Caça Saab Gripen E em voo de testes

Caça Saab Gripen E quebrou a barreira do som pela primeira vez no dia 18 de outubro

A empresa de defesa e segurança Saab anunciou que o caça inteligente (Smart Fighter) Gripen E voou supersônico pela primeira vez. A aeronave quebrou a barreira de som sobre o Mar Báltico no dia 18 de outubro.

O caça inteligente Gripen E voou a velocidades superiores à velocidade do som, em mais de Mach 1, como parte do programa de testes em voo em curso. O objetivo foi coletar dados da aeronave à medida que alcançava e sustentava velocidade supersônica. O voo ocorreu no mar Báltico e a aeronave voou a uma velocidade supersônica durante vários minutos, enquanto realizava manobras, demonstrando a combinação bem-sucedida do design do caça e seu poderoso motor.

“Como pilotos do Gripen estamos acostumados a uma velocidade extrema, mas passar pela barreira do som pela primeira vez com a aeronave ainda é um momento para comemorar. É importante que a aeronave faça a transição suavemente através do que chamamos de zona transônica em torno da barreira do som e ela certamente o fez, foi muito suave”, disse Marcus Wandt, piloto de testes da Saab.

Congratulando-se com as notícias, Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe de área de negócios da Aeronáutica, disse: “marcos individuais, como esse voo supersônico, demonstram o rigor da nossa abordagem de engenharia e a validade da modelagem. É uma evidência adicional de que o programa de teste de voo do Gripen E está indo extremamente bem, enquanto o cronograma de entrega para nossos dois clientes continua sendo nosso foco principal”.

Este marco foi precedido por mais de 20 horas de voo desde o primeiro voo em 15 de junho de 2017.

FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

37 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Jad.Bal.Ja

Caça inteligente?

Fernando "Nunão" De Martini

Sim, é como o fabricante (o texto é baseado numa nots à imprensa) classifica o caça há uns dois anos (se não antes).

Carlos Conceição

maravilha

Gustavo

Boa! aos poucos vão chegando mais informações…

IvanStop

Show. Há vinte anos acompanho ( e tem gente que acompanha a muito mais) noticias do F-X ~ Caça Tampão ~ F-X 2 ~ Caça tampão do caça tampão e por fim a vitoria do Gripen. Vai ser muito bem vindo quando chegar.

André Bueno

Penso que o termo caça inteligente possa ser por conta da fusão de dados.

Sérgio Luis

Caça inteligente?!?!
E os outros 4,5 ++ não são??
A alma do negócio é a propaganda!!!
E isso a SAAB sabe fazer!
Espero que o caça também!!!

José Lemos filho

É porque o caça gripen tem cérebro ou neurônios artificiais.Porisso mesmo, que, ele é considerado inteligente. Respondir tudo?

Fernando "Nunão" De Martini

André Bueno, na verdade é uma coleção de atributos explorados pelo marketing e embalados com o rótulo de caça inteligente:
https://m.youtube.com/watch?v=C6duEaaICsI

Sérgio Luis

José
Se vc estiver certo tá bom demais esse Gripen uai!!!

Top Gun Sea

Como eles também sabem fazer marketing. As vinhetas e vídeos parecem a franquia dos fimes de Tom Cruise ” Missão Impossível 1,2,3,4…” E estamos nos acostumando a ver tudo isso. Temos que ver como será na prática.

JT8D

Acredito que “smart fighter” seja uma analogia com “smart phone”, pois a arquitetura do software do Gripen é inspirada nos aplicativos dos celulares

Caco

Que ótimo atingiu vel. supersônica mas…. com ou sem pós combustão?

JT8D

Esse doberman é complicado

Engenheiro Não Muito Gato

Uma grande oportunidade de ver os Gripen C de muito perto.
Incrível como eles viabilizam esses encontros, muita gente fotografando e acenando. Ninguém invade a pista, ninguém foi sugado no air intake e tampouco saiu quicando no jet blast. Ninguém faz lambança e todo mundo conseguiu fotografias fantásticas.
Gostaria muitíssimo de ter uma oportunidade como essa.
https://youtu.be/96mecUOXtq8

WAGNER

Propaganda é a alma do negócio.
Mas na real o Grippen E é bom mesmo. Ótima escolha da FAB!
Curioso, mas eu, como sou das antigas, sonhava na minha adolescência com uma frota de Saab Viggen aqui no BR e a agora teremos uma máquina muito superior! Que bom!

Delfim Sobreira

Em um voo supersônico de vários minutos o Viggen teria mamado o tanque.

HMS TIRELESS

Quem falar mal do Viggen vai ser ver comigo! Eu era daqueles que quando garoto tinha o pôster do Viggen, aquele da pintura quase Branca com os mísseis verdes.

EParro

Delfim Sobreira 28 de outubro de 2017 at 1:57

Bem lembrado Delfim, bem lembrado! “Pequenos” detalhes que fazem uma baita diferença.

Saudações

IvanStop

Se até a bateria moura é inteligente; Porque um caça não vai ser? kkkkkkkkkk

JT8D

Vamos ver se o doberman está de bom humor hoje.
“Smart Fighter” é uma analogia com “Smart Phone”, pela similaridade da arquitetura do software com a dos aplicativos para celulares

JT8D

Desisto, não vou postar mais nada. Fica tudo retido na tal da casinha do doberman. Tchau

Fernando "Nunão" De Martini

JT8D, seu comentário de ontem falando a mesma coisa já havia sido liberado mais cedo.

Ivanmc

HMS TIRELESS 28 de outubro de 2017 at 9:41
“Quem falar mal do Viggen vai ser ver comigo!”
.
Eu não vou falar mal do Viggen, mas eu queria ver você para trocar uma idea e eu aprender muitas coisas.

JT8D

Obrigado Nunão. Permita-me fazer uma crítica construtiva. Se eu não gostasse do blog, ao invés de fazer a crítica eu simplesmente deixaria de frequentá-lo. É o seguinte: quando se posta um comentário, é muitas vezes em resposta a algo que acabou de ser dito por outras pessoas, ou seja, é uma conversa, uma troca de ideias. Aí, por motivos impossíveis de se entender, o seu comentário fica retido por cinco horas, enquanto que os comentários das outras pessoas continuam fluindo. Quando seu comentário finalmente é liberado, já não será mais lido pelas pessoas às quais estava direcionado e a troca… Read more »

JT8D

Alexandre Galante 28 de outubro de 2017 at 14:04
Entendo perfeitamente, Galante. E agradeço por todo trabalho que vocês fazem para manter o ambiente do blog “respirável”

HMS TIRELESS

Ivanmc 28 de outubro de 2017 at 12:08

É mais fácil eu aprender alguma coisa com você amigo! No mais eu sempre fui MUITO fã do Viggen. Era o meu segundo caça de preferência ( O primeiro, ontem, hoje e sempre é o imortal, poderoso, imbatível e inalcançável F-15 Eagle).

angelo

Exemplo da inteligência o advance tatical link do gripen C ” não o E ” em combate lhe diz quem está melhor posicionado para disparar contra o inimigo você ou seu colega , lhe informa se seu colega já disparou um míssil contra aquele alvo para que você não disperdisse munição , datalink tem alcance de 500km teoricamente um gripen sobre São paulo poderia conversar com um sobre o Rio de Janeiro. Seria legal se ganhasse aquela função do rafale que o f16 adquiriu de quando o piloto desmaia a aeronave estabiliza sozinha para o piloto se recuperar .E acho… Read more »

angelo

Poxa se eu fosse presidente eu iria questionar se não dá para colocar um IRST na raiz da asa traseira do gripen assim quando disparasse um míssil contra o inimigo poderia se evadir , acompanhar e guiar o artefato com mais segurança . Seria um ” meio DAS do F35 “.
A idéia parece boa ou não com a palavra os colegas mais entendidos.

camargoer

Olá Angelo. Riso. Cuidado para não passar por cima do seu Comte da Aeronáutica. Ele pode ficar muito zangado com a sua intromissão. Aliás, ainda teria o seu Min.Defesa que é o superior imediato do Comte da Aeronáutica. Riso.

angelo

A gente que quer o melhor para o país as vezes se empolga “já sei alguns vão dizer que esse não é o melhor , isso não está em julgamento” , mas o sensor já está pronto só não sei se o calor da turbina atrapalharia a leitura.
Agora que aprendi a postar os editores estão arrancando os cabelos , mas calma minha férias estão acabando.

Manuel Flávio

A RFA que chegou às bancas traz uma entrevista com o Pres. da COPAC para falar sobre o projeto do GripenNG.

Eu tirei uma foto do trecho onde ele explica porquê o GripenNG terá um custo de manutenção menor que o C/D e o custo de ciclo de vida menor até que os caças atuais de alta performance da FAB:

comment image

Ronaldo de souza gonçalves

O grispen tudo indica somará muito na Fab.Veremos com os treinamento se teremos um caça super respeitado na américa latina.

Leonardo

Devemos entender ” CAÇA INTELIGENTE” como o todo que o projeto Gripe NG se propõe. Troca-se uma turbina de um F-53 no mesmo tempo que um Gripen? Ou de um SU-30/35?
Qual o custo de um Rafale, incluindo hora voo e manutenção, comparado ao Gripen?
Essa é a ideia da Saab por trás do termo Smart Fighter.
Não quero criticar ninguém aqui… Mas quem acompanha realmente o PA entende isso antes de mesmo de ler a matéria.

Rinaldo Nery

Grispen…Ai

Zorann

O titulo de ‘Caça Inteligente’ tem a ver com a arquitetura do projeto. Tem a ver com o fato de se fazer o mesmo que outros caças de mesma geração fazem com custo menor. Com soluções práticas que o tornam mais barato de voar, manter e fazer upgrades. Como o Leonardo explicou acima.