F-22 Raptor

A Força Aérea dos EUA estima que custará mais de US$ 1,7 bilhão em 11 anos para atualizar 34 caças Lockheed Martin F-22 de uma configuração de treinamento para um estado operacional totalmente modernizado, de acordo com um relatório da USAF enviado ao Congresso.

O relatório de agosto, obtido recentemente pelo FlightGlobal, descreve o custo e o cronograma estimados para levar 31 Raptors Block 20 de treinamento de pilotos e outras três aeronaves Block 20 que apoiam o teste de voo para a configuração Block 30/35 codificada para combate.

Os aviões Block 20 precisariam de pelo menos quatro gerações de atualizações – e talvez mais – para acompanhar a frota codificada de combate, se os kits de instalação forem financiados após 2025.

Desde que a frota de F-22 Block 30/35 entrou em serviço em 2005, a USAF introduziu uma quarta geração do radar Northrop Grumman APG-77 no programa Common Configuration, novas armas aéreas e terrestres e modos de radar sob o Increment 3.1, novas armas ar-ar no Increment 3.2 em andamento e as atualizações de comunicações planejadas chamadas TacLink 16 e Tactical Mandates.

A USAF também planeja introduzir um sistema de designação de armas montado no capacete e uma atualização de sensores de “bilhões de dólares” para a frota Block 30/35, diz o relatório.

Embora ainda em desenvolvimento, o serviço planeja instalar o TACLink 16 e TACMAN nas aeronaves Block 30 e 35 no ano fiscal de 2021 e 2022, respectivamente. A USAF recomenda incluir o TACMAN e TACLink 16 na atualização para evitar a criação de uma configuração de frota dividida.

As atualizações táticas custarão quase US$ 8 milhões por aeronave, trazendo o preço por aeronave para US$ 50,5 milhões.

Algumas das estimativas de custo podem mudar porque a produção parou para muitos dos principais componentes, como o APG-77 de quarta geração que a USAF introduziu com a atualização Common Configuration.

Outra opção poderia instalar partes do radar APG-81 do Lockheed F-35, que também é fornecido pela Northrop, diz o relatório. Mas a análise da USAF não considerou a integração de componentes do radar do F-35.

“Isso exigirá análise adicional e é uma área que seria explorada mais adiante no início do programa de atualização”, afirma o relatório.

FONTE: FlightGlobal

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Augusto

106 milhões por ano! Um f-35 por ano ou 34 f-22 atualizados por 11 f-35

Gripen BR

Pegadinha do malandro da Lockheed Martin até no F-22. Ao menos 34 F-22 atualmente são configurados para treinamento (“34 caças Lockheed Martin F-22 de uma configuração de treinamento”).

Tallguiese

O YF-23 era muito mais futurista e mais bonito se fosse possível ressuscitar ele com avonica nova hein?

Tenente Murphy

Alguém pode me dizer porque depois de tantos anos ninguém chegou perto de algo parecido com esse avião? Falta de dinheiro ou realmente a tecnologia é tão avançada assim?

Alfredo Araujo

“Tenente Murphy 1 de novembro de 2017 at 21:57
Falta de dinheiro ou realmente a tecnologia é tão avançada assim?”
.
As duas coisas… rs

ederjoner

Tenente Murphy 1 de novembro de 2017 at 21:57: Sem duvida alguma, é falta de verba… A Rússia não é nada comparada a antiga URSS, inclusive a maior parte dos equipamentos operados pela Rússia foram herdados da URSS e isso suga um verba muito grande de seus cofres para mante-los em operação. Quando se tem dinheiro e vontade, não existe limite para a tecnologia, mesmo que se leve anos ou décadas, é possível fazer… Fique de olho na China, muitos falam que seus produtos são de baixa qualidade, mas quem fala isso esta acostumado a comprar produtos de pirataria, pois… Read more »

R.Bittencourt

Eles podem gastar, mesmo com contenção de verbas… Pra eles $1,5 bilhões é dinheiro de pinga !!!

Moisés

Tenente Murphy. Cara é como eu comentei outro dia com uns amigos meus, os EUA estudam, projetam e desenvolvem aviões furtivos desde a década de 1960. Por exemplo, o SR-71 Blackbird, embora não fosse stealth tinha muitas características que precederam essa tecnologia. Daí surgiram os bombeiros F-117 nighthalk e o B-2 Spirit que tiveram ambos mais de 20 anos de pesquisas e desenvolvimento. Só então com toda essa experiência adquirida foi que a EUA se dedicaram a desenvolver um stealth de superioridade aérea, é só em 2005 ele entra em serviço, portanto são quase 35-40 anos de muita pesquisa e… Read more »

Moisés

Tenente Murphy. Cara é como eu comentei outro dia com uns amigos meus, os EUA estudam, projetam e desenvolvem aviões furtivos desde a década de 1960. Por exemplo, o SR-71 Blackbird, embora não fosse stealth tinha muitas características que precederam essa tecnologia. Daí surgiram os bombeiros F-117 nighthalk e o B-2 Spirit que tiveram ambos mais de 20 anos de pesquisas e desenvolvimento. Só então com toda essa experiência adquirida foi que a EUA se dedicaram a desenvolver um stealth de superioridade aérea, e só em 2005 ele entra em serviço, portanto são quase 35-40 anos de muita pesquisa e… Read more »

Luiz Nóbrega

Ainda acho que o maior erro foi terem fechado a linha de produção deste caça, se não fosse isto com certeza ele seria muito mais capaz do que é atualmente, pois absorveria naturalmente as últimas tecnologias e atualizações, mesmos para os modelos de gerações anteriores, como acontece de forma geral, com o F-16 que, mesmo os mais antigos e atualizados são uma séria ( muito séria )ameaça aos caças de gerações posteriores, além de manterem o F-22 por um bom tempo, pelo menos uma década à frente de qualquer adversário em projeto atualmente.

Ronaldo de souza gonçalves

Está cada vez mais difícil acompanhar a tecnologia de caças ,o Brasil deveria está satisfeito que vai contar com um 4.5. mas para países do resto da américa vai se complicado,principalmente em relação a grana.pois dificilmente você comprará um f-22 f-35 de segunda mão.Resta apenas tem uma AA de ponta para fazer frente a essas ameaças mesmo assim tem que desenvolver radares que consiga enxergar tais vetores china parece-me que está neste caminho.A China deve ter feito as contas e acho que ela tem e terá os 5 geração mas não em qualidade requerida.E já estão em estudo o de… Read more »

Topol

Talvez agora incluam um sensor IRST pois fará falta ao Raptor… antes quando ele reinava sozinho como único stealth não fazia muita diferença , mas agora com mais “concorrência” na área este instrumento pode fazer uma baita diferença no campo de batalha entra stealths

Adriano R.A.

Sem dúvida vale a pena. Também concordo que o fechamento da linha prematuramente foi um enorme erro…
Não sairá barato manter os F-15 e F-16 legacy atualizados e capazes de poupar a pequena frota de F-22… além do fato de que a única coisa que não é uma incógnita no F-35 são seus custos absurdos.
Saudações.

Delfim Sobreira

Ederjoner.
.
Segundo li em uma edição da RFA, a China investe massivamente em tecnologia em nível comercial, para depois usar esta enorme base tecnológica para fins militares. Ao contrário dos EUA que investem em tecnologia bélica que depois é repassada ao mercado.
Daí que os EUA mantém uma dianteira tecnológica, mas os chineses tem menores gastos e podem investir mais em quantidade que em qualidade.

Fred
hammadjr

Bem se com o F-22 descontinuado o upgrade fica nesse valor então o F-35 deve ser o triplo.

Flanker

Fred 3 de novembro de 2017 at 8:11
Offtopic:
https://g1.globo.com/goias/noticia/explosivos-da-fab-caem-do-ceu-e-assustam-moradores-de-jaragua-em-goias.ghtml

Agora é a pecinha flare que está caindo dos forever 5. :/

Fred, flares são lançados em salvas, e algum, ou alguns, podem falhar na sua queima. E isso tem alguma coisa a ver com a aeronave? Acho que não. Tem sim, a ver com o flare em si.