Primeiro voo do PTDI N219 da Indonésia
A empresa estatal PT Dirgantara Indonesia (PTDI) voou pela primeira vez seu avião N219 turbo-turboélice em 16 de agosto.
A aeronave, que chegou ao céu pouco depois das 9 horas do mesmo dia do aeroporto internacional de Husein Sastranegara em Bandung, foi levada pelo piloto principal de teste da empresa, o capitão Esther Gayatri Saleh; a célula voou durante cerca de 26 minutos dentro do espaço aéreo da cidade, antes de aterrissar no mesmo aeroporto. Antes de seu primeiro teste de voo, o N219 passou por uma série de corridas de táxi de alta velocidade em 11 de agosto no mesmo local.
O N219, que deriva seu design do Airbus Military C212 Aviocar, foi concebido pela primeira vez em 2007 como uma plataforma multimissão, de decolagem e pouso curtos, que pode operar a partir de pistas despreparadas, e foi formalmente apresentada aos potenciais clientes em 2010. Posteriormente, um protótipo da aeronave foi revelado pela primeira vez em dezembro de 2015.
O financiamento do investimento inicial do projeto de IDR300 bilhões (US$ 22,4 milhões) foi suportado conjuntamente pelo Ministério das Empresas do Estado da Indonésia, pelo Ministério da Pesquisa, Tecnologia e Ensino Superior e pelo Instituto Nacional Indonésio de Aeronáutica e Espaço (LAPAN). O Ministério dos Transportes da Indonésia também esteve envolvido nas últimas etapas do projeto por meio de sua Direção Geral de Aviação Civil, embora não tenha fornecido nenhum financiamento ao programa.
De acordo com as especificações fornecidas pela PTDI, a plataforma N219 possui um comprimento total de 16,7 m, uma altura de 6,2 m e uma envergadura de 19,5 m. A aeronave tem um peso máximo de decolagem de 7.030 kg (15.498 lb) e pode transportar uma carga útil máxima de 2.313 kg (5.099 lb).
FONTE: Jane’s
Parece mais um Twin Otter
E é da mesma categoria do Twin Otter, mas é uma evolução do Casa C-212. Com a desistencia do Brasil em fabricar os C-212 a Airbus precisando de espaço e pessoal para montar os A400M desistiu de fabricar e transferiu toda a linha de produção para a estatal PT-DI da Indonésia, que ja o fabricava. A PT-DI queria fabricar um substituto para os Twin Otter antigos que voam no sudeste asiático e no começo estava pensando em uma versão commuter do C-212 sem rampa, mas foram mudando a asa, cauda, motores etc, acabou saindo um novo avião, o N219. O… Read more »
O PT se mete em tudo.
Em Portugal, havia a PT Telecom.
Agora, até na indonésia…
O 212 tem rampa, esse tem ?
Esta deveria ter sido a configuração do Bandeirante, mas foram copiar o Hirondele….
Carlos Alberto Soares, o N219 é um avião de passageiros sem rampa e o NC-212i é um avião militar com rampa, vão continuar em fabricação assim.
Os aviões fabricados na Indonésia tem um “N” em homenagem ao Cap. Nurtanio, um oficial que lutou para a criação da Indonesia Aerospace e morreu em 1966 fazendo um voo de experiencia em um bimotor Aero 45 Tcheco.
É considerado um heroi da Indonésia.
Selo com imagens do Cap. Nurtanio e o primeiro avião que produziu.
. https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTLajHQwJ9PhEFFxnB6XR0hHjlT2C03uq-Iq44ZuJoIXbo9g1NlJnYAXtll
Não seria interessante a Embraer fazer um cargueiro leve de asa alta com o Brasília? O nariz e cauda em “T” já temos deste o EMB-120 original
EDITORES:
FORTE fora do ar !
Walfrido Strobel
Ok.
O próximo lançamento da PT-DI será o N245, um CN-235 alongado sem rampa com cauda em T para ser oferecido como alternativa aos ATR-42 e Bombardier Q.300.
Deve ser oferecido no mercado asiático, ja está em construção o protótipo.
Não confundir com o R-80 que é um avião novo que vai concorrer na faixa do ATR-72 e Bombardier Q.400.
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A Indonésia está fazendo o que nós, os ispertos, deveriam estar fazendo a pelo menos uma década. Não é questão de reinventar a roda, mas aproveitar oportunidades. Tivéssemos entendido melhor o que o Comandante Bueno pretendia…….
Wellington Góes 19 de agosto de 2017 at 1:26
A Indonésia está fazendo o que nós, os ispertos, deveriam estar fazendo a pelo menos uma década. Não é questão de reinventar a roda, mas aproveitar oportunidades. Tivéssemos entendido melhor o que o Comandante Bueno pretendia…….
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Wellington, poderia explicar melhor ??? Honestamente não entendi …
A PT-DI ja fabrica o CN-235 de passageiros para empresas asiáticas para voos regionais, mas é uma adaptação da versão militar com rampa de carga.
Por isso agora vai ser fabricado o N245 que é feito para o mercado regional.
. http://www.airliners.net/photo/Asian-Spirit/CASA-IPTN-CN-235-10/1170952
Esse trem de pouso traseiro parece bem frágil! Mais frágil que o do aviocar.
Mauricio R.
Tem certeza disso ? Concepções etc …. ?
Hirondelle ?
Não creio.
Fabio Aguiar 21 de agosto de 2017 at 20:44
Esse trem de pouso traseiro parece bem frágil! Mais frágil que o do aviocar.
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F. A., isso foi uma coisa que realmente trocaram, este é o do C-212 Aviocar.
. C-212
Complementando o post acima, eles adotaram no N219 o trem de pouso estilo DHC-6, a diferença é que no Twin Otter tem uma cobertura aerodinâmica sobre a estrutura tubular.
. https://encrypted-tbn1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcQSiqkkONSnUiC-pp4-SOa1cahcggOPAJ0IHoNZPmkGd0WEsHgQoj98gUqt
Complementando, este é o trem de pouso do DHC-6 desmontado e é bem simples e forte.
. http://www.texasairservices.com/MLG.png