Mirage F1

À medida que a Textron Airborne Solutions perseguia o lucrativo contrato Adversary Air (ADAIR) da US Air Force, a empresa no início deste mês adquiriu o 63 Dassault Mirage F1s, disse o chefe executivo da ATAC (Airborne Tactical Advantage Company), Jeffrey Parker, ao site Flight Global.

A ATAC, que a Textron adquiriu no ano passado, tomou posse da antiga frota da França, além de equipamentos de suporte e 150 motores, em 5 de setembro. A Textron planeja usar as Mirages para o próximo contrato da USAF, que exige que quase 150 aeronaves atendam às necessidades de treinamento do “Red Air” do serviço.

“A Textron está planejando modernizar os F1s com sistemas modernos de aviônica, como recursos de interferência de memória de radiofrequência digital (DRFM) e radares atualizados, disse Parker. Os requisitos que estamos vendo a força aérea descreve claramente um radar moderno como o AESA ou um de varredura mecânica altamente capaz”.

Enquanto a frota de 63 aeronaves marca uma aquisição significativa para uma empresa privada, a Textron ainda está procurando por aeronaves adicionais para satisfazer aos requisitos da USAF. No entanto, as opções da empresa começaram a diminuir à medida que procura aeronaves que podem operar por mais de uma década ou têm partes que podem ser suportadas no nível de fabricação, diz Parker. O campo também está se estreitando na Europa, e a Textron efetivamente parou de comprar dos países do antigo bloco do leste por enquanto.

“Há aeronaves da Europa Oriental que nossos combatentes treinariam contra, mas não têm um bom histórico de suporte, documentação e certificação de aeronavegabilidade, que tornou-se importante para a indústria agora”, diz ele. “Quando você começa a verificar as coisas que tornam as aeronaves atraentes, elas começam a se afastar, por essas razões, pela política e para questões do Departamento de Estado onde você não pode comprar aeronaves de diferentes países”.

O contrato ADAIR, estimado em US$ 7,5 bilhões por dez anos, contrataria quase 37 mil horas de voo para fornecer serviços aéreos adversários, preenchendo as lacunas na 57th Wing weapons school da USAF e eventos de treinamento da Red Flag, bem como missões de teste e avaliação operacionais na Nellis AFB, Nevada. A USAF espera lançar um pedido final em janeiro de 2018, com adjudicação do contrato no ano seguinte.

A USAF fechou um contrato de curta duração com a Draken International em 2015, após o encerramento do 65th Aggressor Squadron na Nellis AFB e a desativação dos 19 Boeing F-15 da base, que realizavam missões Red Air. O contrato de um ano e US$ 4,5 milhões indicou uma mudança mais ampla da provisão aérea ambiental orgânica pelos pilotos da USAF para uma capacidade contratada.

“Em um mundo perfeito, teríamos os recursos para manter os esquadrões agressores que costumávamos ter, e faríamos o nosso melhor para trabalhar em casa”, disse o chefe do Comando de Combate Aéreo, Mike Holmes, durante conferência anual Air, Space and Cyber perto de Washington DC. No entanto, ele observa: “No mundo em que vivemos agora, não quero trocar um esquadrão de combate real por um esquadrão agressor por causa dos limites do meu orçamento. A próxima melhor coisa é ver se podemos contratar um pouco desse Red Air”.

No entanto, a contratação de missões aéreas adversárias é uma medida temporária, e Holmes diz que a USAF tem planos em seu orçamento para retornar a uma capacidade orgânica. O contrato ainda provavelmente durará mais de um ano, acrescenta. Uma possibilidade de ampliar os recursos da força aérea é criar um derivado do seu futuro treinador T-X, depois que seu Air Education and Training Command fizer esse programa decolar.

FONTE: Flight Global

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