Lockheed nega notícia sobre transferência de tecnologia do F-16 para a Índia

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F-16 Block 70

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Uma notícia recente alegando que os EUA negaram tecnologias críticas do F-16 para o governo da Índia é falsa, afirmaram a USAF e o fabricante do F-16 Lockheed Martin

Nova Deli está à procura de um novo caça monomotor para recapitalizar a frota de velhos caças da Força Aérea Indiana. Notícia do site Defenseworld.net citou o Ministro de Estado da Índia para a Defesa dizendo que os EUA não concordaram em transferir tecnologia de produção do F-16 para a Índia. Mas um porta-voz da USAF e Lockheed confirmou ao FlightGlobal que a questão da transferência de tecnologia ainda está sendo coordenada.

Embora a Lockheed tenha anunciado planos para se associar à Tata Advanced Systems da Índia no show aéreo de Paris, a empresa teve o cuidado de caracterizar esta aliança como condicional. A Lockheed comprometeu-se a fabricar os Falcons Block 70 na Índia apenas se a empresa ganhar o contrato.

“Qualquer informe de mídia afirmando que os EUA negaram ou aprovaram a transferência da tecnologia do F-16 para a Índia simplesmente não é verdade”, diz Lockheed. “O governo da Índia ainda está determinando seus requisitos de avião de combate monomotor e as discussões de governo a governo entre a Índia e os EUA estão em andamento. Ainda não foram tomadas decisões sobre transferência de tecnologia”.

Uma porta-voz do Departamento de Estado dos EUA comentou as questões para a Lockheed.

“Como uma questão de política, não discutimos vendas de armas em potencial ou pendentes antes de serem notificadas ao Congresso”, diz a porta-voz.

Os rumores de que os EUA poderiam ter negado a transferência da tecnologia do F-16 para a Índia pareceram plausíveis, dado o registro do programa de transferências de tecnologia para compradores estrangeiros.

Em 2015, os EUA negaram o pedido da Coreia de transferências de tecnologia para o radar AESA, dispositivos eletro-ópticos de rastreamento de alvo, busca e rastreamento por infravermelho e de jammer para seu futuro caça KFX. Enquanto isso, a Coreia está pressionando por tecnologias menos sofisticadas para o jato, enquanto continua o desenvolvimento doméstico do AESA.

FONTE: FlightGlobal.com

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