Prefeitura de São Paulo e FAB assinam acordo para criação de museu no Campo de Marte
O Comando da Aeronáutica, por intermédio do Ministério da Defesa, assina nesta segunda-feira (07/08) um protocolo de intenções com a Prefeitura de São Paulo para a criação de um parque público e de um museu aeroespacial no Campo de Marte.
A formalização do protocolo prevê a cessão de uso de uma área a ser destinada ao uso público. O espaço tem cerca de 400 mil metros quadrados e corresponde a 20% da área total do Campo de Marte (em azul no mapa).
“O grande propósito, neste acordo com a Prefeitura de São Paulo, é o de usar essa área para o bem social. Por isso, o Comando da Aeronáutica sempre se mostrou favorável à cessão de uso com um produtivo encargo em contrapartida. Assim, o município edifica para a sociedade um museu aeroespacial. Não é um museu da FAB, nem de empresa pública ou particular. É um museu para a cidade, para o estado e para o país, gerando emprego e capacidades, assim como o novo parque, um dos maiores da região metropolitana”, explicou o Chefe do Gabinete do Comandante da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.
A expectativa é de que o parque possa ser utilizado para atividades esportivas, culturais e de recreação, além de receber a visita de moradores e turistas. Com cerca de 30 mil metros quadrados, o museu deverá contar com um grande acervo de aviões, fotos, publicações e relíquias da história da indústria e de personagens da aviação brasileira.
A previsão é de que a partir da assinatura do protocolo em, no máximo, 90 dias, haja a formalização do termo de cessão da área e o lançamento das pedras fundamentais do parque e do museu.
FONTE: FAB
Espero que tragam o Jahu, o Gloster Meteor que vi ainda quando havia o museu no Ibirapuera e claro, muito mais. Quem sabe uma boa parte do acervo do museu da TAM e um dia um dos primeiros F5 que forem desativados ….
Outro grande feito do Prefeito João Doria.
Aquela área era morta e o Campo de Marte merecia sair do buraco que está.
Parte dessa área em azul, é mata atlântica. Não pode assim sem mais nem menos ser posta abaixo.
Que notícia boa! Parabéns!
No RJ já deveriam há muito tempo ter realizado um acordo semelhante entre as FFAA e a prefeitura para a criação de um grande museu militar com direito a porta aviões na região do centro, estilo o uss hornet no Hudson.
OBS, Antônio, o museu dos Afonsos já tem f-5, é só emprestar o acervo.
Nem precisa esperar desativar F-5 em operação.
Tem F-5E ex-jordaniano sobrando agora, um deles até já virou monumento.
Pode até fazer uma passagem do tempo: pintar um com a camuflagem original de três tons do lote comprado novo nos anos 70, um com a camuflagem cinza de superioridade aérea que caracterizou os do esquadrão Pampa, comprados usados nos anos 80, e um com a camuflagem dos modernizados nos anos 2000.
Excelente iniciativa da prefeitura. Trabalham sério, sem preguiça. Se negociarem com o acervo da Tam, ficará padrão internacional
Nem tudo é flores neste acordo Prefeitura de São Paulo x FAB. A prefeitura quer desativar as operações de asa fixa no Campo de Marte. E a FAB disse que não permitirá. O que o “jestor” (isso mesmo, com “j”) João Dória não disse é para onde seriam transferidas as operações da asa fixa. Lembrando que o Aeroclube de São Paulo ali localizado forma pilotos desde 1931, incluindo a mim que me formei PP lá nos idos de 1980. . Vejo a região do Campo de Marte, Palácio de Exposições e Convenções do Anhembi, o hotel e até mesmo o… Read more »
Humm… Vamos ver se sai do papel para o museu mesmo…
Desculpe-me, mas só não entendi se o maravilhoso acervo do Museu da TAM irá pra lá. Ao menos a foto do Corsair que ilustra a matéria é desse museu.
Mauricio R. 4 de agosto de 2017 at 22:04
Concordo, é vegetação nativa – flora e fauna.
Toda aquela região da Braz Leme eram chacaras, banhados, lagoas, mata etc ….
Nadei e colhi muita fruta ali, faz tempo.
Sem querer polemizar mais este cara é o meu candidato à Presidência!!
Museu da TAM já para o Campo de Marte. Prefiro isso do que Condomínios residenciais que é o que as Construtoras queriam!!
Como o Guizmo ja citou acima, seria bom um acordo com a TAM para transferência do acervo, porque tenho visto alguns colocando aqui e em outros blogs a transferencia do acervo da TAM como algo certo ou abrigatório. Mas o acervo da TAM é particular e não público, depende do interessa deles em ter estas aeronaves transferidas para São Paulo, o brasileiro não gosta de pagar para visitar museus, eu me incluo nesta relação. Vamos ver se realmente sai e se for cobrado um ingresso e parte repassada a TAM pode interessar a eles, o acervo poderia ser comprado, mas… Read more »
É o primeiro passo para transformarem o campo de Marte em uma selva de pedra. Diversos prefeitos com o Haddad e o anterior já tentaram vender a área ou usá-la para estação do trem bala.
Gente sem visão, a cidade de São Paulo necessita mais aeroportos imediatamente. Salva o museu da TAM é uma prioridade, mas não precisam destruir uma coisa boa para construir outra. Construam o novo Museu numa área degradada, como a cracolândia.
Hora de endireitar esse país e Dória fez certo ao dar alguma utilidade ao Campo de Marte. Que se danem os “istas”
http://www.aereo.jor.br/2016/02/06/fab-quer-ceder-terreno-em-sao-paulo-para-receber-acervo-do-museu-da-tam/
Uma dúvida, em qual local da matéria diz que a área verde será desmatada? Pela imagem há diversos locais para a construção do museu, a área verde pode virar um bosque atrás do museu!
Não tem nada a ver com política ou siglas partidárias, é apenas uma ideia…transformam qualquer assunto em política, quanta paranóia, acho que daqui uns anos vão transformar até cirurgia médica em bandeira partidária.
Abraço!
TB Baptista, quando Ministro da Aeronáutica (foi o último ), tentou efetuar com a Infrazero uma permuta com a área utilizada pela FAB no Santos Dumont. Um dos itens era a construção, pela Infrazero, de um novo Musal em Jacarepagua. O acordo não foi p frente por recusa da Infrazero. Já postei várias vezes isso aqui.
Quem não sabe de nada fala mentiras. A mudança de uso das áreas do SDU foram permutadas por apartamentos(PNRs) construídos na Barra e na Ilha do Governador pela construtora PRESCON, conttratada pela DIRENG com recursos repassados pela Infraero. Procure a DIRENG (Diretoria de Engenharia da Aeronáutica) e peça informações. Não fale o que não sabes.
A área de mata não vai ser derrubada, vai virar Parque, e o aeroporto civil deve continuar lá, as instalações do PAMA-SP é que poderão virar museu.
O Ministério da Defesa ja perdeu a área para a Prefeitura em ultima instancia, então o que for negociado com o Prefeito Dória é lucro.
Estive na cerimônia de passagem de comando do CELOG e não ouvi essa história. Tem como postar a decisão judicial?
Pela foto aerea o Pama fica do outro lado….
RicardoFerreomodelismo, houve os esclarecimentos sim de para onde vão ser transferidas as operações de asa fixa “A previsão é que a aviação de asa fixa seja transferida para aeroportos instalados na região metropolitana, como o Catarina, localizado em São Roque, ou mesmo os aeroportos de Jundiaí e Sorocaba.” “O aeroporto movimenta atualmente pouco mais de 125.000 passageiros ao ano, em mais de 70 mil operações aéreas. ” E depois que bater o contrato não importa que mude de prefeito que o negócio já vai estar concretizado. RicardoFerreomodelismo disse: “Aí veremos mais do mesmo, como o Parque da Juventude, localizado bem… Read more »
Leio todos os comentários aqui e nenhum deles nos dá uma explicação plausível para que as aeronaves da asa fixa não possam continuar a operar ali. Nenhum deles me convence do contrário. Vou reforçar: não vejo motivos para que as aeronaves da asa não possam continuar a operar ali. . Fernando (Dragon44) 5 de agosto de 2017 at 22:52 tentou justificar: “diminuição do tráfego aéreo intenso sobre SP”. Então vamos fechar Congonhas (CGH). E Rio de Janeiro deveria fechar o Santos Dumont (SDU). E New York deveria fechar o La Guardia LGA) e Terteboro (TEB). E Londres deveria fechar o… Read more »
Onde escrevi acima:
“Vou reforçar: não vejo motivos para que as aeronaves da asa não possam continuar a operar ali.”
Leia-se:
“Vou reforçar: não vejo motivos para que as aeronaves da asa fixa não possam continuar a operar ali.”
Obrigado …
Uma pena não pensarem em uma pista mais longa em Marte com o deslocamento do eixo da pista e considerando a possibilidade de voos regionais. Talvez seja impossível ou difícil por conta do controle de tráfego.
Carecemos de museus, de instituições de preservação da memória, ainda mais a aeronáutica. Não sei se o local é o melhor, não conheço São Paulo o suficiente para sugerir outra área mas gostaria que Marte fosse melhor explorado como aeroporto.
E o Dória é fruto da mediocridade da classe política atual, o “jestor”, como citaram…
Rinaldo Nery, eu falei em ultima instancia, mas na verdade em 2011 a União perdeu pela segunda vez no STJ, agora que só resta ser salvo pelo STF, o que é improvável, é melhor buscar um acordo com saída honrosa no caso, sem esperar pela decisão final. No artigo da Folha indicado pelo Ricardoferreomodelismo é mostrado o histórico do Campo de Marte. . A história do terreno: Na Colonização Área era dos jesuítas, que a receberam da coroa portuguesa na época da divisão de sesmarias 1759 Terreno é confiscado pela coroa quando o ministro Marquês de Pombal expulsa jesuítas das… Read more »
Nossa…como qualquer assunto hoje em dia torna-se uma discussão política, divisionária de bens, pessoas e “uso final” das coisas. A história do copo “meio cheio para o time azul e meio vazio para o time vermelho” tomará conta também dos posts aqui inserídos? Espero que não…
Precisamos de aeroportos. Acabar com um importante em uma cidade também importante é retrocesso.
Os paulistanos saberiam dizer se uma instalação de um museu, considerando o tamanho do Asas de um Sonho [e até algo maior], de São Carlos, encontraria uma área possível no Ibirapuera?
Infelizmente um outro museu importante para a História da aviação nacional anda mal das pernas. O museu de Bebedouro foi reaberto a poucos meses mas ainda possui um futuro incerto e importante parte do acervo, incluindo aeronaves raras continuam ao relento.
http://airway.uol.com.br/museu-de-bebedouro-sera-reaberto-no-domingo-28/
Gustavo Gonçalves Borges 7 de agosto de 2017 at 12:50
Esse possui importantes aeronaves comerciais. Uma delas, um SAAB Scandia, que voou pela VASP, é único no mundo. Deveriam realizar um esforço em encampar este acervo no “futuro museu”.
Nos anos 80 quando o local do museu da TAM ainda funcionava como fábrica de tratores, a CBT, os cadetes do quarto ano da AFA acampavam na lateral da pista de pouso construida pela CBT, foi legal o acampamento com os T-27 operando pertinho.
A CBT funcionou de 1959 a 1995, era o maior fabricante de tratores da América Latina.
Vamos ver se vai em frente esta ideia de transferir seu acervo para São Paulo.
. https://m.youtube.com/watch?v=_foB9g-NRec
Walfrido Strobel 7 de agosto de 2017 at 14:00 Boa história, morei em São Carlos no final dos anos 80 e início dos 90. Há uma estória sobre um dos Pereira Lopes, família dona da CBT, antiga Clímax [geladeiras] e acionista da Tecumseh [fabricante de compressores] e doadora do terrenos onde hoje é a UFSCar. Havia [ou ainda há] em São Carlos, uma padaria chamada Perez, localizada no centro e próxima da avenida São Carlos. Segundo consta, oferecia um ótimo frango assado. A estória cita que um desses Pereira Lopes, talvez Ernesto, em uma de suas idas aos EUA em… Read more »
André Bueno, deviam ser meio excêntricos mesmo, mandaram construir uma pista asfaltada de 1460 x 30 metros só para seu uso nos anos 70, em 2001 a pista passou para o DAESP que administra as pistas do Estado de São Paulo e hoje é o aeroporto de São Carlos com pista aumentada para 1720 x 45m para poder receber aviões para o Centro Tecnológico da TAM que se instalou no local a mais de uma década, e da aviação comercial em geral. Agora existe uma proposta para aumentar para 3.000 x 60m, se vai ter $$$ é outra conversa. .… Read more »
o interior do estado respira aviação, vão colocar na capital? Lá eles menosprezam a aviação, em especial a militar. A aviação lá é vista somente como um meio de transporte que atrasa, nada além disso. infelizmente. Veja os portões abertos na capital vs eventos aéreos no interior de SP (incluindo os portões abertos da AFA)
Gustavo, mas São Paulo tem mais gente para ver o museu, o PAMA é perto do metrô e pode virar uma atração turistica, ja estive com meu filho no Rio e não levei ao Museu Aeronautico porque era muito na contramão.
Por Gustavo 7 de agosto de 2017 at 17:00: “O interior do estado respira aviação, vão colocar na capital? Lá eles menosprezam a aviação, em especial a militar. A aviação lá é vista somente como um meio de transporte que atrasa, nada além disso. infelizmente. Veja os portões abertos na capital vs eventos aéreos no interior de SP (incluindo os portões abertos da AFA)”. . Seus argumentos não condizem com a realidade. Se o público que aderiu aos “Portões Abertos” no Aeródromo de Marte diminuiu nos últimos anos não foi por falta de interesse deste, mas sim do pouco que… Read more »
Mais um motivo para este ano o Portões Abertos do Campo de Marte no próximo dia 20 de Agosto:
http://www.aereo.jor.br/2017/08/07/esquadrilha-da-fumaca-e-kc-390-estarao-no-domingo-aereo-do-campo-de-marte/
Notícias fresquinhas … mas creio que o Estadão está em crise e pagando mal seus redatores ou o tal do repórter/redator estava com muita pressa. Nada perdoável os erros na matéria, ainda mais em tempos de corretor automático de grafia e gramática (será que a coletiva com o prefeito foi tão ruim a ponto do repórter/redator tomar umas e outras antes ou depois dela???): – em português é “hangar”. “Angar” é o equivalente no idioma espanhol; – Campo de Marte e não “Campor” de Marte; – neste sábado e não “nesta” sábado. – o presidente veio a São Paulo e… Read more »
O encerramento das operações de asa fixa no Campo de Marte tem como maior interessado o grupo JHSF que construiu um aeroporto, o Catarina, em São Roque, às margens da Rodovia Castello Branco (60 km de SP). No mínimo, houve e há muito lobby sobre o prefeito atual e os anteriores para que ocorra o encerramento da operação de asas fixas ali. . De qualquer forma, que bom que ao menos parte do problema relativo ao Campo de Marte foi resolvido. Uma disputa com cerca de 60 anos que o lento e ineficiente Poder Judiciário, vergonhosamente, não teve coragem de… Read more »
Moro perto, realmente aeroportos no meio urbanos é complicado e perigoso, embora a historia do aeródromo que vem desde a revolução constitucionalista de 32 e faz parte da minha infância, mas deve desativa-lo! Tanto a 1 parte como a 2 e a 3 irá melhorar e super valorizar a região.
O Museu será privado isso é ótimo! Todo o acervo do RJ virá para cá inclusive o Mirage 2000B.
Além de todas as aeronaves do museu da TAM.
Parabéns a FAB e Prefeitura de SP acelerando SP 😀
Deveriam desapropriar boa parte do terreno no entorno de Marte com o intuito de ampliá-lo e torná-lo mais seguro aos aviões e aos moradores do entorno. Com a desapropriação o museu poderia ser instalado sem prejudicar o aeroporto e, consequentemente, a aviação. De onde viria o dinheiro? Da iniciativa privada, a mesma que quer o fim de Marte. Possivelmente encontrarão uma contrapartida a esta estúpida ideia de desativar um aeroporto!
André Bueno, inviável ampliar a pista do Campo de Marte, pois importantes avenidas passam pelos seus extremos (Brás Leme e Santos Dumont). Isso poderia ter sido feito muito tempo atrás (no século passado). Agora não. Parece-me que você está misturando as coisas. O museu não prejudica o aeroporto. Há bastante área “inútil” no local. O motivo para pedirem o término das operações de asa fixa não é a construção do museu, mas interesses em fomentar outro aeroporto (Catarina) e os pleitos da população local que não quer voos por ali em razão do risco de acidentes (eu sei que é… Read more »
Rafael Oliveira 8 de agosto de 2017 at 9:30
Eu exagerei de propósito, não conheço o local em detalhes mas sei que a minha “proposta” seria inviável.
Apenas não me conformo com situações de fechamento de aeroportos. Se o museu não irá ser obstáculo, que ao menos façam pressão para a asa fixa continuar.
Um grupo de empresários parece querer a desativação da asa fixa, não a iniciativa privada como um todo. Mas sei que em nada vai dar…
Por fim, como quase sempre, não há um debate mais sério e extenso sobre o assunto.
MAXILIANO MANCANO 8 de agosto de 2017 at 1:00 “O Museu será privado isso é ótimo! Todo o acervo do RJ virá para cá inclusive o Mirage 2000B. Além de todas as aeronaves do museu da TAM.” Fontes por favor … O pessoal da TAM já avisou que não vem se a pista for desativada. Muitas das aeronaves estão em condições de voo e o sonho antigo prevalece: vê-las voar !!! E sobre o acervo do RJ não ouvi nenhuma notícia sobre a desativação do MUSAL. Lidamos com fatos aqui Maxiliano Mancano. . MAXILIANO MANCANO 8 de agosto de 2017… Read more »
Rafael Oliveira, estas reclamações de moradores sobre os aeroportos é realmente ridícula, exemplo maior é o Aeroporto de Congonhas, esta foto é do início do aeroporto a 80 anos, agora aquele monte de gente que comprou imóveis no entorno diz que o aeroporto atrapalha. A uns 10 ou 15 anos uma empresa propôs a criação de uma linha Campo de Marte -Jaquarepaguá com aviões commuter(até 19 passageiros) como o Viking Twin Otter ou Dornier 228, mas no Rio de Janeiro moradores da Barra logo protestaram junto ao DAC. Os moradores da Barra seriam os maiores beneficiados com esta opção de… Read more »
Para se ver o exemplo de atuação do pessoal contra aeroportos, esta eram as alegações dos ecochatos.
. http://site1379129726.hospedagemdesites.ws/wp-content/uploads/2013/11/Katrina.jpg
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/construcao-de-parque-no-campo-de-marte-ameaca-clubes-de-varzea-da-zona-norte.ghtml
Excerto:
“Outra preocupação dos moradores da região são eventuais danos que podem ser causados ao meio-ambiente. Mas a Prefeitura garante que não irá alterar o ecossistema do local, que contém uma área com remanescentes da Mata Atlântica.
A Prefeitura não confirmou quando o parque deve ser aberto ao público, mas já tem autorização para fazer reformas no local. Doria garantiu ainda que o parque, assim como todos os outros da capital, será concessionado e gerido por uma instituição privada.”
O Sr. Dória não dá ponto sem nó!!!
Vamos ver até onde irá o entusiasmo …
Walfrido Strobel 8 de agosto de 2017 at 13:15 “Rafael Oliveira, estas reclamações de moradores sobre os aeroportos é realmente ridícula, exemplo maior é o Aeroporto de Congonhas, esta foto é do início do aeroporto a 80 anos, agora aquele monte de gente que comprou imóveis no entorno diz que o aeroporto atrapalha.” Walfrido Strobel, o mesmo se aplica a Guarulhos. Foto de Outubro de 1980m, época do início da construção do aeroporto: Fonte: http://www.aeroin.net/veja-fotos-nascimento-aeroporto-de-guarulhos/ . Hoje o entorno do sítio aeroportuário, que foi invadido, impede até a ampliação do aeroporto e construção da respectiva terceira pista. Fonte: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,imoveis-no-entorno-de-cumbica-impedem-construcao-de-3-pista,24459 .… Read more »
Ricardo, eu não tenho dúvidas quanto ao lobby, tanto que disse “no mínimo”. O que eu tentei encontrar e não achei é se a operação da asa fixa no Campo de Marte é rentável para a Infraero ou se dá prejuízo. Se bem que com a diminuição da aviação geral em Congonhas e sua migração para o Campo de Marte, acho difícil dar prejuízo (mas não impossível, já que é gerido pela Infraero). De fato, não existe almoço grátis. O que é ruim apenas se houver algo ilícito envolvido. Do contrátrio, é bom. Acho que Dória e Temer, com os… Read more »
Para esse novo museu doaria meu acervo particular do Estudo ” a Paleontologia do voo “”. mais de 750 exemplares fosseis que contam a historia da evolução das espécies ( da eubacteria-primeiro ser vivo da terra até o primeiro dinossauro que voou o Atcheopteris” . O estudo se baseia no sonho do homem alçar voo desde a fabula de Ícaro até o 14 Bis de Santos Dumond ” 54 anos de estudos e milhares de dolares empoeirados em caixas de sapato porque este páis não tem cultura eaté hoje não achei um lugar para montar um museu ou uma sala… Read more »