Radar Vixen 500E é escolhido para o jato romeno IAR-99 TD
A Romênia decidiu equipar seu jato IAR-99 TD com o radar AESA Vixen 500E da Leonardo. O Instituto Nacional de Pesquisa Aeroespacial “Elie Carafoli” (INCAS) integrará o radar em um jato IAR-99 Soim (protótipo no 7003) da Força Aérea Romena.
A gigante aeroespacial italiana já havia trabalhado com o INCAS para instalar o radar de vigilância AESA Seaspray 5000E anterior na aeronave de vigilância BN-2 Islander de missão especial do INCAS.
O Vixen 500E foi recentemente fornecido aos Estados Unidos para a sua escola Naval Test Pilot School para aeronaves C-26.
A Leonardo fornece também o radar Raven ES-05 AESA para o avião de combate Gripen E da Saab (que entrará em serviço com a Suécia e o Brasil) e lidera o consórcio Euroradar pan-europeu no desenvolvimento do novo radar Captor-E AESA do Eurofighter Typhoon.
A Leonardo é a principal fornecedora de radares AESA da Europa, com 30 clientes internacionais para seus radares de controle de tiro e vigilância que contribuem para as exportações britânicas de alta tecnologia.
O Vixen 500E é um dos sistemas de radar de matriz ativa de varredura eletrônica (AESA) da Leonardo, o que significa que em vez de apontar fisicamente a antena do radar em seu alvo, uma matriz de módulos de radar em miniatura é usada para dirigir o feixe eletronicamente. Esta tecnologia permite que o Vixen combine alto desempenho com confiabilidade e baixo custo de aquisição, além de ser fácil de instalar e operar.
O avião protótipo IAR-99 TD com o radar a bordo deve estar pronto para testes até o final de 2017.
Eu morria sem saber que na Romênia fabrica jato militar!…
Pena que o desempenho geral do jato seja similar ao do Pampa argentino, esse radar parece ser potente apesar do tamanho compacto, seria interessante uma comparação com nosso radar Scipio-01 que equipa o A-1M.
Penso que uma versão do L-159 com novas asas (sem wing tips e asas molhadas semelhantes ao do L-39NG) e dotado desse radar ou do Grifo-E seria muito interessante para ser uma versão “low” para usuários do Gripen (vide Força Aérea Tcheca) ou qualquer outro caça médio, ou até mesmo como avião de combate principal para pequenas forças aéreas.
Parece um Xavante parrudo.
Romenia poderia lançar uma versão dedicada a ataque ao solo. Países europeus que operam no exterior poderiam se interessar.
Alexandre Galante 30 de agosto de 2017 at 15:41
…Pensei a mesma coisa! Mas tive ‘vergonha’ de comentar! 😛
Parece um Xavanta kkkkkk a Argentina enviou um comitiva analisar esse aparelho!
Isso é o xavante NG! Esse a argentina também irá testar pra sua aviação de caça!!!
Sabia que a Romênia era ,um dois países mais atrasado e pobres da Europa e união Europeia junto a polônia, Eslovénia e Estônia…
Por sinal os quatro que mais choram por qualquer coisa que a Rússia venha fazer.
Hungria, Bulgária, Servia, Bielorrússia Moldávia e réplublica tcheca possui boas relações.
Versão pobre do MB-339
O IAR-99 Soin apesar de parecer um Xavante está mais para um MB-339CD, foi desenvolvido nos anos 80 bem mais potente que um Xavante com um RR Viper de 4,000 lbf e tem hoje cockpit modernizado pela Elbit.
Dispara Python e R60, tem um canhão de 23mm e usa bombas guiadas lazer e GPS, agora com radar AESA vai ficar melhor, é usado para instrução e ataque leve, como nós usamos nosso A-29.
. https://m.youtube.com/watch?v=LAw8_95GNW4
De acordo com descrição do Walfrido Strobel o Xavante parrudo é até muito bom. Tem gente zuando ai, más na pindaiba que ta a Força Aérea Argentina, ia te muito piloto portenho que diria amém. RS.
Como falado, o avião é muito parecido com o Xavante. Principalmente a cauda (empenagens vertical e horizontais e bocal de exaustão).
Relação Custo x Benefício
Mina 2ª opção com esse radar.
1ª L 39NG
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https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=ro&u=http://adevarul.ro/locale/craiova/avionul-romanesc-99-td-putea-zbura-inceputul-anului-2018-proiectul-curs-derulare-1_5662701c7d919ed50ee83214/index.html&prev=search
Ver Argentinos, recuerdo que no hay vuelos Buenos Aires – Bucarest
https://www.youtube.com/watch?v=k0pBPCGzysQ
Completinho, lembro não é um Lift
https://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=https://en.wikipedia.org/wiki/IAR_99&prev=search
Na verdade ele parece o mb-339
Será que a Argentina se interessa por esse jato? 😀
Off topic ao editor… semana cheia…
http://veja.abril.com.br/mundo/aeronaves-com-capacidade-nuclear-fazem-exercicio-na-coreia-do-sul/
Um Soko Galeb e um Xavante fizeram um filho…
O Soko Galeb, este sim pode ser comparado ao Xavante, eles são da mesma época, desenvolvidos no final dos anos 50 e usam o RR Viper de 2.500 shp.
Eles voam até hoje.
. http://www.airliners.net/photo/STARS-Aerobatic-Team/Soko-G-2A-Galeb/1286450/L?qsp=eJx1jrEOwjAMRP/Fc5YUWqRsdGGEgR%2BwHAORShvZHqiq/jtNI7Gx3d2zfLcATaPxx%2B5zZgigjEIvcJBR8K0QFsAkJPiwHjVRPfON9637kQuPLH8YhGPn25MDncT6eauIaHwm4mwcoeZXiSwFsdLe/SxbmiJZbtUdus3GpHnA/QsbpgHW9Qu2bT86
Sobre a Romênia fabricar aviões, na segunda guerra tiveram uma ajuda e fizeram um grande caça: IAR 80 / 81