elétrico e baterias, e sua integração com controles de vao. A Rolls-Royce será responsável pelo motor de turbo-eixo, gerador de 2MW e eletrônica de potência, enquanto também trabalha com a Airbus na adaptação do fan à nacele existente e ao motor elétrico da Siemens.

A Siemens entregará os motores elétricos 2MW e sua unidade de controle eletrônico de potência, bem como o inversor, conversor DC/DC e sistema de distribuição de energia. Isto segue a colaboração na E-Aircraft Systems House entre a Airbus e a Siemens, lançada em 2016, que visa o desenvolvimento e a maturação de vários componentes do sistema de propulsão elétrica e sua demonstração terrestre em várias classes de energia.

O demonstrador do E-Fan X irá explorar os desafios dos sistemas de propulsão de alta potência, como efeitos térmicos, gerenciamento de impulso elétrico, altitude e efeitos dinâmicos em sistemas elétricos e problemas de compatibilidade eletromagnética. O objetivo é avançar e amadurecer a tecnologia, o desempenho, a segurança e a confiabilidade, permitindo avanços rápidos na tecnologia híbrida-elétrica. O programa também visa estabelecer os requisitos para a futura certificação de aeronaves movidas eletricamente enquanto treinam uma nova geração de designers e engenheiros para trazer aviões comerciais híbridos-elétricos um passo mais perto da realidade.

“O E-Fan X é um passo importante no nosso objetivo de tornar o voo elétrico uma realidade no futuro previsível. As lições que aprendemos com uma longa história de demonstradores de voo elétrico, começando com o Cri-Cri, incluindo o e-Genius, E-Star, e culminando mais recentemente com o E-Fan 1.2, bem como os frutos da colaboração na E-Aircraft Systems House com a Siemens, abrirá caminho para um avião comercial de um único corredor híbrido que seja seguro, eficiente e econômico”, disse Paul Eremenko, diretor de tecnologia da Airbus. “Vemos a propulsão híbrida e elétrica como uma tecnologia atraente para o futuro da aviação”.

Paul Stein, Rolls-Royce, diretor de tecnologia, disse: “O E-Fan X nos permite construir nossa riqueza de expertise elétrica para revolucionar o voo e receber a terceira geração da aviação. Este é um momento emocionante para nós, pois esse avanço tecnológico resultará na Rolls-Royce criar o gerador de voo mais poderoso do mundo.

“A Siemens vem impulsionando a inovação em campos de tecnologia fundamental a toda velocidade”, disse Roland Busch, diretor de tecnologia da Siemens. “Em abril de 2016, abrimos um novo capítulo de mobilidade elétrica com a colaboração da Airbus. Construindo propulsão elétrica para aeronaves, estamos criando novas perspectivas para nossa empresa e também para nossos clientes e a sociedade. Com a parceria E-Fan X, agora damos o próximo passo para demonstrar a tecnologia no ar “.

FONTE: Aeropace Testing International

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