WAD no cockpit do Gripen - AEL Sistemas - Foto: Gilmar Gomes

WAD no cockpit de um mockup do Gripen - AEL Sistemas - Foto: Gilmar Gomes

Wide Area Display – WAD Modelo B do Gripen, AEL Sistemas – Foto: Gilmar Gomes

Patrocinadora do evento, a empresa apresentará sistemas avançados que estão sendo produzidos para o Gripen brasileiro, além de outras tecnologias de defesa

A AEL Sistemas patrocinará o III Seminário Internacional de Defesa (SEMINDE), realizado entre os dias 8 e 10 de novembro, em Santa Maria, RS, além de expor na mostra tecnológica e também participar de painéis.

A região central do Rio Grande do Sul tem se destacado na área e, por isso, se tornou um Polo de Defesa em desenvolvimento de acordo com as necessidades de fornecimento e demandas de mercados civis e militares. Para Sergio Horta, presidente da AEL Sistemas, o evento tem como objetivo reforçar para militares, poder público e academia as tecnologias da área. “Participarmos do SEMINDE é uma oportunidade de demonstrar as capacidades tecnológicas desenvolvidas no polo de defesa e tecnologia do Sul do país”, afirma Horta.

Dentre os produtos da AEL estarão expostos o mockup do WAD (Wide Area Display), que compõe o cockpit de última geração do Gripen brasileiro, novo caça da Força Aérea Brasileira. Este display panorâmico inteligente é a principal fonte visual para interação com o ambiente operacional e tático (informações de voo e missão, simbologias e imagens) na cabine de piloto. Outro sistema para o Gripen a ser exibido pela AEL na SEMINDE é o Targo™, um avançado e operacional sistema de visor montado sobre capacete (HMD – Helmet Mounted Display) que provê informações de voo e missão.

Os participantes do Seminário ainda poderão conferir de perto o Skylark I-LEX, um sistema aéreo remotamente pilotado, totalmente autônomo e portátil, utilizado em uma ampla gama de aplicações – civis, militares e de segurança pública para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento; o MMMI, uma plataforma espacial de pequeno porte para aplicação em missões militares com resposta rápida e de baixo custo para demandas de defesa; e o X-86, módulo computador embarcado, padrão VPX, de alto desempenho para aplicações aeronáuticas e militares.

Além disso, a AEL Sistemas ainda participará de discussões no painel 4 – Cases da Base Industrial de Defesa – e em apresentações acadêmicas. A expectativa dos organizadores é que o evento reúna cerca de 300 participantes entre lideranças e autoridades ligadas ao setor de defesa e segurança.

Targo – sistema de visor montado sobre capacete

Serviço:
Data: 08 a 10 de novembro
Horário: programação completa disponível no site http://seminde.com/
Local: Hotel Business Beira Rio – Recanto Maestro
Estrada Recanto Maestro – Recanto Maestro, Restinga Seca – RS, 95010-001 – Região de Santa Maria.

Sobre a AEL Sistemas
A AEL Sistemas é uma empresa brasileira, situada em Porto Alegre, que há 35 anos dedica-se a projeto, desenvolvimento, fabricação, manutenção e suporte logístico de avançados sistemas eletrônicos, com foco nos mercados aeroespacial, de defesa e de segurança pública. Capacitada para o fornecimento, projeto e desenvolvimento de aviônicos, optrônicos, sistemas de comunicação, sistemas espaciais, ARP (Aeronaves Remotamente Pilotadas) e simuladores, a empresa participa de projetos estratégicos das Forças Armadas Brasileiras como Gripen, KC-390, Guarani e SISFRON – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. Através de tecnologias e conhecimentos avançados, infraestrutura moderna e treinamento sistemático, a AEL produz soluções de última geração, confiáveis e inovadoras, com a qualidade de seus produtos e serviços reconhecidos internacionalmente.

DIVULGAÇÃO: FSB Comunicação

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Sérgio Luis

Se ser pane nessa tela única durante o vôo tudo irá pro beleléu!
Se não me engano os Suecos não vão de tela única por desconfiança!

Jeff

Esse é o custo da inovação, nesse caso a FAB está “inovando” ao encomendar e adotar este sistema de tela única. Mas esse projeto de tela é cheio de redundâncias, já foi exaustivamente comentado aqui, não vai dar “pane” tão facilmente assim. Além disso, também ocupa menos espaço que telas distintas.

Bardini

A versão “Advanced Super Hornet” e o “Silent Eagle” também trazem uma unica tela.
.
Su-35 e Su-50 usam duas telonas…
.
O J-20 chinês parece que vai usar uma telona…
.
Até no “Advanced Hawk” colocaram uma telona.
.
É o futuro.

Beto Santos

Eu adoro o povo brasileiro pois o melhor lugar do mundo é os EUA o Brasil não presta, o povo mais educado do mundo é os EUA o Brasil é um bando de mal educado, o melhor caça do mundo é dos EUA e o seu monitor de tela grande que dá pra conversar até com os ET’s já aquele painel de tela única do caça brasileiro é uma fria pois se der problema apaga tudo o o piloto ta morto. Quando será que vamos parar de dizer que bom é a China, os EUA, a Rússia, a França e… Read more »

Rinaldo Nery

Tem uns comentários aqui que são recorrentes. Dentre eles que ¨o WAD não presta e vai dar pane¨. Alguém vai postar isso de novo. Ahh, e ¨que vai custar 1 bilhão¨.

Carlos Eduardo

E não esqueçam o cronograma ???

camargoer

Olá Cel.Nery. Ainda tem a aposentadoria integral dos funcionários públicos… tem o 747 de graça oferecido pela Boeing caso escolhessem o F18… tem o F20 oferecido de graça para ser fabricado pela Embraer… vixi, a lista é longa.

rl

Por caso esta frase lhes faz lembrar de algo?

“Vai ter tela sim. E se ficarem reclamando, vai ter Tela duas vezes. E se insistirem com esse assunto, vai ter mais tela e sera em 4 K sem pixels brancos pra dar melhor qualidade.”

Se este comentario nao for mordido pelo DOG.

Mas falando serio. Que venha a Tela pois como disse o Galante, sera para melhor e eu concordo com isso.

Bueno

esta primeira foto é de um simulador com o modelo B ou so uma Maquete?
A FAB sabe que escolheu o melhor para seus pilotos

BILL27

Se o caça vai ser equipado com WAD e HMD ,para que vão manter o HUD ?
Tem alguma justificativa ? O F-35 dispensou o HUD justamente por ter todas as infos na tela e no WAd não ?

camargoer

Olá Bill. Excelente pergunta. Agora eu também fiquei curiosos sobre isso.

Nunão

WAD é principalmente para gerenciar o cenário tático a maior distância do alvo antes e depois do engajamento a menor distância. Já quando em combate, principalmente o aproximado, a maior parte das informações básicas relevantes (para não poluir o campo visual) se dividem entre o HUD e o HMD, sendo o HUD também mais um backup para qualquer (ainda que improvável) falha ou dano no HMD ou WAD. E por isso mesmo o HUD escolhido é convencional, de menor tamanho, e não de grande ângulo. Trata-se de uma abordagem um pouco mais “conservadora” (e semelhante à do Advanced Hornet) que… Read more »

Sérgio Luis

Então tá!
Vamos de tela única!

Sérgio Luis

Galante,
” Foi relatado pela” Flygvapnet ” uma série de eventos envolvendo o desligamento, as vezes simultâneo das duas telas LCD display s empregadas na navegação e informações de radar da aeronave. Por conta destes problemas a flygvapnet criou um plano definido restrições relativas ao teto de serviço da aeronave e ao tipo de manobras que podem ser realizadas com segurança.”
Os Suecos também estão desconfiados!
Outra coisa essa tela vai ser feita aqui no Brasil?

Manuel Flávio

Aonde vc viu isso, Sérgio?

Sérgio Luis

22 de abr de 2015 · O Parlamento sueco demanda explicações. … A Saab, fabricante do Gripen, através de seu Diretor de … o porquê da resistência dos pilotos suecos à tela única.

Sérgio Luis

O ideal seria que os pilotos suecos explicassem o por quê da resistência!

camargoer

Caro Sergio… se um WIndows dá problemas, uma dois.. riso. Para funcionar direito, tem que desligar e ligar de novo. Ou vai ver, eles estavam atualizando., riso. Na verdade, é normal que os pilotos apresentem alguma resistência à modificações de procedimentos consolidados, até porque considerando a missão militar, o sentimento é de ficar com o garantido. Maquiavel identificou essa resistência á mudanças em “O príncipe”.

camargoer

Digo.. se um windows dá problema, imagina dois… riso.. O windows deu problema e apagou parte da mensagem.

Sérgio Luis

Caro camargoer… Vamos conjecturar agora!
Imagine voce no cockpit do gripen com sua tela “unica e resplandecente” a mach 2.2 indo interceptar um Su30 venezuelano voando impunemente sobre Manaus!
E chegando ao ponto de engajamento do seu “Meteor” e sua tela “unica e resplandecente” resolve ficar totalmente cinza escura!! Muito bem ai fica a pergunta!!!
Daria uns tapinhas na tela?
Desconectaria da tomada e re iniciaria?
Ou oraria aos Deuses Vikins?
Mas logico é só uma conjectura!!!

Manuel Flávio

Sérgio Luis 8 de novembro de 2017 at 6:57

Esse problema com a tela não é da WAD, mas sim da Rockwell Collins. Essa notícia a que vc faz referência é de 1 ano antes de sequer estar pronto o 1º protótipo do WAD.

Sérgio Luis

Tomara!

camargoer

Olá Sergio.. conjecturando.. eu diria “deveria ter instalado unix”. Riso. Agora falando sério, existe uma diferença entre um equipamento em desenvolvimento e um que esteja consolidado. A etapa de desenvolvimento é para encontrar problemas e soluciona-los. Existem problemas de projeto de hardware, de fabricação de hardware e até de software.

EParro

Sérgio Luis 8 de novembro de 2017 at 10:33

Meu, participando, um pouquinho, desta sua conjectura; você notou na imagem que o Galante apresentou em: Alexandre Galante 6 de novembro de 2017 at 17:27?
Pois é a tal da “uadi”, ela aparenta ser única, mas são “duas telas” e com dois processadores independentes (aquelas “protuberâncias” atrás dos displays) e em modo redundante, conectados diretamente aos displays. Logo, a probabilidade de os dois terem pane ao mesmo tempo é bem menor do que se fosse um processador só!

Saudações