Concepções do TRJ628 e TRJ328

Por Burak Ege Bekdil 

ANKARA, Turquia – A Turquia encerrou um programa de vários bilhões de dólares para a produção autóctone de um jato regional com duplo uso civil e militar.

Autoridades de compras confirmam que o programa foi abortado depois que uma série de análises provaram que perdeu sua “viabilidade econômica”.

“Os custos e as projeções de vendas não foram encorajadores”, disse um funcionário familiarizado com o programa.

Em 2015, o governo turco comprometeu-se a comprar 50 aeronaves TRJet que seriam  baseadas nas aeronaves Dornier 328 e 628.

O programa previa a eventual produção de quatro modelos da aeronave – um jato (TRJ328) e um turboélice (TR328) com 32 assentos e um jato (TRJ628) e um turboélice (TR628) com 60 a 70 assentos.

A Esen System Integration, a afiliada turca da Sierra Nevada Corporation, empresa que teria desenvolvido e construído o TRJet, visava vender apenas 500 a 1.000 aeronaves TRJ328. Números de vendas similares foram projetados para o TRJ628.

A Turquia adquiriu direitos de propriedade intelectual para o Dornier 328 e Dornier 628 da Sierra Nevada, que mais tarde assinou um memorando de entendimento com a STM, uma empresa de tecnologias de defesa controlada pelo estado, de Ankara, para o trabalho conjunto no programa de jatos regionais.

As fontes da indústria dizem que o término do programa TRJet é uma má notícia para a indústria local como um todo.

“O programa criaria negócios para centenas de empresas turcas de todos os tamanhos”, disse um executivo da empresa aeroespacial.

Em uma declaração de 30 de outubro, o empreendimento TRJet da Sierra Nevada disse: “Nós não fomos notificados oficialmente pelas autoridades [turcas] sobre qualquer cancelamento do programa”.

No início de 2016, funcionários do governo disseram que um contrato final seria assinado com a Sierra Nevada “este ano”. Desde então, eles permaneceram em silêncio sobre o assunto.

FONTE: Defense News

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