Os dois primeiros A-29 do Líbano na Base Aérea de Hamat

Os dois primeiros A-29 do Líbano na Base Aérea de Hamat

BEIRUTE — Os militares libaneses receberam as duas primeiras aeronaves de ataque A-29 Super Tucano na segunda-feira (9/10), depois que o pessoal da Força Aérea do Líbano passou vários meses em treinamento de voo dos EUA. “As adicionais que poderão aumentar nossas capacidades, especialmente na Força Aérea e na Marinha, são mais do que bem-vindas”, disse o ministro da Defesa, Yaacoub Sarraf, ao The Daily Star depois que as aeronaves chegaram à Base Aérea de Hamat, no norte do Líbano.

“Esperamos receber mais no futuro para ajudar nosso projeto de capacitação de cinco anos”.

O aprovisionamento do dia 9/10 foi a adição mais recente à pequena força aérea militar de aviões armados e de asa fixa. A chegada ocorre depois que os militares enviaram 12 pilotos e 20 técnicos de manutenção para a Base da Força Aérea Moody dos Estados Unidos, na Geórgia, em março passado, para serem submetidos a treinamento na operação da aeronave.

“Esses militares serão pilotos de combate totalmente treinados e operacionais na aeronave A-29”, disse um instrutor norte-americano, de acordo com um release militar americano divulgado na época. A entrega das aeronaves dependia de que as tripulações libanesas tivessem completado seu treinamento. A Base da Força Aérea Moody e a Embaixada dos EUA no Líbano estavam fechadas no dia da entrega, na observação de um feriado nacional e não puderam ser alcançadas para comentar.

Quatro A-29 Super Tucanos adicionais deverão chegar ao Líbano nos próximos 12 meses como parte de um pacote de ajuda americana. Todas as aeronaves estarão armadas com um par de metralhadoras calibre .50 e capacidade de disparar foguetes de 70 mm e um sistema “Advanced Precision Kill Weapon System”.

De acordo com Aram Nerguizian, associado sênior do “think tank” Arleigh A. Burke de Estratégia no Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, a aquisição da A-29 acontece anos depois de diálogo bilateral.

“Já em 2009, os  militares estavam considerando as soluções dos EUA para uma aeronave que poderia fazer ISR [inteligência, vigilância, reconhecimento] e CAS [apoio aéreo aproximado], em apoio às forças terrestres”, disse Nerguizian ao Daily Star por e-mail. “O Exército determinou que uma aeronave como o A-29 Super Tucano seria ideal se devidamente equipada. No entanto, nenhuma dessas aeronaves estava em serviço ou em produção nos EUA naquele momento”.

As necessidades militares libanesas em 2009 refletiram atentamente os interesses dos americanos na construção de suas próprias operações da CAS, disse Nerguizian. Essa demanda levou a uma concorrência de projeto, do qual a A-29 eventualmente surgiu como um dos vencedores.

Enquanto o A-29 foi classificado como um avião “dentro do orçamento”, Nerguizian observou que “não se deve julgar uma aeronave pela aparência”, antes de detalhar suas capacidades.

Os EUA, juntamente com o Reino Unido, continuam sendo os principais apoiadores estrangeiros do Exército do Líbano.

A mídia local informou no dia 8/10 que o chefe do exército, o general Joseph Aoun, estava preparado para fazer uma viagem a Washington “na última semana deste mês”.

O general Aoun, que visitou Washington em sua nomeação como comandante do exército em abril, deveria fazer uma segunda visita no verão. A viagem foi adiada devido à operação militar “Fajr al-Joroud” na fronteira do nordeste, realizada em agosto.

Um porta-voz do Exército alcançado na noite de 9/10 não pode confirmar a veracidade das notícias sobre o horário da visita.

FONTE: The Daily Star Lebanon

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