Detalhes do caça chinês J-10B
Nestas fotos divulgadas na Internet, feitas na base aérea de Changchun Dafangshen na China, podemos ver vários detalhes do caça chinês Chengdu J-10B.
Observar o esmero da fabricação, os pods de guerra eletrônica (jammers) e o armamento.
Em relação ao J-10A, o J-10B tem entrada de ar redesenhada do tipo “diverterless supersonic inlet”, radar AESA, sensor IRST e novo sistema de guerra eletrônica. O caça emprega o motor AL-31FN M1.
Algumas fontes indicam que cerca de 400 caças J-10 já teriam sido produzidos, incluindo a versão J-10A.
??
O “Firebird” (designação da OTAN) foi o primeiro caça chinês a causar boa impressão para mim. Ao contrário dos projetos anteriores, ele é fotogênico em certos ângulos e conta com um motor moderno, ao contrário dos derivados do MiG-21 e do J-8 e JH-7.
É uma bela máquina.
Gostei do close dos sensores do sistema anemométrico. Tava discutindo com um colega esses dias que eu prefiro as tomadas distribuídas de acordo com o projeto aerodinâmico, ao invés dessa modinha dos “smart probes” que são um porre de calibrar, e de compensar via software as deficiências. Os chineses fizeram certo ao apresentar uma solução moderna com conceitos tradicionais (ao invés de baratear o projeto e compensar no SW como estão fazendo outros fabricantes)
Filho parecido com o Pai, feliz dia dos Pais a todos Foristas.
_______________________________
http://www.aereo.jor.br/2017/06/10/o-programa-lavi-2/
Uma boa opção para a Argentina.
Equivalente ao nosso Gripen em performance, só que custa o equivalente a 1/3 da etiqueta do sueco.
Negocio da China.
Sds.
J-10B e JF-17 são duas máquinas que eu arriscaria, se fosse o chefão de alguma Força Aérea mais modesta/descapitalizada. Eu só não tenho lá muita confiança é no armamento chinês. Se desse pra integrar Derby e Python, ficaria bacana. Comprava uns lotes pequenos de mísseis “made in china” só pra ir testando…..
Será que ja está com o AESA que gerou controvérsias? Segundo várias fontes o J-10B ja usa um radar AESA, algumas fontes até elogiam o fato de terem passado da tecnologia antiga para a AESA sem passar pela PESA. Mas existem controvérsias devido ao fato de terem divulgado em detalhes o radar do J-10A e até hoje não divulgarem nem o modelo deste radar AESA do J-10B. . Duas publicações especializadas em aeronaves chinesas, a sinodefence e a chinese-military-aviation dizem que: . J-10A: …is equipped with an indigenous Type 1473 fire-control radar featuring a mechanically slewed planar array antenna, capable… Read more »
Walfrido, se você pesquisar na Internet vai encontrar fotos em baixa resolução à distância do J-10 sem o radome, com o radar à mostra.
Alexandre Galante 12 de agosto de 2017 at 20:08
Walfrido, se você pesquisar na Internet vai encontrar fotos em baixa resolução à distância do J-10 sem o radome, com o radar à mostra.
.
Alexandre Galante, o que estas publicações dizem é justamente que apesar de estar sendo testado no J-10, o AESA ainda não estava em produção seriada.
Agora ja deve estar pronto, mas com relação ao modelo do J-10A houve divulgação de fotos e detalhes, no do J-10B realmente não houve interesse em mostrar detalhes.
Vou procurar esta foto e mais detalhes.
Boas as matérias. É bom sair do trivial.
Muitos rebites expostos por toda a fuselagem. Eles não devem se preocupar muito com aerodinâmica, já que quanto mais limpa a superfície, menor é o arrasto. Cópia barata do lendário F-16 Made In USA.
Esse pássaro me passa uma boa impressão. Nada contra algumas unidades desse bichinho por aqui!
Meu até especialista em rebites tem aqui, só falta agora dizer que é feito de madeira e papelão como Mig-25.
Melhor caça chinês!
A entrada de ar do motor tem uma forma que lembra muito o X-32.
Silva, pois é:
http://www.britmodeller.com/walkarounds/aircraft/f16/bm/b17.jpg
Um genuíno caça de 4,5 gen
É, os chinas não são nada bobinhos.
Acho esse caça bem feiosão. Não troco por nada com o Gripen E/F, que é o estado da arte 4++ em alta qualidade.
http://www.aereo.jor.br/2013/12/28/nao-e-um-aviao-para-assustar-mas-impoe-respeito/
Carlos Alberto Soares, na época eu não tinha visto este comentário sobre não assustar, mas causar respeito. Ficou engraçado o CMT da FAB dizer isso. . Outro dia alguem disse aqui que o Collor era contra aviação de bombardeio, para não causar problemas aos vizinhos, mas isto é bem mais antigo. Quando eu era Cadete Aviador em 1982 em uma aula um Capitão disse que bombardeiro é para atacar outros países, em guerra de conquista e esse não era o objetivo da FAB. Que não se bombardeia o próprio território. Sei que isso é controverso, mas deve expressar o que… Read more »
Dizem que toda a superfície desse caça é imantada para não perder um só parafuso…rsrsrsrs
Pois então Corsário, realmente é parece ser uma adaptação ao J-10, essa entrada de ar desenvolvida para o X-32. Vale lembrar que ambos são aeronaves com asas em delta.
Strobel, nosso comandante Japa Vila Rica já tava contaminado com a doutrina da esquerda. Já foi tarde.