O último caça F-16 produzido em Fort Worth
A foto desta publicação mostra um caça F-16 da Força Aérea Iraquiana, que é também o último Viper produzido em Fort Worth, Texas.
A Lockheed Martin decidiu mover a linha de produção do F-16 de Forth Worth para Greenville, Carolina do Sul, no final do ano.
O porta-voz da empresa, Ken Ross, disse que isso liberará mais espaço para a linha do F-35.
O Viper foi um pilar da linha de produção da Lockheed Martin, mas a fábrica de Fort Worth precisa de mais espaço enquanto a produção do F-35 Lightning II aumenta, explicou.
Atualmente, 8.800 funcionários trabalham no F-35 e cerca de 200 trabalham no F-16, que deverão migrar para o trabalho no F-35.
“Como parte do nosso esforço para abrir espaço para a produção do F-35 aqui em Fort Worth, a linha de produção do F-16 deve ser transferida”, disse Ross.
Até agora, mais de 4.500 caças F-16 foram entregues, dos quais 3.600 foram fabricados em Fort Worth. Como Ross explicou, uma vez que a empresa não conseguiu nenhuma encomenda para novos F-16 além daqueles para o Iraque, levaria cerca de dois anos para reiniciar a produção na Carolina do Sul, uma vez que uma nova encomenda seja recebida.
No entanto, o motivo mais importante para a migração da linha de produção do F-16 para a Carolina do Sul é que a Lockheed Martin espera contratar mais 1.800 funcionários até 2020, quando o trabalho no caça furtivo F-35 atingirá a produção total.
A empresa produziu cerca de 50 caças F-35 em 2016 e espera construir até 160 unidades por ano até 2019.
FONTE: The Aviation Geek Club
Na era “a jato” o Viper é imbatível.
VIDA LONGA VIPER.
O F-16 é meu preferido, é uma aeronave Bela, magnifica, fantástica…
Também não acredito que terá produção encerrada tão breve, pois ainda é “osso duro de roer”…
É Egípcio?
Versão block 50/52 ao que parece, sem os tanques conformais. Fica mais limpo assim, mais bonito.
Bavaria, leia a matéria. A aeronave é Iraquiana.
Lembrando que…
Se ele ganhar a concorrência na Índia, a linha de produção segue, só que agora made in ganesha!
Eu era um garotinho no final dos anos 70 quando ele apareceu na mídia, me lembro de um artigo na Seleções. Era simplesmente lindo com seu canopy em bolha. Para mim o impacto de suas formas diferenciadas de todos os demais caças, lembra muito o destaque visual do carro Honda New Cívic, andando pelas ruas e entre os outros carros “banais”, quando surgiu em 2006, se tornando sonho de consumo de milhões de motoristas então. Interessante que ninguém reclama dele ser monomotor, já quanto ao Gripen é uma chiadeira que sempre volta. Sem sombras de dúvidas… Um dos maiores ícones… Read more »
“…Como Ross explicou, uma vez que a empresa não conseguiu nenhuma encomenda para novos F-16 além daqueles para o Iraque, levaria cerca de dois anos para reiniciar a produção na Carolina do Sul, uma vez que uma nova encomenda seja recebida….” Dia desses, o Bahrain foi autorizado a comprar 19 F-16V novos e modernizar vários outros. Se vai demorar 2 anos para reabrir a linha de produção na Carolina do Sul……mesmo que assinassem hoje, além do tempo normal de espera num negócio desses, acrescente-se mais 2 anos no processo. Sei lá, mas talvez o F-16 não volte a ser produzido.… Read more »
Farroupilha, boa tarde
Sua comparação com o Civic é bem colocada. Acontecia aquilo mesmo.
O F-16 foi um avião “ponto de inflexão”.
Sds
Farroupilha 14 de setembro de 2017 at 13:41
“ Era simplesmente lindo com seu canopy em bolha” — taí, nunca achei o F-16 especialmente bonito! Custei a acostumar com aquela imensa entrada de ar do motor na posição ventral…
Mas, no que interessa: o F-16 foi concebido seguindo as ideias do John Boyd com sua “teoria E-M” (http://www.aereo.jor.br/destaques/john-boyd-o-piloto-de-caca-que-mudou-a-arte-do-combate-aereo/) e dando importância à ‘consciência situacional’ , né?! 🙂
Eu acho que o arquetipo do avião de caça é sem duvidas o MIG-21, com um design basico padrao para todos os outros, por ser anterior ao F-16.
Roberto, passei por lá sim, ainda existem hangares antigos.
Interessante notar que antes do F-16, a Convair fazia ali o F-102 e o F-106, B-58 e F-111 (já dentro da General Dynamics). . Apesar de fanzaço do Tomcat, admiro as linhas puras do F-16. É um dos caças mais fotogênicos que já voou. Difícil achar um ângulo que ele não pareça bem. . Já a falta de vendas reflete a negligência da Lockheed com ele. No interesse de vender mais F-35, escanteou os upgrades na plataforma até ele sair perdendo concorrências à rodo por aí. O F-16V era pra ter surgido 10 anos atrás. Me parece que o block… Read more »
Esse discurso do Ken Ross é esquisito, pois na prática a produção do F-16 foi interrompida. Se houver novas encomendas, a linha deverá ser reaberta em outro local.
Pode até ser para a Índia….ainda que eu acredite no Gripen.
Uma aeronave que deixará saudades. Esteve em combate na maioria dos conflitos dos últimos. 30 anos. A grande missão que ficar´´a marcada na nossa memória será o raide a Osirak.
G abraço
Roberto 14 de setembro de 2017 at 15:56
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E para mim também sempre me pareceu estranho ele ter ido parar até na Venezuela por exemplo, e não na Austrália, Canadá e na vovó Inglaterra que são um trio unha e carne com Titio Sam.
O F-16 é excepcional, mas já deu. Já levaram o projeto ao maximo de up grades desde aquele YF-16 de 1974.
O momento agora é partir pra outra plataforma de combate, que é o F-35.
É claro que pra muitos países o Viper é mais que suficiente. Só que os players já perceberam que as necessidades dos novos TO apontam para novas demandas. Veja que até Israel embarcou no F-35 e está dando baixa nos F16.
Sds
ao lado do mig 21 os dois maiores da historia
Aleluia! Contando os minutos pra pararem de produzir o F-16…
Vader 15 de setembro de 2017 at 11:34
Ué?, Lorde Vader! Por quê?!… Ahhh!, pra se concentrarem totalmente na produção da ‘Orquinha’ ?! (o apelido para o F-35 é ‘carinhoso’ ! Lembrem-se que a Orca — Orcinus orca – é o predador mais letal dos oceanos!)
Abs
Roberto,
Li seu comemtário e o link que postou no tópico sobre os F-16 do Bahrain. Postei um comentário lá.
Abraço.
Voltando no tempo, seria mais negócio alguns F 16 oferecidos ao Brasil no começo dos anos 2000 com eletrônica do F5 M, tão bom quanto o Mirage 2000, só que bem mais barato de se modernizar.
O Chile foi esperto e pegou alguns caças que vieram da Holanda, Portugal também vendeu aprte de sua frota, vai estar nos céus por muitos anos ainda.
Bem,gosto é gosto,mas eu fico impressionado com a popularidade do F 16.Quando olho pra ele é vejo aquela entrada de ar da turbina pra mim é bizarro.Sou fã mesmo é do bom e Velho F 15,esse sim de lindo desenho,sendo que o F 16 foi feito como uma opção mais barata ao Eagle.Mas cada um cada um.