Rússia revela aeronave de missão especial Il-22PP
A Rússia mostrou pela primeira vez seu novo avião de missão especial Ilyushin Il-22PP Porubshchik. O avião “escort jammer” fez sua estréia pública por ocasião do 105º aniversário da Força Aérea Russa voando sobre Kubinka em 12 de agosto.
O Il-22P é uma aeronave de inteligência de sinais (SIGINT) e uma plataforma de bloqueio eletrônico “stand-off” que foi construída em torno da estrutura do Il-22 ‘Coot-B’ convertida, que é em si mesma um posto de comando no ar e uma aeronave com link de rádio baseado no Ilyushin Il-18D.
Enquanto o Il-22PP retém a estrutura e motores do Il-22, ele possui quatro grandes carenagens localizadas simetricamente em ambos os lados da fuselagem. Estas contêm antenas do sistema de contramedidas eletrônicas L-415 (ECM) feitas pelo instituto KNIRTI de Kaluga. Outra antena é montada na cauda, enquanto uma outra antena está localizada debaixo da fuselagem.
Um pod fixo embaixo da fuselagem contém 16 lançadores de chaff/flare UV-26M de 32 unidades de 26 mm para autodefesa; mais dois lançadores de 14 unidades de 50 mm (2 polegadas) estão incorporados sob a fuselagem. A aeronave tem uma pintura semelhante à da companhia aérea civil Aeroflot, embora tenha a inscrição ‘Força Aérea Russa’ e a marcação da estrela vermelha. Também tem a inscrição ‘Il-18’ no nariz.
De acordo com o departamento de design Myasishchev, que é responsável pela conversão, “o avião destina-se à detecção e supressão de sistemas secretos e à prova de “jamming” de vários sistemas de combate de várias funções”. Estes são “radares, canais de orientação de sistemas de mísseis superfície-ar, canais de correção de caminho de voo de meio-curso de mísseis de cruzeiro, bem como redes de troca tática de dados, como o Link 16.
FONTE: Jane’s
Interessante
Realmente interessante o que eles fizeram com este avião, estes equipamentos precisam de uma plataforma voadora, o ano de fabricação não importa desde que esteja modernizada em perfeito estado. Os B707 voando com recheios modernos mostram isso. . É claro que uma plataforma nova seria melhor, seja para os russos ou americanos, mas enquanto puderem voar com as tradicionais, vão voando. Ja disse outro dia aqui, a L3 Communications que modernizou os B707 em várias funções ja disse que não é hora de modernizar mais B707, devem passar os equipamentos para B767 que podem ser usados com muitos anos de… Read more »
enquanto isso nós estamos a passos lentos em matéria de signals intelligence,menos aeronaves do que deveríamos ter,apesar que acredito,posso estar equivocado, de quê as aeronaves do esquadrão Guardião não são usadas para missões SIGINT.
Teropode, você acredita mesmo que:
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– Essa aeronave foi feita para cumprir exatamente as mesmas missões que o Growler?
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– Que a Rússia hoje tem alguma dificuldade de ter acesso a componentes eletrônicos de ponta, como ocorria na época da Guerra Fria?
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– Que um F/A-18G tem a mesma capacidade de geração de energia elétrica de uma aeronave do porte desse Il-22?
Análogo ao EC-130H Compass Call.
Chile:
http://www.fach.cl/GALERIA/aviones_transporte/boeing_707_condor/boeing_707.html
Sashimi:
http://www.airforce-technology.com/projects/767awacs/
Aliás, aos Fabianos e aos informados:
A quantas anda a modernização das células dos 99 ?
Carlos Alberto Soares, estes dois aviões que vc postou ja tem uma função diferente do russo Il-22PP.
O russo equivalente na mesma função que o B707 AEW&C Condor do Chile e o B767 AWACS do Japão é o Beriev A-50.
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Tio Jacob
http://1.bp.blogspot.com/-0siLKehuiBU/VEuT2dbWFxI/AAAAAAAAEUE/MXzTtVaDk1c/s1600/g550-5037b.jpg
Teropode, os Glower e esse IL22 são soluções diferentes para cenários diferentes, não faz sentido compará-los
Isso aí é um dos resultados do aprendizado na guerra da Geórgia.
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Um detalhe destas modernizações é que o painel de aviônicos permanece o mesmo, ou seja, totalmente analógico. Só adição de GPS/Glonass. A versão definitiva dessas aeronaves será baseada no MC-21.
Walfrido Strobel
Postei com o intuito de mostrar anvs modificados, única intenção.
Imagino que usar estas carcaças mais antigas sem muita digitalização dos seus painéis tem seus motivos, já que a interferência causada pelos equipamentos embarcados deve ser complicada de resolver.
Jeff 16 de agosto de 2017 at 8:08
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O único motivo pelo qual o painel deles não estão sendo atualizados é porque é uma solução temporária. Já existem planos que as novas aeronaves de guerra eletrônica, espionagem e patrulhamento sejam baseadas no MC-21. Racionalização de recursos.
Jeff
Para isso existe fribra ótica. Muitos aviões já empregam, e faz certo tempo.
Se no passado falava-se em fly by wire, agora fala-se fly by optics.
Bem lembrado sobre o 707 do Chile, alias, a FACH é a única força aérea completa aqui na AL. Mesmo tendo somente 10 F-16 novos de fato, o restante sendo MLU de blocks antigos, ainda assim são superiores a todos os caças na AL, menos aos SU-30 da Venezuela, mas com o porém de que a Venezuela não voa tanto quanto os chilenos e não tem a mesma qualidade na manutenção de seus meios.
sera que essa “eletrônica ultrapassada” que os russos utilizam não seria mais “resistentes” a contra medidas ???
E eu pergunto à vc wwolf22 que será que os russos realmente gastariam um monte de dinheiro para transformar uma aeronave para guerra eletrônica com eletrônica ultrapassada? Quem te disse que hoje à Rússia não tem acesso a eletrônica moderna heim? Ela não é mais URSS!!!
Luiz Trindade 16 de agosto de 2017 at 13:30
por esse motive eu usei aspas… sabe o que eh aspas ?!?!?!
“o avião destina-se à detecção e supressão de sistemas secretos e à prova de “jamming” de vários sistemas de combate de várias funções”. Estes são “radares, canais de orientação de sistemas de mísseis superfície-ar, canais de correção de caminho de voo de meio-curso de mísseis de cruzeiro, bem como redes de troca tática de dados, como o Link 16.” Isso é o que eu chamo de salada de palavras. “Supressão de sistemas secretos e à prova de jamming”. O que essa frase quer dizer? Bem! Independente do russês traduzido o que temos é que o Il-22 PP é uma aeronave… Read more »
São os primeiros a serem abatidos. Verdadeiras árvores de natal acessas em noite sem lua..nos radares. Método ultrapassado..tem coisa novíssima no mercado.
Bom depois do especialista em rebits agora tem os especialista em POD Russos, bem o relevante é que eles tem e usam pior é não ter.
hahaha pois é! perdeu a chance de não passar vergonha.
Pois é, eu fiquei pensando porque colocaram um sistema de Sigint em um museu aéreo voador, o Bosco esclareceu.
G abraço
Amigo Bosco! Pelo que esta “declarado” se trata de Compass Call mesmo..Com algumas coisinhas a mais.E bem mais que An-12BK-PPS dos anos 70 da época de Yom Kippur.. Principal função – inteligência e interferência “cirúrgica” dentro da faixa especifica e angulo especifico. Principais alvos – canais criptografados (telefonia) e drones (telemetria). Outras coisas são “bônus” devido a toda parafernalia embarcada e potência bruta disponível em comparação com Growlers. Diria que se trata de mais um segmento de EW .Somente.Mas quem sabe : l’appétit vient en mangeant .. Amigo teropode! Os chineses ainda estão com soluço desde 1969 após tomar a… Read more »
Adriano Madureira 15 de agosto de 2017 at 19:16
enquanto isso nós estamos a passos lentos em matéria de signals intelligence,menos aeronaves do que deveríamos ter,apesar que acredito,posso estar equivocado, de quê as aeronaves do esquadrão Guardião não são usadas para missões SIGINT.
Adriano, desculpe, mas vc está equivocado, os R/E-99 são regularmente utilizados para sigint/comint. No entanto a plataforma com melhores sistemas de sigint é o P-3 seguido pelos R-35 (DR3000) e P-95 (DR3000). Ademais existem outras aeronaves com sistemas como RWR, que produzem informações interessantes sobre o TO
Off-topic:
Os americanos possuem distintas aeronaves de “apoio” eletrônico. Basicamente eles têm as aeronaves de:
ataque eletrônico: EC-130H, EA18G, EA6B, EH60
ELINT: EC-135
radar: E-3, E-8, E2C/D
C3: E4
Hahahaha… Tem comentário que não pode ser sério! Será falta de Fenobarbital?
Os Russos com problemas na área de eletrônica?
Só um exemplo entre muitos: Primeiro caça/interceptador com radar PESA operacional no mundo.
20 anos até o ocidente fazer algo assim com o F-2A Japonês.
Vamos a Lista de aeronaves de apoio eletrônico russos:
Ataque Eletrônico: EL-22 PP, SU-34 com SAP-14 e SAP-518.
ELINT : TU-214R, IL-20M/22M
Radar: A-50A/U
C-3: TU-214SR/PU, IL-80 Maxdome
Pelo que notei, nem todos com marcação da Forças Aérea russa mas operados por ela.
Estamos em pleno século 21 e o cara nem aprendeu à escrever direito na própria língua…
A trilogia deveria vir com um aviso: Só poderão comentar pessoas com idade mental maior que 18 anos – tem alguns que é realmente difícil de aguentar… Não creio que o MC-21 venha a ser usado tão brevemente, já que possui assim como Superjet vários componentes não russos. Geralmente as versões modernas dos aviões “espiões” russos são baseadas nas células dos Tu-214 (Tu-214R/SR/PU) com algumas células de Ilyushin – 76 sendo modernizadas pela Beriev como A-50U(4?) (e futuramente substituídos pelo A-100 que é por sua vez baseado no modelo novo do IL-76 com aviônica moderna e motores PS-90). Outra aeronave… Read more »
Putz… Muito maduro. Parabéns! Essa foi sua primeira frase certa esse tempo tudo né?! Depois de tantos erros de português ( concordância, virgulas, pontuação…) em quase todos os post anteriores, vem uma figura querer fazer na graça no meu… por falta de duas palavras uma letra. *Corrigido Hahahaha… Tem comentário que não pode ser sério! Será falta de Fenobarbital? Os russos com problemas na área de eletrônica? Só um exemplo entre muitos: Primeiro caça/interceptador com radar PESA operacional no mundo. 20 anos até o ocidente fazer algo assim com o F-2A Japonês. Vamos as Listas de aeronaves de apoio eletrônico… Read more »
Link interessante da família IL-20/22 com suas ultimas modernizações.
http://defenceforumindia.com/forum/threads/ilyushin-18-20-22-24-coot.73578/
Arariboia,
Os americanos não utilizaram mesmo radares PESA para seus caças mas vale salientar que eles dominam essa tecnologia há mais de 40 anos, sendo utilizada inclusive no B-1B.
Outros radares americanos que utilizam a tecnologia PESA: E-3 AWACS, sistema Patriot, sistema Aegis, E8 JSTAR, etc.
O radar APQ-164 do B-1B, operacional desde 1984, tem dimensões e demandas energéticas compatível com caças mas por um motivo alheio ao assunto os americanos não adotaram radares PESA para caças indo direto para o AESA.
Essa lista que coloquei às 9:16 é claramente parcial, onde me ative às aeronaves de maior porte. Há inúmeros plataformas de ELINT e comunicação baseados em aeronaves utilitárias, a serviço das 4 forças armadas americanas que utilizam esse tipo de aeronave.