Caças F-15E da USAF demonstram radares AESA no RED FLAG-Alaska 17-3
MOUNTAIN HOME AIR FORCE BASE, Idaho — O 391st Fighter Squadron demonstrou um novo avanço em seus sistemas pela primeira vez no exercício RED FLAG-Alaska 17-3 na Base da Força Aérea de Eielson, no Alasca, de 31 de julho a 11 de agosto de 2017.
“Esta é a primeira vez que demonstramos um esquadrão operacional com o APG-82s, nosso mais novo radar”, disse o tenente-coronel Robert Olvis, comandante do 391st Fighter Squadron. “É um AESA (Active Electronic Scanned Array), um investimento de 6,5 bilhões de dólares nos F-15E e os 391st Gunfighters são os primeiros a demonstrar isso em um esquadrão operacional”.
Este radar permite que o F-15E Strike Eagle detecte, identifique e rastreie simultaneamente vários alvos no ar e na superfície.
“(Em) Mountain Home, em particular o Strike Eagle, é fantástico”, disse o tenente-coronel Matthew Warner, vice-comandante de operações do 80th Fighter Squadron. “Eles fizeram algumas atualizações para o Strike Eagle que nos permitem usar o link de dados para poder se comunicar com eles um pouco melhor, é muito legal”.
O radar AESA APG-82 é projetado para oferecer adaptabilidade aos alvos em movimento e desenvolve a capacidade multi-missão da F-15E Strike Eagle.
“Permite que os Strike Eagles continuem fazendo o que eles são projetados para fazer”, disse o capitão Zachary Zimmerman, oficial do sistema de armas do 391st Fighter Squadron. ” que é entrar, lançar armas de precisão e sair em um ambiente de ameaças ar-ar e terra-ar de alta densidade, equivalentes”.
O radar AESA APG-82 permite que o F-15E Strike Eagle preencha a lacuna entre as forças de combate de quarta e quinta geração. Pode integrar-se melhor permitindo que toda a força se torne mais efetiva no combate.
FONTE: USAF
A águia renovada ainda é uma expetacular plataforma…
Que caça magnífico!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vão carregar o piano por muito, muito tempo ainda.
Com o F-35 caindo pecinhas ainda, o jeito é dar um upgrade e ir de F-15 mesmo.
Vida longa.
Salom
O strike Eagle será o último a sair de serviço e graças a Deus vai demorar muito ainda. Vida longa a águia americana.
Srs. que bela aeronave não… imagine nas cores da FAB.
Interessante notar que, quando o assunto é Caça, quase todos os modelos atuais (e futuros) são motivos de debates e de questionamentos, porém o Eagle é praticamente unanimidade entre os aficcionados.
Nele criou-se o conceito de Superioridade Aérea, e assim o manterá com muito fôlego com estas atualizações!
Engenharia consagrada em serviço, com nova aviônica: e não tira oxigênio dos pilotos em ação.
Resolvem bem!!!!
Melhor beneficio do AESA sem dúvidas é poder escanear ar-ar e ar-sup ao mesmo tempo, acho incrível poder fazer uma missão ar-sup e poder se manter ligado no que pode vir pela frente pelo ar sem ser surpreendido.
Já não fazem mais aviões de combate como nos tempos da McDonell Douglas…
O Eagle segue absoluto e consegue êxito até contra oponentes bem mais novos e “modernos”.
esse sim é o principal caça da 4+ geração. O Eagle ( vulgo exterminador de fulcrum´s e flanker´s ) vai reinar absoluto na USAF por muito tempo ainda.
Precisa falar mais…
http://canalpiloto.com.br/o-dia-em-que-um-piloto-pousou-um-f-15-somente-com-uma-asa/
Se esses apg-82 forem os mesmos dos f-15k da Coréia, os SE teram radares de raptor
Discus2402, esse foi o dia da maior lorota já contada…
O bicho é lindão mesmo, mas se a FAB tivesse alguns desses daí, com o orçamento que tem hoje, daria no máximo pra passar um silicone na roda e no painel e dar uma volta no quarteirão. Não sobra nem pra pagar o IPVA…
Israel avaliou o Eagle e o Tomcat lá nos anos 70.
Fez a opção certa, apesar do aparelho da Grumman ser uma máquina formidável.
O Eagle só irá se aposentar na USAF pelo fim da vida útil das células existentes. Se não fosse isso, ele voaria além de 2040, sem problemas.
Clésio, não tenho conhecimentos maiores sobre esse fato, mas Vc diz ser lorota. Então, como foi que o F-15 da foto perdeu a asa?
O tamanho da antena do bicho. Loucura. Deve pegar até o pensamento de mulher safada de marido corno.
Pode deixar que papai F15E resolve os problemas sozinho para as viúvas do f35 nati-morto!
Na LAAD 2015 o pessoal do estande da Boeing afirmou que a FAB simplesmente não convidou a Boeing p/ ofertar F-15 (com radar AESA) no FX-2. Não foi problema de veto dos EUA.
Hoje vemos F-15 com radar APG-82 AESA operando x nem sabemos o andamento do radar AESA do Gripen NG.
RCJ, mesmo que tivesse ocorrido a oferta do F-15 no FX-2, a FAB não teria a menor condição financeira de operar um caça desse porte.
Dos caças ofertados no certame, o NG era, e é, o mais barato de operar e manter. A FAB, ciente de suas limitações e, conhecedora dos ciclos de altos e baixos no orçamento, optou por aquele que poderia operar.
Estimativa de hora-voo de cada um dos 22 Gripen E p/ a Suíça : US$24 mil. Para Eurofighter e Rafale : uns 50% a mais. Se for escolher só pelo critério de custo de hora-voo, então iriamos de somente A-29. Mas desempenho é fundamental p/ caça de supremacia aérea. F-15 c/ AESA tem um raio de combate fenomenal, é um caça pesado (classe de 30-40 ton. MTOW) que realmente consegue cobrir as longas distâncias do Brasil (EUA, etc). 1 F-15 em missão equivale a mais do que 1 caça leve p/ a mesma missão. P/ comparação, o F-5E tem raio… Read more »
RCJ, concordo que deveríamos ter. Assim como deveriamos ter escoltas de grande capacidade na MB e MBT’s de última geração no EB. Mas a distância entre dever ter e poder ter é muito grande. Para comprar, operar e manter caças da categoria de um F-15, toda a filosofia de entendimento de defesa, tanto por parte da sociedade como da classe política, deveria ser revista. Como todos sabemos, não se faz Defesa, com um mínimo de credibilidade, a partir de inprovisações ou se sacrificando uma área em detrimento de outra. Não há orçamento para FFAA modernas no Brasil. Mesmo com uma… Read more »
Inprovisações = improvisações
Queria que a FAB tivesse condições de operar uns dois esquadrões dessa máquina. Seria lindo de ver.
Discus2402, esse foi o dia da maior lorota já contada…
Já vi em um documentário, o bicho voando todo cambeta…
Foi bem contada, fotografada e filmada…
Sds
RCJ, baseado em quê você faz tal afirmação? Tu tens o link, pelo menos, para confirmar isto?!
Clésio, faço coro junto com o Flanker sobre por que seria lorota este fato. Desde já agradeço.
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Até mais!!! 😉
Wellington, eu falei de várias coisas. Sobre qual delas você quer fontes/links ?
Que tal sermos justos e compararmos as coisas corretamente ? A hora vôo oficial do Gripen, dito pela boca do próprio Saito, foi na faixa de US$ 7.000,00. Como é cediço, há vários critérios para se aferir o valor da hora vôo, mas não duvido que se chegue, por um critério total, nesse valor de US$ 24.000,00. Só que, por esse critério cheio, teríamos que ver o valor dos outros caças… Lembram que há pouco tempo foi postado aqui o valor da hora do Typhoon, de US$ 80.000,00 ? Então… Vi números do F-35 falando em US$ 55.000,00. Amigos, adotando… Read more »
A comparação feita Suíça em 2012 p/ custos de hora-voo totais (combustível+manutenção+pessoal) era com os mesmos critérios p/ Gripen E, Eurofighter e Rafale.
O custo da hora de vôo do GRIPEN NG NÃO É US$ 24,000. Não chega nem perto.
Rinaldo Nery 17 de agosto de 2017 at 16:56 Deve ficar na casa dos US$ 14.000,00, com tudo. Agora, US$ 80.000,00 para o Typhoon foi matéria esses dias (embora tenha mais a ver com particularidades do Tranch 1); o Cel. mesmo smj foi um que falou em mais de US$ 50.000,00 para o F-35; dados públicos citam o custo de mais de US$ 40.000,00 para o F-15 (não tem nada a ver com cartuchos e despesas extraordinárias em época de guerra, era o custo real mesmo); pelo mesmo critério que a FAB apurou US$ 7.000,00 para o Gripen (com um… Read more »
Melhor ter dois voando do que um na mão…
Pág. 15 do documento “O impacto da desativação do AT-26 Xavante na progressão operacional dos pilotos de caça da Força Aérea Brasileira” : http://www.aereo.jor.br/wp-content/uploads//2016/07/O-impacto-da-desativa%C3%A7%C3%A3o-do-AT-26-Xavante-na-progress%C3%A3o.pdf “Tabela 2 – Horas de voo extras e valores em dólares. VALOR DA HORA DE VOO (USD) A-1 11.752,57 F-5M 12.872,34 F-2000 18.872,09 Fonte: DIRMAB (28/JUN/2011)” Mirage 2000C/B é da categoria (peso, carga, etc) do Gripen C/D/E/F. Então se a FAB usar critérios semelhantes a desse relatório da DIRMAB de 2011, os custos de hora-voo de um caça leve seriam perto de US$20 mil. Esperar que Gripen E/F tenha custo menor que F-5EM/FM, AMX-M, ou mesmo… Read more »
Esse valor estimado a FAB e a SAAB já tem, mas não interessa divulgar. Se eu perguntar p Diretor do PAMASP (que será responsável pelo projeto), ou pro Presidente da COPAC saberei. Os custos do F-2000 estavam relacionados com o tipo de contrato que a FAB tinha com os franceses, onde o principal custo era a revisão dos motores, além de ser uma frota pequena. Na Arme de L’Air certamente o custo era menor.
Dados do mundo real sobre custos de operação : – JPY 40 bi/ano (US$359 mi/ano) para manter 42 F-35A japoneses, isso usando FMS. Dá US$8,55 mi/ano por F-35A em custos de manutenção, colocando 200 horas/ano por F-35A, daria US$42,7 mil/hora-voo de cada F-35A só com custos de manuteção. Para ter o custo completo de hora-voo, adicione custos de operação (combustível, lubricantes, pessoal, etc); – 15 Eurofighter T1 (Tranch 1) custam EUR 80 mi/ano para a Áustria, ou EUR 5,3 mi/ano cada Eurofighter (EUR 26,5-53 mil/hora-voo se voarem 200h-100h anuais). Na minha opinião, isso é de esperar para caça moderno bimotor… Read more »
Sim. Está correto.
“Reza a lenda” que os Israelenses perguntaram para a Boeing se o F-15 conseguiria voar sem uma asa.
Os engenheiros de lá responderam veementemente que não. Ai os israeli enviaram as fotos do ocorrido… Os engenheiros fizeram encucados, fizeram testes até em túnel de vento para saber como eles conseguiram tal “proeza”. Descobriram que as entradas de ar do F-15 a partir de certa velocidade davam sustentação a aeronave.
Para agregar discussões de custos de hora-vôo de aviões diversos. Esse assunto é bem complexo, tanto que aqui mostro algumas teses de mestrado sobre isso : Tese aplicada a F-16, PDF de 169 páginas : Analysis and Forecasting of Operating and Support costs for F-16 C/D, Aurel Cobianu, and Konrad Madej, June 2006 http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=3&cad=rja&ved=0CEAQFjAC&url=http%3A%2F%2Fwww.dtic.mil%2Fcgi-bin%2FGetTRDoc%3FAD%3DADA451410&ei=7OzBUonuLMKgkAfyuYGgAg&usg=AFQjCNEfIcwTkSB0clljb7opvZUYrflZCA&sig2=Bvk5qUJyJbcr5lccGAxZzA&bvm=bv.58187178,d.eW0 O F-16 C/D custava uns US$13-14 mil/hora-vôo em 2005 para a USAF. Tese sobre custo de hora-vôo de F-15, PDF de 103 páginas : Developing an Aggregate Marginal Cost Per Flying Hour Model for the U.S. Air Force’s F-15 Fighter Aircraft, Patrick D. Armstrong, Captain, USAF,… Read more »
O voo do F-15 sem asa ocorreu no Alaska. Foi tema de matéria no National Geographic, com fotos e videos. E entrevista do piloto. Colisão no ar em missão de combate aéreo.
Rinaldo Nery,
O F-15 do qual me referia era esse:
https://theaviationist.com/2014/09/15/f-15-lands-with-one-wing/
Esse foi o segundo caso, então. Não conhecia. Obrigado. Mais que provado que voa sem asa.
O melhor aparelho da boeing é herança da mcdonell douglas. Não o ofereceram pro fx-2 porque era estratégico manter a linha do super lobby funcionando, o que, de todo modo, se a orquinha atrasar mais um ano, irá acontecer (precisarão comprar mais super lobbys). O “novo” boeing, diferentemente do eagle, quando dropa a asa, dropa a aeronave. O eagle ainda é um benchmark pelo que fez no passado. Em um combate simétrico ar-ar (ainda que muito improvável), leva desvantagens em relação aos 3 delta-canards (muito mais discretos no radar que o F-15), e perde em porte, potência e RCS para… Read more »
Eu agradeço a quem postar um vídeo com o bichinho pousando sem a asa. O que eu já vi foi “defeitos especiais” num documentário, para ilustrar o que teria acontecido. . Flanker, respondendo a sua pergunta, pode muito bem ter acontecido um acidente no solo, colisão com algum objeto, como uma parede de hangar. Sabe como é, chefe de esquadrão, coisa e tal. Para abafar o caso, soltaram essa daí e pelo visto, tem gente que jura de pé junto que foi verdade, mesmo sem nenhuma prova… . Agora dizer que entrada de ar gera sustentação é uma coisa (as… Read more »
Esse comandante de Esquadrão é fera! Contratou o George Lucas pra não tomar uma cadeia…
Rinaldo, eu não quis dizer que contaram uma dessas para escapar de um inquérito militar. Agora, não é de hoje que pilotos “acrescentam” detalhes para tornar história mais suculenta, especialmente os de caça, que tem fama de ter ego grande.
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O que eu questiono é acreditar em estórias fantásticas sem nenhuma evidência sólida, apenas confiando na palavra do outro. Já vi documentários de pilotos militares veteranos contando “causos” que fazem mais do que levantar uma sobrancelha. Acredita quem quer.
O F-15 tem tail hook? Pensava que só caças navais tinham…
“Once he reached the air base, he lowered the tail hook, touched down at about 260 knots, which was twice the speed recommended for a standard landing, and managed to stop the plane about 10 meters before it engaged the Safeland Airfield Arrester Barrier.”
https://theaviationist.com/2014/09/15/f-15-lands-with-one-wing/
Bavaria Lion,
Muitos caças não-navais possuem tail hooks para uso em casos de emergência, quando, em bases que possuem cabos de retenção, eles possam enganchar. Nossos A-1 e F-5 possuem esses tipos de ganchos.