Ministério da Defesa da Argentina: ‘não haverá espaço para duas forças aéreas’

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Super Étendard da Aviacion Naval argentina

Super Étendard da Aviación Naval argentina

Ministro Aguad avança em uma reestruturação militar para ‘unificar recursos’

Por Mariano De Vedia

Sem tomar partido diretamente com a Marinha ou a Força Aérea, na disputa sobre os cinco aviões modernizados Super Étendard recentemente adquiridos na França, fontes militares deixaram saber que no plano de reestruturação militar em que o ministro da Defesa Oscar Aguad estava trabalhando, “não haverá espaço para duas Forças Aéreas”. Isso implica, como soube o La Nacion, que, de fato, todas as unidades aéreas que hoje pertencem ao Exército e à Marinha atuariam sob a supervisão das autoridades aeronáuticas.

A controvérsia surgiu como resultado de conhecer a disputa incomum que foi desencadeada entre a Marinha e a Força Aérea sobre a compra dos cinco caça-bombardeiros franceses, por 12,5 milhões de euros (mais US$ 2 milhões pelo transporte das aeronaves) com o objetivo de fortalecer as condições de segurança do espaço aéreo durante a cúpula do G-20, prevista para o final do próximo ano na Argentina.

“O objetivo será a unificação dos recursos”, foi ouvido do ministro Aguad, que analisou com seus colaboradores a situação levantada como resultado da incorporação de aeronaves francesas, disseram fontes militares a esse jornal. Enquanto o chefe da Força Aérea, brigadeiro-geral Enrique Víctor Amrein, disse que os aviões correspondem à sua força por “razões lógicas e estratégicas”, o chefe da Marinha considera que as novas adições devem ser adicionadas à aviação naval , dado que a força já tem mais nove Super Étendard, hoje desativados e fora de circulação, mas submetidos a processos de modernização. Ao contrário do que aconteceu durante a Guerra das Malvinas, quando essas aeronaves foram usadas, hoje a Marinha não tem um porta-aviões.

A intenção de Aguad é aproveitar o plano de reestruturação, que poderia estar pronto antes do final do ano, para unificar recursos e evitar sobreposições de gastos e estruturas militares.

“Não faz sentido que existam mais de uma Força Aérea ou mais de uma Marinha, embora isso não implique que uma certa força gere tudo”, disse uma fonte militar. Nesse sentido, o plano de Aguad, cujas diretrizes gerais ainda permanecem em reserva, é fortalecer as funções do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, que é chamado a coordenar as ações operacionais das diferentes forças e que, nos últimos anos, perdeu a proeminência, à custa dos cabeças de cada arma.

“A disputa não faz sentido, todos devem trabalhar de forma coordenada, sem se sentir deslocados”, afirmou uma fonte militar com acesso ao Ministro Aguad.

Estritamente falando, a possibilidade de os aviões franceses serem finalmente destinados à Força Aérea é reforçada pelo fato de que, operacionalmente, com vista ao encontro do G-20, seria mais apropriado que eles estejam disponíveis em uma base aérea como a El Palomar, do que uma mais distante como a de Puerto Belgrano.

A disputa entre a Marinha e a Força Aérea ocorre, particularmente em um contexto em que ambas as forças, como o Exército, enfrentam uma crise em seus equipamentos militares.

O que não foi explicado pelos militares consultados por La Nacion é se a política de reestruturação e otimização de recursos se estenderá à relação entre as Forças Armadas e as forças de segurança, como a Gendarmerie e Prefectura, que também possuem unidades aéreas e vasos, que em certo sentido poderiam se sobrepor às ações operacionais da Força Aérea, do Exército e da Marinha.

FONTE: La Nacion

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