Primeiro voo do avião russo A-100 Premier de alerta aéreo antecipado
O primeiro voo do complexo de aviação multifuncional de vigilância e orientação de radar (AIK RLDN) A-100 foi realizado no sábado, informou o serviço de imprensa da Beriev/JSC Vega à Interfax.
“No sábado, ocorreu o primeiro voo do complexo de aviação multifuncional da vigilância e orientação de radar A-100”, disse a nota.
O A-100 foi criado com base no IL-76MD-90A, em que é instalada um radome com um sistema de antena único e agora com o novo Vega Premier Active Phased Array Radar.
O A-100 pode detectar e acompanhar alvos no ar, além de participar no controle de aeronaves de combate e ataque com orientação sobre alvos aéreos, terrestres e marítimos.
O trabalho de criação da aeronave A-100 está sendo realizado pela cooperação de empresas lideradas pela JSC Vega (incluída na holding da JSC Russian Electronics da Rostek State Corporation) e PJSC TANTK. G.M. O A-100 substituirá os aviões A-50 e A-50U.
Durante o primeiro voo, foram verificadas as características aerodinâmicas da aeronave, o desempenho da aviônica e parte do equipamento de radar AESA.
COLABOROU: Rustam Bogaudinov
Capacidade de detecção (perímetro aéreo e terra) ?
Parrudão, deve ser uma máquina muito boa e faz diferença com certeza.
Agora só falta alguém dizer que as RCs são enormes
Cravejado de muitas antenas hein….deve ter todo tipo de link, comunicações e ECM…etc e etc…
Um belo exemplar!!
Imagina isto guiando os caças sorrateiramente até o TO.
Qual será o alcance de detecção e controle?
O que seriam aquelas protuberâncias entre os trens de pouso principais?
Cara que monstro esse bicho.
Hammad,
O RCS é mesmo enorme. E mesmo que fosse stealth ele emite um tanto de energia eletromagnética que pode ser detectado lá de Marte. Mas como opera dentro do território amigo e é escoltado isso realmente não faz diferença.
Willhorv 20 de novembro de 2017 at 22:04
Também fiquei curioso a este respeito!
Devem ser casulos de “torpedos fotônicos” – hahahaha.
Saudações
No caso em que duas forças aéreas tenham aviões AWACS, o que irá decidir o combate??? Os satélites de comunicação militares??? Como pode ser feita para interferir nas transmissões de um AWACS???
Tiger,
Aviões de ataque eletrônico (como o EA-18G) podem interferir nesses AWACS. Os russos têm sistemas de interferência baseados no solo (Krasukha), capazes de interferir nos AWACS.
Eles também têm mísseis ar-ar de longo alcance (400 km – K100) que podem ser utilizados contra esses aviões.
Os americanos devem utilizar seus stealths para destruir os AWACS inimigos e os russos irão fazer o mesmo com o Su-57 combinado com mísseis R-37.
Os russos ainda têm mísseis sup-ar do sistemas S-300/400 com grande alcance e alta velocidade que podem ser utilizados contra os AWACS.
É mais ou menos isso que tem.
Amigos. Entre os trens não é nada mais nada menos que… o compartimento dos trens. Eles fecham para dentro, então aqueles compartimentos abrigam as rodas.
Grande Abraço
Bosco.
Estou com uma duvida.
Este radar em cima do avião. O mesmo terá eficiencia apenas para alvos acima dele correto?
Pois o avião deve fazer uma sombra monstruosa para detectar algo abaixo.
Estou correto?
A acho que a Russia nunca fez um avião tão feio como este.
Bom dia,
alguém sabe se as/os tripulantes desse tipo de aeronave necessitam de vestimenta que os proteja das emissões eletromagnéticas?
obrigado.
Parece uma nave klingon! Há tal corrida armamentista, quando irá acabar? Se bem que como um efeito colateral bom a raça humana está evoluindo tecnologicamente mais rápido. Chegará um dia em que a ficha irá cair para os paises mais poderosos e todos olharão para os céus e se perguntarão. Mas o que é que nós estamos fazendo? A verdadeira aventura está lá fora!!!!
Será a dobradinha russa junto ao su-57
Renan 21 de novembro de 2017 at 5:24
Errado, tal e qual todos os demais awacs. Ele pode detectar pelar laterais e nas distancias de deteccao deste monstro mesmk um aviao decolando a nível do mar estará posicionado imediatamente a frente da aeronave (a terra é redonda kkk)
Manock, não há necessidade de vestimentas especiais visto que o interior da aeronave é protegido contra eventuais radiações desse tipo. Aliás, dentro da aeronave as tripulações usam o macacão de võo padrão.
No texto diz que os A-100 substituirão os A-50 e A-50U a partir de 2020, porem o primeiro A-50U, a versão modernizada do A-50 foi entregue em 2012 e segue a modernização até hoje em paralelo ao desenvolvimento dos novos A-100, portanto ja li em outra publicação que os A-50U vão voar por um bom tempo com os novos A-100, a versão construida em cima do Il-476 que já com vem com novos motores PS-90 de fábrica. Vejam o interior dos A-50U que tem menos de 5 anos de modernizado e como ainda está em processo de modernização deve voar… Read more »
Não existe corrida armamentista. Existe a Rússia atualizando seu inventário com novos sistemas indo além das modernizações já conhecidas. Ao contrário do que diz AiatOlavo de Carvalho, os russos não planejam dominar a galáxia.
Obrigado, HMS TIRELESS.
Renan,
É como o Carcara disse. Apesar de haver uma sombra realmente de algumas dezenas de milhas com raio a partir do avião ele consegue detectar tudo ao seu redor em qualquer altitude (de 0 a 40 km) a partir dessa sombra, inclusive navios no mar ou mísseis sea-skimming.
Eu chuto que essa sombra para um avião a 10 km de altitude deva ser de uns 20 km. Ela não é só provocada pela estrutura do avião mas também pela ângulo de varredura da antena.
Esse bicho dá mais uma idéia de uso para o KC-390…
É bobagem usar a plataforma KC-390 com essa finalidade. O custo operacional é bem mais elevado que uma plataforma comercial. Não sei porque insistem nesse tema. Nesse e do LIFT. Nunca usei roupa especial pra voar no E-99. Não fiquei estéril nem impotente. Ainda! A sombra da asa e das estruturas existem pra QUALQUER AWACS. Gira em torno de 30NM em torno do avião. Não faz diferença nenhuma no emprego operacional. Os radares phased array são praticamente imunes à interferência eletrônica. Como são HAV, os AWACS sempre irão operar fora do alcance da caça inimiga e da AAAE inimiga. As… Read more »
Vamos espera para ver o que ele consegue fazer né?!?
Roberto F. Santana 21 de novembro de 2017 at 13:02
…..Interessante que a tubulação do reabastecimento aéreo fica para fora da fuselagem…..
Roberto Santana, no C-130K a tubulação toda, da sonda até entrar na asa corre por fora da fuselagem.
. https://encrypted-tbn2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcR1Dd9Cb1eqR-gjiI-6Lne5Lv0BtB1PUKhNAvOIctC0T1711alusVKpj0-k
Pergunta de leigo,
Colocar a antena em um avião comercial (que tem o custo de operação menor) não seria uma opção melhor? Temos que lembrar os nosso R99 que estão no 145 e os Awacs americanos/otan que tem como base o 707. E tem o caso do Awac japones tb.
Postei isso às 12:41h. E em inúmeras outras matérias. Mas a EMBRAER fica à reboque da FAB pra essas decisões óbvias.
Grato Bosco, pelas explicações.
Roberto Santana, a questão é que o C-130 não foi projetado para ter sonda REVO, então ao receber a solicitação do cliente optaram por colocar por fora da aeronave no C-130K e funciona bem por muitos anos.
A antena do tipo da SAAB Erieye ou do tipo circular dos AWACS podem ser colocadas nos dois tipos de avião, cargueiro como já usados no Il-76, C-130 ou Y-8 ou comercial como no ERJ-145, B707 ou B767(Japão). Cada país escolhe a plataforma melhor e disponível para seu uso, uma aeronave comercial tem custos baixos e um grande número de aeronaves produzidas o que facilita a manutenção e deve ser a melhor opção para quem pode escolher. A China começou a equipar velhos B737-300/400 para uso militar e foi advertida pela Boeing que o contrato de venda proibia uso militar… Read more »
Valeu Rinaldo!
Vejam que exagerado o tamanho de um E-4B NAOC, um Boeing 747-200B modificado para Advanced Airborne Command Post.
Neste vídeo mostram todo o seu interior.
. https://m.youtube.com/watch?v=maZdUtB0ojs
Coronel Nery.
Se um cargueiro como o IL-76 pode ser AWACS, só intui que o KC-390 também o possa.
E o EMB-145 aparenta ser uma plataforma limite para ser AWACS. Há fotos mostrando o E-99 voando nivelado como se estivesse ascendendo, meio torto. A Embraer teve de fazer muitas adaptações no EMB-145 como deve saber.
Há projetos de se aproveitar a plataforma 190 para AWACS ?
Não demora muito e aparece um grande avião chines ching ling com uma antena dessas em cima tal qual esse avião russo e seu equivalente dos EUA/OTAN. O chinesinho quer mostrar que tbm tem igual.
Fabio Jeffer, a China ja fabricou todos estes AEW&C abaixo na foto:
1-Tupolev Tu-4(B-29 de engenharia reversa) com motores turbohélices e radome.
2- Y-8 com radome giratório
3- Y-8 com radar inglês no nariz
4- KJ-200 que é um Y-8 com radar tipo Erieye
5- KJ-2000 que é um Il-76 com radar AESA inspirdo no rad)ar dos navios chineses.
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Agora ja anunciou que construirá o Y-20 AEW&C, o que é natural, pois o KJ-2000 usa base importada russa Il-76.
Os A50 originais foram construídos em Tashkent (hoje no Uzbekistan) entre 1985 e 1993 num total de 3 protótipos (números 10,15 e 20) e 24 aeronaves de série. A primeira unidade operacional foi o 67 Esquadrão de aviação independente baseado em Siauliai (hoje na Lituânia e importante base da OTAN). Depois do fim da CCCP, foram movidos para a base de Ivanovo (250km de Moscou) onde operam até hoje. Em 2015, ainda constavam no inventário da VKS, 17 aeronaves, mas nem todas eram operacionais, sendo 3 modernizadas para o padrão A50U (números 47, 33 e 37). Os originais podiam rastrear… Read more »
Outras aeronaves dessa categoria aparecerão em serviço na Rússia na forma dos Kamov K31R dos quais a VMF espera operar 12 a partir de 2020 nas bases aeronavais de Severomorsk-1 e Nikolayevka. E dizem que voltou-se a desenvolver o programa do Yakovlev Yak-144 e seu concorrente Beriev A-110, ambos visando um AWACS do porte do E-2 Hawkeye americano, ambos turbopropulsados (sendo o Beriev quadrimotor) na faixa dos 28.000kg de peso máximo, já que a aeronave deve ser capaz de decolar de “Ski jump”, visando operação naval a partir de porta-aviões equipados com esse sistema. Em 2010 ambos design chegaram ao… Read more »
Delfim, a aeronave está cabrada em 6°, na condição on station, para que a antena do PS-890 fique paralela ao solo. E, dessa forma, a aeronave voa com uma velocidade reduzida, economizando combustível. A subida para o nível de cruzeiro, empregando o modo flight level change, também é realizada com 6° de pitch, permitindo o uso do radar na subida. O ângulo é estabelecido observando-se uma das páginas do FMS, visto que o inercial fornece esses parâmetros. Sim, já apresentei essa idéia à Terceira Subchefia do EMAER, em 2009. A EMBRAER já confeccionou uma arte do E190 AWACS. Já conversamos… Read more »
Mandou bem Ypojucan. Bom saber!
Sim, eu conheço “um pouco” as adaptações que a EMBRAER fez no E145. Pior se fosse o E120. E fará, também, no E190, caso seja a plataforma adotada.
Rinaldo Nery 21 de novembro de 2017 at 13:38
Postei isso às 12:41h.
Desculpa Rinaldo, acabei não lendo o seu texto, são vários textos e acabou passando batido.
Um grande abraço
Walfrido Strobel
Interessante essa miscelânia chinesa, eu não sabia. Valeu pela informação, sempre bom saber.
Bosco estou zuando, só isso, cartesiano de mais da úlcera
“O RCS é mesmo enorme. E mesmo que fosse stealth ele emite um tanto de energia eletromagnética que pode ser detectado lá de Marte. Mas como opera dentro do território amigo e é escoltado isso realmente não faz diferença.”
Pois é… eu ja estava me questionando aqui qual seria a necessidade de um AWAC ser furtivo…
rs rs
Fabio Jeffer, o interessante é que a China ja tinha fechado com os israelenses uma versão AWACS com o Il-76 e radar ELTA EL/W-2090 semelhante ao Beriev A-50E/I usado pela Índia , mas os EUA vetaram e eles tiveram que adaptar um radar AESA naval chinês dentro do radome que funcionou, tem 5 KJ-2000 em uso.
Israel teve que pagar uma indenização de 350 milhões de dólares aos chineses que ja tinham pago 160 milhões a ELTA.
. https://en.m.wikipedia.org/wiki/EL/W-2090
Rafa_positron 22 de novembro de 2017 at 9:55
Qualquer aparelho AWACS ( E-3, R-99A, IAI Eitam, E-2 Hawkeye) tem esse inconveniente.
Fabio Jeffer, no fim das contas foi bom para a China não ter usado o radar israelense ELTA EL/W-2090 do A-50E/I da India e C-295 AEW&C que está a venda , pois conseguiram fabricar o seu AESA que já foi exportado para o Paquistão no Shaanxi ZDK-03. “ZDK-03: A variant designed specifically for export to the Pakistan Air Force. Consists of a Chinese AESA radar mounted on the Y-8F-400 platform. The radar is reported to have a greater range than that of the PAF’s Saab 2000 Erieye AEW&C radar and the aircraft incorporates open architecture electronics to make future upgrades… Read more »
Coronel Rinaldo Nery, gostaria de saber se esses radares das aeronaves AWACS (sobretudo os circulares) criam muitas dificuldades aerodinâmicas, sobretudo com ventos laterais em manobras de pouso ou decolagem.
Eu, absolutamente leigo, imagino que seja um desafio enorme para os projetistas e pilotos, sobretudo no caso do E-2, de menor porte e potência, operando embarcado em condições meteorológicas adversas.
Sempre causam transtornos aerodinâmicos, que restringem alguns limitantes, tais como vento de través, carga G, velocidade máxima etc. O E-99 não tem problemas com vento de través. O E-3 remotorizado é limitado a 12 kt de través por conta da carenagem de motor muito próxima do solo. Se o avião inclinar além de determinado angulo a carenagem toca o solo. O E-2 tem menos problemas, e é bem motorizado para o tamanho. E, inclusive, voam muito em formação. Tive a oportunidade de ver dois, na McConnel AFB, em Wichita, executando tráfego de pilofe. Parecem ser bem manobráveis. O E-99 tem… Read more »
Pangloss, para evitar estes problemas a IAI colocou cada metade do radar IAI EL/W-2085 nas laterais do Gulfstream G550 CAEW em uma solução com pouco comprometimento aerodinâmico.
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Rinaldo Nery 22 de novembro de 2017 at 11:55
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Walfrido Strobel 22 de novembro de 2017 at 12:11
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Obrigado pelas respostas!