KC-390 na ‘lista de compras’ da FAP
Portugal vai investir cerca de 700 milhões de euros na compra de armamento e equipamento para as Forças Armadas. Quase metade destina-se à compra dos aviões KC-390, fabricado pela Embraer, numa parceria luso-brasileira
O objetivo do investimento de 700 milhões de euros, noticiado pelo “Jornal de Notícias”, é colocar algumas áreas das Forças Armadas a um nível semelhante aos dos aliados da NATO. É o maior número de programas de aquisição da Defesa nos últimos anos: 12 no total. Nove dos 12 programas já foram aprovados pelo atual ministro da Defesa, José Azeredo Lopes.
A maior fatia de investimento, no montante de 350 milhões de euros, destina-se à aquisição dos aviões cargueiros militares KC 390, uma aeronave fabricada pela brasileira Embraer, e que resulta de uma parceira luso-brasileira, com a participação da portuguesa OGMA. A aquisição do KC 390 ainda está em curso, apontado como o mais provável sucessor do C-130.
O investimento será feito também na aquisição de 167 blindados (60,9 milhões de euros), espingardas G3, drones, material de defesa antiaérea e deteção, rádios e sistemas de comando, e, entre outros, na construção dos novos patrulhas oceânicos (70 milhões de euros). Os rádios e sistemas de comando e os patrulhas oceânicos serão feitas por empresas portuguesas, respetivamente a EID e os estaleiros navais de Viana do Castelo.
Fontes citadas pelo “Jornal de Notícias” avançam que o mais urgente é programa de substituição das G3 e de outro armamento ligeiro.
Portugal foi notícia no final de junho por causa do roubo de material militar nos paióis nacionais de Tancos.
FONTE: Expresso
Espingarda G3…
bellíssimas imagens do KC 390 em Sydney, Austrália.
http://www.yssyforum.net/board/showthread.php?t=11551
Space Jockey, obrigado pelo link. Realmente belíssimas fotos!
Desses 350 milhões de dólares que Portugal pagará à Embraer, quanto serão os royalties destinados à FAB?
Encontrei a informação:
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“Para o cargueiro KC-390, ainda em desenvolvimento, segundo Crepaldi, foi acertado entre FAB e Embraer que até a 120ª aeronave entregue para terceiros haverá 3,1% de royalties. “A partir da 121ª cai para 2%.”
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O que daria $10.850.000 para a FAB, mas…
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“Estão isentos a FAB e os parceiros estratégicos do projeto: Portugal, República Tcheca e Argentina”.
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Não vai ser dessa vez!!!
Esse número de 350 milhões de euros por 5 aeronaves (que é o que foi informado anteriormente, com opção para mais uma) parece-me baixo, mesmo levando em conta que a Embraer trabalhará com preços inferiores ao C-130. Isso dá US$ 81,5 milhões por aeronave, que seria o preço básico. . Em reportagens na Nova Zelândia, falava-se em preço de US$ 120 milhões por aeronave, o que eu achei caro e provavelmente incorreto,mesmo considerando que incluiria tudo o que diz respeito à aeronave, equipamentos, treinamentos, sobressalentes, manutenção e etc. . Se confirmado esse valor, deverá haver contratos à parte de manutenção,… Read more »
tenho uma duvida: os aviões que serão entregues a FAB terão aquelas bandeiras dos países participantes do projeto pintadas na fuselagem como está nos protótipos?
Acho que não, ivo. Parece que é uma pintura apenas para os protótipos para evidenciarem o fato de que esses países participam do projeto.
Bom dia. Não sei se ja notaram ou ja foi comentado em outros posts mas a impressão que dá no vídeo do teste de paraquedismo do KC é que a porta lateral esquerda traseira se solta do trilho no final da subida. Era pra ser assim mesmo?
Li em algum lugar que o preço do KC390 ficaria entre USD 50/60 milhões…
wwolf22
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Não tem mágica nesse segmento. Uma aeronave desse porte e com essa complexidade custa o dobro disso.
São 04 aeronaves com contrato de manutenção, treinamento e peças. Imagino que seja o primeiro lote de outras aquisições vindouras.
Sds
Paulo Jorge, onde você viu essa informação do contrato, em especial, que são 4 aeronaves?
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E$ 350 milhões faz mais sentido, pois dá US$ 102 milhões por aeronave e gastos correlatos.
Wolf acredito que esse valor seja em euros, o que faria mais sentido
realmente, me equivoquei…
fiz uma rápida consulta na net, preço médio de USD 85 milhões…
Assinaram em 2009 e em 2015 entregaram o primeiro.
Qual a urgência disso?
Como galante falou, o preço é que é convidativo.
2 já foram. Faltam 10.
Poderiam usar como caças embarcados em terra. Ajudar os F5…
Se já se tem e se a modernização não for cara…
2 já foi. Faltam 10.
Mas que o governo precisa cortar gastos precisa…
Não entendi. O post foi para o lugar errado…
ha ha, o Nonato “drumiu” no teclado.
A Indonésia vai adquirir C-130J!!!!
Kkkkkkkkkkkkkkk
As fotos do post australiano ficaram showw… umas das melhores sequências do KC390…. quem puder, aprecie…vale a pena conferir o link acima no post do Space Jockey…..
Deu no site Alert 5 na segunda-feira, rolei de tanto rir!!!!
Bom dia
Concordo plenamente com esta aquisição do governo português.
É pena que não exista mais projetos como este, em cooperação entre os nossos países (Portugal e Brasil).
Como patrulhas, fragatas, armas ligeiras entre outros.
Parabéns para a equipa do Poder aéreo. Ótimo trabalho.
A informação mais importante, em relação ao sucesso do programa KC-390 esta na 6ª foto do link publicado por Space Jockey 25 de julho de 2017 at 1:03
“bellíssimas imagens do KC 390 em Sydney Austrália”
Trata-se da confirmação do uso do combustível Jet A-1. Querosene comercial de aviação, o que fará uma diferença incrível: equipamento militar usando combustível civil = SUCESSO. Resta apenas saber se o futuro F-39 usará este combustível, tal-qual o Gripen C.
Mauricio R. a matéria é sobre a venda do KC-390 para Portugal e não para a Indonésia, país pelo qual o KC-390 sequer se apresentou na gira internacional, para a sua infelicidade, essa venda para Portugal vai acontecer e eu vou rolar de rir imaginando do seu desgosto em ler o poder aéreo noticiar a assinatura desse acordo, mas claro que quando essa matéria sair, você não vai aparecer nos comentários
A venda do “+ um” a Portugal pelos valores citados nesta notícia, confirmará que a aeronave é muito mais cara que o C-130J, oferecendo um aumento mínimo na capacidade de transporte de carga (1,5 a 4,5 ton.). Além de a aeronave não embarcar nem em sonho os helicópteros AW-101 operados pela FAP. O mesmo se aplica ao NH-90. Nem a tão falada vantagem da velocidade é realmente uma vantagem pois por voar abaixo da altitude ideal, segregado dos transportadores de carga e passageiros civis, a aeronave está em realidade gastando mais combustível. Devido ao uso de Jet A-1 em seus… Read more »
Maurício R. é bem complicado dizer quanto custam as aeronaves, pois, em regra, não sabemos o que está incluso no contrato (aeronave, sobressalente, manutenção por x anos, etc). . Recentemente, saiu notícia na Reuters que a Alemanha pretende gastar E$ 900 milhões para comprar 6 C-130J. Isso dá E$ 150 milhões por aeronave ou US$ 161 milhões por aeronave. Ou seja muito mais que os valores divulgados acima para o KC-390, mesmo contando que sejam 4 aeronaves por E$ 350 milhões. Aliás, ainda que fossem 3 KC-390 ele ainda custaria mais barato. , Mesmo a notícia de compra de 2… Read more »
Nitrox 26 de julho de 2017 at 5:19 Brasil e Portugal sempre será parceria mutuamente vantajosa, não apenas neste programa KC-390, mas em outros produtos da Embraer, como já ocorre nos E2 e jatos executivos. Tenho lido já faz tempo que o país pretende substituir as “espingardas” G3, ocorre que o Brasil dispõe de um fuzil nacional que já começa a ser produzido em massa e já passou por todos os testes de emprego, sendo considerado aprovado, o IA2 da Imbel. Onde Portugal entraria nisso?? poderia equipar uma companhia ou um batalhão completo com esse armamento, nas duas versões, 5,56… Read more »
As compras de C-130 da Alemanha e da França listam E$110 milhões cada em infra, simuladores e treinamento. Assim o valor da compra alemã cairia de E$900 milhões para E$790 milhões. As células alemãs serão equipadas para missões de forças especiais, mais caros que a versão cargueiro padrão USAF. A compra francesa de 4 células pelo FMS está orçada em $355 milhões USD, de um máximo de $650 milhões USD e que envolveria mais aeronaves. Ao passo que 2 dos exemplares franceses são reabastecedores, o que também os torna mais caros. Pesam ainda no preço das aeronaves francesas equipamentos de… Read more »
de todas as notícias ruins que pairam em Pindorama , esta é uma notícia que me agrada e vejo com esperança à aquisição da FAB e venda desta aeronave para outros países. Torço e muito para que nada dê errado ou fique emperrado. Vai dar certo, isto é desenvolvimento.
Antonio de Sampaio 26 de julho de 2017 at 15:06.
Concordo plenamente.
O problema são os políticos daqui, a maioria pensa que o desenvolvimento é betão e alcatrão.
sem mais
A vida está cada vez mais complicada para os que torcem contra
Nitrox, tive que entrar no Google para descobrir o significado, em Portugal, das palavras betão e alcatrão rsrs. Aqui, a turma do betão e alcatrão, junto com o pessoal da carne, dominaram os políticos e saquearam os cofres públicos de forma desavergonhada por longos anos. Emplacaram uma Copa do Mundo e uma Olimpíadas só por causa das obras. Acho que mesmo com uma boa parte dessa turma presa ainda continuam extremamente influentes sobre os políticos brasileiros. . Sobre o Gripen para Portugal, o F-16 ainda tem vida longa na FAP (2030 e, se for modernizado novamente, talvez 2040). Então é… Read more »
rafael oliveira,nunca li tanta asneira junta. 1º-Portugal nunca organizou copa do mundo nenhuma,organizou sim um campeonato da europa de futebol e perdeu com a grecia na final 2º-Portugal nunca organizou olimpiadas nenhumas. 3º-se bem que na altura o sector do betão tinha muita força em Portugal actualmente a construção está parada. Quem realmente lançou o país no caos foi o sector financeiro com o estado a resgatar varios bancos no valor de dezenas de biliões de euros. A banca e alguns politicos corruptos entre eles um ex primeiro ministro arruinaram Portugal,mas de politicos corruptos vocês por aí também têm a… Read more »
João, Leu asneira porque não leu direito. 1 -Sou brasileiro e quando falo “aqui” no meu texto, falo do Brasil. Ou seja, o Brasil organizou Copa e Olimpíadas. 2 – No Brasil, concreto e asfalto não são chamados de betão e alcatrão. Por isso precisei pesquisar. 3- As empresas de construção ( Odebrecht, OAS, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão, Mendes Júnior, UTC, etc) e de carne (JBS) dominaram os políticos brasileiros – em Portugal, não sei dizer se são dominados e por quem. 4 – a compra realmente é boa para Portugal e, não sei se é possível, mas o KC-390… Read more »
Eu não estava a falar do que nos levou à crise, mas sim, do pensamento dominante num país em que o voto (fácil) é mais importante do que organiza-lo e torna-lo melhor.
Aqui também tem um comentário retido, ou sendo mastigado pelo dobermann.