Câmera IR do capacete do F-35B não funciona em noite sem Lua
O site Military.com informou em primeira mão na quarta-feira (19/7) que o capacete de US$ 400.000 do F-35B tem um grande problema: a câmera de visão noturna não funciona quando não há Lua, conforme um vídeo feito durante ensaios em voo ocorrido a bordo do navio de assalto anfíbio USS America em novembro.
O problema levará meses para ser consertado, disse o porta-voz do escritório conjunto do programa F-35, Joe DellaVedova. Espera-se que as soluções potenciais sejam testadas no próximo outono (a partir de outubro desse ano), disse ele.
Quando um piloto de testes de F-35B aterrissou no America durante uma noite sem lua em novembro ele não conseguiu ver o convés, então ele teve que adivinhar que estava acima do navio, informou o tenente-coronel Tom Fields, Diretor de ensaios em voo do programa do F-35 para o governo dos EUA.
O vídeo com o pouso noturno a bordo pode ser visto neste link aos 28 minutos e 30 segundos.
São tantos problemas que eu me pergunto se não é alguma estratégia de despistamento.
400mil Trumps pra um capacete mal feito.
Parece Brasil, mas é os EUA.
Uai! Tá fácil! Nas noites sem lua, é só acender uma vela no capacete!!!!! se for uma missão de longa duração! mais de duas horas, recomenda-se usar uma vela de sete dias
Olá. Ok, parece implicância, mas vamos lá: por que há tantos problemas relacionados ao F-35? Novas tecnologias, não completamente testadas, e unidas pela primeira vez numa mesma aeronave? Então, o período de maturação e testes deveria ter sido estendido. E o modelo ainda estaria na fase de protótipos. Má gestão e pressão para entrega dos primeiros modelos “operacionais”? Se isto é verdade (e parece ser uma das “verdades”), a LM deveria ter trabalhado melhor com os clientes. E os clientes deveriam ter interagido “melhor” com LM. Foi empregado um novo tipo de gestão/produção de aeronaves, com testes e adaptações sendo… Read more »
Sinistro o pouso. Fico imaginando uma situação como essa retornando do combate e com mar grosso como seria.
.
O vídeo é muito interessante. Pela movimentação do capacete e a descrição do narrador do vídeo vê-se que o piloto fica procurando referências à boreste que estejam fora do convoo. Ele encontra um par de geradores e sabendo da localização destes, pousa paralelamente a eles.
Tio Rosenweiss 21 de julho de 2017 at 13:29
Uai! Tá fácil! Nas noites sem lua, é só acender uma vela no capacete!!!!! se for uma missão de longa duração! mais de duas horas, recomenda-se usar uma vela de sete dias!!!
Kkkkkkkk… Muito boa Tio Rosenweiss… Muito boa!
Agora sim podemos dizer: lua me traiu…
Na boa, que avião zuado!
Maurício, o problema do F-35 são os próprios militares de alta patente americanos. Quem, em sã consciência, assina um contrato onde qualquer problema com o projeto sai do bolso do Pentágono? Onde é que a Lockheed vai ter motivação para fazer correto da primeira vez, quando o errado é o que paga mais? A Boeing pegou um contrato com o KC-X onde qualquer desvio ele paga multa. Inclusive já pagou mais de 2 bilhões de trumps em multas. Já a Lockheed embolsou bilhões em verba destinada a corrigir problemas que ela mesmo é responsável. . Depois, temos os oficiais que,… Read more »
á a Lockheed embolsou bilhões em verba destinada a corrigir problemas que ela mesmo é responsável.
.
Perguntaram para o Sprey: “… então pra que serve esta aeronave?”. E ele respondeu imediatamente: “para gastar dinheiro do contribuinte”.
No caso do Joint Strike Fighter, a Lockheed Martin recebeu responsabilidade quase total para o projeto, desenvolvimento, testes, introdução e produção. Nos velhos tempos, o Pentágono teria fornecido milhares de páginas de especificações. Para o Joint Strike Fighter, o Pentágono deu à Lockheed um pote de dinheiro e um esboço geral do que era esperado.
.
Mais em: Ele vai voar?
Mauricio_Silva 21 de julho de 2017 at 13:30
Acompanho o relator.
Olá Clésio Luiz, tudo bem?
Você citou dois aspectos bem relevantes: má gestão e corrupção.
Concordo com você.
SDS.
É até boa toda a publicidade em cima do F-35, ainda de contas tem gente que morre de raiva dus americanu mauvadu pelas limitações em TOT irrestrita.
Olha a grana e a complexidade pra fazer algo avançar… e depois vem Zé ruela destilar ódio ideológico pelas restrições a compartilhar.
Sds
Parece que a BAe tem um outro modelo capacete com as mesmas funcionalidades, e que funciona.
Sim, Zmun, existe essa alternativa, mas o programa descartou a produção de um segundo capacete porque aumentaria ainda mais os custos. Usaram a mesma desculpa para o motor. A GE deveria produzir um segundo motor, mas cortaram.
Eu acho que no fundo se trata de um capacete romântico…….sem a luz do luar não funciona!
No passado os sistemas Night Vision sempre tiveram o inconveniente de só funcionar ampliando a luz existente e não funcionavam em noites sem lua em locais muito escuros, pelo menos era assim no seu início, não sei como anda a evolução hoje.
Curiosidade: Vejam este vídeo comparando o sistema que simplesmente ampliam a luz existente versus imagens termais.
. https://m.youtube.com/watch?v=rAvnMYqj2c0
F35 devia ser apelidado de “o zicado”.
E por que tal problema acontece apenas com o F-35B? Estranho isso…..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
.
Repito, cuidado aos ufanistas afoitos em quererem comparar o F-39 com o F-35. É melhor aceitar que o Gripen E/F seja um 4ª geração, mas que funcione. rsrsrs
.
Até mais!!! 😉
Quem estiver achando ruim ligue na IAI em Israel e ofereçam soluções eles estão aceitando.
Boa Diogo.
HMS Tireless, acho que este problema só vai ser sentido no F-35B devido ao pouso vertical, no F-35A em pistas convecionais e no F-35C no pouso corrido na pista do Porta Aviões existem outras referencias como auxíluo visual para o pouso noturno.
“O problema levará meses para ser consertado, ” Isso muito provavelmente foi uma característica de projeto muito bem delimitada, estão é mudando das exigências, não é possível que não sabiam a desempenho dos censores que estavam montando.
É bem por aí Carcará! Quando o Pentágono sacou que não receberia os F-22 na quantidade esperada começou a querer acrescentar mais e mais itens ao F-35. E talvez esse aumento possa ter influido.
E cabe lembrar que o projeto alternativo de capacete foi suspenso.
Consta que o F-22 pode ter a sua produção reiniciada. Será que é devido a tudo o que ocorre com o F-35?
.
“O Comitê de Serviços Armados da Câmara está atualmente analisando um relatório secreto que solicitou no ano passado o reinício da produção do F-22 Raptor.”
http://www.aereo.jor.br/2017/06/21/congresso-dos-eua-considera-reiniciar-o-programa-f-22/
off topic …
por onde anda o KC-390? …
Normal.. Como é americano tem muita tecnologia inovadora envolvida, a intriga é por conta da transparência em todo projeto. O caça é a 8° maravilha do mundo.
Já se não fosse americano…
Rodrigo M 21 de julho de 2017 at 16:42
Rodrigo, na hipótese de não ser ocidental quando atrasa a mídia (estatal e corrupta) do país ainda diz que está dentro do cronograma e que o aparelho será o P* das galáxias. E tem gente ao sul do Rio Grande que acredita……
Eu simplesmente não acredito nisso. Simples assim! Sem falar que câmara IR é uma coisa e intensificador de imagem é outra bem diferente. Ou a câmera IR funciona ou não funciona, mas ela não depende da Lua nem de estrelas nem mesmo quando funciona. Diferente dos óculos de visão noturna que alguns pilotos utilizam que estes sim precisam da luz das estrelas ou da Lua. Ou a deficiência é na câmera de visão noturna (LLTV) do sistema EOTS? Se for no EOTS o piloto pode utilizar a câmera térmica do mesmo sistema EOTS ou o sistema DAS. Não me consta… Read more »
Câmera noturna é um termo genérico que pode significar qualquer coisa. No F-35 te dois sistemas que podem ser identificados como “câmeras noturnas” , o DAS que é baseado em imagens térmicas (e não depende nem da Lua, nem do Sol e nem das estrelas ou de cometas. rsrss) . E o EOTS, que tem uma câmera térmica de alta definição, uma câmera visual de alta definição (que de dia precisa da luz do Sol e de noite precisa da luz da Lua e das estrelas), um laser telemétrico e um laser marcador de alvos. Como redundância para a câmera… Read more »
Bosco 21 de julho de 2017 at 17:12 eu concordo contigo. Há sempre outras alternativas para visão IR, no próprio HUD é uma. A pergunta é: isso aconteceu como eles realmente estão dizendo, ou é “fake news”. Se um avião está cheio de problemas, os EUA tentam esconder sempre ao máximo (vide o F-111). Isso pode até ser verídico, mas sua divulgação está realmente estranha.
Bosco 21 de julho de 2017 at 17:12
Você matou a charada. Nós simplesmente desconhecemos os interesses envolvidos, que se matêm discretos, e temos acesso somete à resultante desses interesses. Como uma campanha difamatória. Acho que o F15 e Su27 também drenaram os cofres, e foram uma pesadelo de problemas no início.
Hawk
.
F-35 foi projetado para não ter HUD. Tudo vai no capacete.
.
E também não tem nada de fakenews. Olha a imagem de entrada do post e assista ao vídeo que eu postei o link. É bizarro pousar vertical e não enxergar o convés.
Juliano Bitencourt . Nisso você está correto. Hoje sabemos que o desenvolvimento do T-10 (pai do Su-27) realmente foi um desastre (na época era altamente classificado). Somente com a ajuda de um gênio chamado Simonov o projeto entrou nos eixos. Mesmo assim foram anos e anos de insucessos. Mas esses são os russos. Projetam aviões que levam anos para maturar. Veja o caso do PAK-FA. Até hoje não tem os motores definitivos e demorará para tê-los. . Mas mesmo para qualquer padrão a ser utilizado, o projeto do F-35 já gastou muito dinheiro e muito tempo, dando pouco resultado. Antigamente… Read more »
Esse f35 é feio, quadrado e monomotor e leva pouco armamento!
Sérgio Luis
.
Internamente ele realmente leva pouca coisa. Mas no total, incluindo o uso de cabides subalares, pode levar 8.000 kg.
Se fosse Russo ou China era lixo !!! Agora como é dos EUA não e verdade, ai é soda!!!
Meus caros, . só pra ficar bem claro para os iniciantes do Blog o F35 não é projetado para ganhar a supremacia aérea (apesar de ser apresentado como multi-função), e sim em suprimir o inimigo de forma mais eficiente com ataques aéreos de extrema precisão… . Mas, é interessante notar que no inicio do ano caças F-35 que participaram do exercício Red Flag, nos Estados Unidos de acordo com informações ganharam por 15 a 1 em combate aéreo contra os F-16 do esquadrão “agressor”, mas, logo veio o banho de água-fria na cabeça dos mais entusiasmados…na verdade isso ocorreu provavelmente… Read more »
Após uma pesquisada o que deve ter dado problema foi a câmera noturna (intensificadora de imagem) integrada ao capacete, que em tese é redundante pra quem tem um sistema como o DAS que projeta imagens no HMDS. Ela é essa luzinha azul no meio do capacete. https://www.rockwellcollins.com/-/media/Images/rc2016/marketing/F/F-35_HMD/F-35_helmet_close-up.ashx Fato é que essa câmera dando problema não impediria o F-35B de ver o convoo utilizando o DAS que teria sua imagem projetado no visor do capacete. Inclusive, essa ideia era “vendida” pelo fabricante que dizia que o F-35B por ter essa capacidade seria muito mais fácil de operar no modo VTOL que… Read more »
porque = por que
Neguinho sai sai lá do blog do Konner (A.K.A Plano Rússia) e vem aqui postar as mesmas imundices que está acostumado a usar naquele hospício. Mas vamos por parte: . – A suposição de que os F-35 teriam obtido o favorável score que obtiveram na Red Flag graças à ajuda dos F-22 foi tão patética que logo sumiu na poeira. Mas como no Plano Rússia o expediente é repetir uma mentira 10.000 vezes, acabam tentando fazer o mesmo por aqui. . No mais, em um combate futuro que oponha F-35 versus Su-35, não custa lembrar que o caça da LM… Read more »
Não gosto do uso excessivo de parafernalia em equipamentos.
O piloto não tem olhos?
O porta aviões não tem luzes?
Por que visão indireta por meio de câmeras, processadores de imagens e “visores” no capacete?
Qualquer problema o piloto fica cego… Não vê nada..
Seria como um carro fechado e equipado com câmeras externas. Se uma para de funcionar..
E quanto a pousos verticais em aviões tipo harrier
Como funciona?
Meus caros,.
.
me perdoem a indiscrição gostaria de disponibilizar aos amigos o LINK do site referente a informação dos abates feitos na ultima Red Flag ocorrida nos EUA pelos caças F 35. O site é o The Aviationist.
.
https://theaviationist.com/2017/02/05/f-35s-kill-ratio-with-aggressors-stands-at-151-during-red-flag-17-1-most-probably-thanks-to-the-supporting-f-22/
.
Mas, gostaria de passar mais alguns sites com tal informação se não conseguirem abrir o The Aviationist…..
.
Vai aqui o Aviationweek .
;
http://aviationweek.com/defense/f-35-dominates-red-flag-151-kill-rate
.
E também o Popularmechanics
.
http://www.popularmechanics.com/military/aviation/a25078/f-35-red-flag-war-games/
.
Obrigado
Os maiores problemas do F-35 são bem velhos, com mais de 60 anos e atendem pelos singelos nomes de Carlo Kopp do “ausairpower” e Bill Sweetman, editor da Aviation Week. Esse dois pegam no pé do coitado desse caça desde que foi anunciado o programa JSF. rsrssss De lá pra cá é só malhação. Aí essa dupla dinâmica encontrou um público cativo que tem orgasmos quando algum programa americano dá zica porque torcem contra o capitalismo mas como não conseguem viver longe dele, largar a boa vida e ir trabalhar numa ONG de voluntários combatendo a fome na Somália, fazem… Read more »
Guilherme Poggio
Se ele levar armamento externo a furtividade deixa ele como um de quarta geração para os radares!
Não vi nada sendo levado externamente no T50 e isso vindo dos russos não é atoa!
Outra coisa a furtividade só funciona ( na teoria ) com fuselagem limpa!
Sergio Luis,
O F-35A pode levar internamente tanta carga quanto a que está dependurada nesse Rafale: http://drop.ndtv.com/albums/NEWS/rafale_pics_resized/4c.jpg
Bosco, Respeito sua afirmação! Mas penso o seguinte! -Ele leva essas 6 GBU12 e mais nada(?) ao contrario do Rafale que por sua vez tem dois tanques de combustível e quatro misseis de médio e curto alcance. -Se ele não levar pendurado tanques externos não terá o raio de ação que o Rafale tem! Ou seja se ele quiser ter o alcance perderá a furtividade! – Se eu não estiver enganado o F35 limpo e leve perdeu em um combate aéreo simulado para um F16 (Pesado) com tanques combustíveis pendurado nas asas! – O F35 necessita de superioridade aérea total… Read more »
Só tenho uma dúvida : Alguém pode me dizer se existe alguma parte desse avião que NÃO deu problema ? E que exigiu / está exigindo muita $$$$$$ para ser corrigido ? Pode ser nas versões A, B e C ! Qualquer uma !
teste
Sergio 22/07 – 0:47 – Armamento para o F35: Há muitas configurações possíveis, poderá pesquisar. – Alcance: O F35A leva 8.382kg de combustível internamente com alcance de 2.220km / o Rafale leva 4.700kg com raio de ação 1.850km (ou 2.849km se usar 2 tanques conformais). Lembrando que a versão naval do F35 alcança 2.600km sem tanques conformais! – O F35 perdeu combate simulado para o F16: E mesmo assim 15 países, inclusive Israel estão comprando F35 e não o F16. – “O F35 necessita de superioridade aérea total no teatro onde atuará”: É você quem está dizendo isso. Um dos… Read more »
Sergio,
Quando disse “tanta carga quanto” me referi também ao combustível externo mostrado na foto do Rafale que postei.
Somente a capacidade interna de combustível do F-35A é de quase 9 t e rivaliza com a capacidade do combustível interno do Rafale somada aos 3 tanques externos de 2000 litros.
Já a carga de armas levadas intermante pelo F-35 é de 2,7 toneladas enquanto a configuração de armas da foto não passa de 2,5 t.
Um abraço.
Wfonseca,
8,3 kg e não “quase 9 t” como disse. Não havia visto seu comentário. rsrss
De qualquer forma é quase tanto quanto o combustível interno do Rafale (4,6 t) mais 3 tanques de 2000 litros (4,8 t) que somam 9,4 t. Diferença de 1,1 tonelada em prol do Rafale mas que com um incremento “monstro” do arrasto deve igualar as coisas em relação ao alcance.
O Fonseca! -Um caça como o F35 limpo não tem o “direito” de apanhar para um F16 pesado! – Veja quantos F16 Israel tem no seu inventário e quem é a espinha dorsal da Iaf ! – A tecnologia stealth do F35 é basicamente a mesma do F117 e se vc ler um pouco mais verá que o abate do F117 na guerra do Kossovo foi por um SA 3 Goa da década de 60 ! – Se o preço é igual ao do Rafael como vc afirma como fica as reduzidas encomendas dos seus citados 12 países sérios? É… Read more »