KF-X

Concepção do KF-X

A Coreia do Sul completará o projeto de seu próprio avião de combate avançado no primeiro semestre do próximo ano, juntamente com o desenvolvimento de um sistema de radar AESA para o projeto KF-X, informou na semana passada a agência de compras de armas do país.

A Coreia do Sul apresentou um plano na década de 2000 para substituir a frota de jatos F-4 e F-5 da Força Aérea e lançou formalmente o programa KF-X de 8,8 trilhões de wons (US$ 7,7 bilhões) no início de 2016. A Indonésia é um parceiro no programa, compartilhando 20% do custo total.

A Administração do Programa de Aquisição de Defesa visa completar o desenvolvimento da aeronave em 2026, com dois anos de operações de teste a seguir. Ela planeja produzir cerca de 120 caças KF-X.

“Estamos trabalhando no design da forma. Estará pronto em junho de 2018”, disse um funcionário da DAPA. “Será  o desenho final. Há poucas chances de mudança”.

A Coreia do Sul também está se concentrando no desenvolvimento de um radar AESA autóctone, um elemento central para o avião de combate stealth de geração 4.5. AESA significa radar de varredura eletrônica ativa.

Pesquisadores da Hanwha Systems verificam o primeiro protótipo de um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) para o caça KF-X no centro de pesquisa da empresa em Yongin, província de Gyeonggi. (Foto DAPA)

Em 2016, a estatal Agência de Desenvolvimento de Defesa (ADD), assinou um contrato com a Hanwha Thales, uma empresa de defesa local mais tarde renomeada Hanwha Systems, para a fabricação do radar. A ADD tem um acordo separado para assistência técnica da Elta Systems de Israel para testar um protótipo.

A Hanwha informou que produziu o primeiro protótipo do radar destinado a demonstrar se é capaz de prosseguir com o desenvolvimento de um sistema adequado para os novos caças KF-X.

A Coreia do Sul também está buscando comprar sistemas de armas importantes para a aeronave KF-X, especialmente para o combate aéreo, dos Estados Unidos ou da Europa.

Os EUA, no entanto, relutam em fornecer informações sobre algumas armas de alto perfil, disseram autoridades.

FONTE: The Korea Herald

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Kobáuca

Olhando o desenho assim meio que superficialmente… até parece que ele tem um pai!!!

Jeff

Mais um grande projeto que o Brasil poderia ter encarado e entrado em conjunto, botando dinheiro, desenvolvendo e fabricando por aqui.

Juliano Bitencourt

Jeff, vejo mais sentido, se for entrar em um programa de 5º Geracão, que seja no FS2020 da Saab, que já é parceira da FAB e Embraer com o F39. A indústria aeronáutica brasileira daria um salto tremendo. E da defesa aérea também.

Juliano Bitencourt

Precisaríamos do Comandante-em-Chefe e do parlamento certos.

Wilton Feitosa

Jeff, … tem que saber se os caras querem, né?

Walfrido Strobel

Na verdade conforme ja postei antes em detalhes, a Coreia queria ficar com 60% para mandar no projeto estavam sendo oferecidas duas cotas de 20%. Uma ficou com a Indonésia e outra ficaria com a Turquia, mas na ultima hora os turcos decidiram que só participariam se fosse com 40%, ficando a Coreia com 40%, porque queriam decidir no mesmo nível de igualdade. A Coreia do Sul não aceitou e preferiu assumir a quota ficando com 80% do projeto, andaram oferecendo mundo afora, mas o Brasil ja andava as voltas com sua compra de caça. Outro problema é que o… Read more »

Antonio de Sampaio

Walfrido Strobel 18 de julho de 2017 at 14:53

“”””””se o Brasil entresse teria que comprar 50 caças bimotores, não temos cacife para isso.”””
Por que acha isso??

Walfrido Strobel

Antonio de Sampaio, para comprar 36 caças foi uma novela, e escolhemos o Gripen por ser monomotor e mais barato de operar. . Quanto a demora não teria muito problema, a Coreia do Sul ofereceu vários F-5E para a Indonésia esperar o KFX, mas eles disseram que não precisavam e preferiram receber a doação dos 24 F-16C/D dos EUA e modernizar para esperar o KFX sem pressa. A compra dos Su-35 da Indonésia vai ser para repor os F-5E, não tem nada a ver com os KFX que vão repor primeiro os F-16A/B e depois os F-16C/D. . Na Indonésia… Read more »

Juliano Bitencourt

Walfrido Strobel 18 de julho de 2017 at 15:20
“Na Indonésia (…) tem mais de 100 engenheiros e técnicos da estatal PT-DI trabalhando na Coreia do Sul e um andar inteiro da PT-DI foi dedicado a equipe que trabalha nos desenhos das partes que ficaram a cargo da Indonésia.”
Gostaria de ver isso no caso do FS2020, com o Brasil sendo responsável por 50% do desenvolvimento. Sonho meu……ou quem sabe?

Antonio de Sampaio

Walfrido Strobel 18 de julho de 2017 at 15:20 O Brasil não escolheu o Gripen “””por ser monomotor e mais barato de operar.””” O Brasil escolheu o Gripen porque foi o único fabricante que se propôs a transferir tecnologia ao Brasil. Super Hornet ou Rafale, seria simplesmente “tchau e bença”, para muitos países, isso não interessa, já que não tem indústria aeronáutica alguma. Para que querem esse tipo de tecnologia??? Para um país como o Chile ou Colômbia por exemplo, não haveria problema, querem apenas o avião. Mas para o Brasil e seu projeto de buscar independência tecnológica isso é… Read more »

Walfrido Strobel

Interessante foi a forçada de barra e cara de pau da Indonésia na compra dos Su-35, depois muita negociação paraa a venda de poucos aviões a Rússia concordou em comprar 700 milhões de dólares em produtos indonésios, em especial borracha. Qualquer país teria aceito, os produtores de borravha natural se animaram com a ideia, os Indonésios forçaram mais a barra e apresentaram uma ultima exigência, que em vez de usar os 700 milhões para comprar a borracha eles usassem os 700 milhoes para construir uma fábrica de componentes de borracha para a industria da aviação na Indonésia e poderiam ja… Read more »

Silva

De país extremamente pobre, agrário e produtor de produtos primários, dividido e arrasado por conta da guerra nos anos 50, a Coréia do Sul em poucas décadas se industrializou e se desenvolveu e hoje é referência no mundo no desenvolvimento, produção e exportação de produtos e tecnologias de altíssimo nível e valor agregado. Parabéns aos sul coreanos por mostrarem que com seriedade e trabalho árduo o futuro é logo ali. Agora eu fico abismo com uma certa republiqueta bananeira sul americana que possui tudo o que os sul coreanos e diversos outros países do mundo não tem: território continental, clima… Read more »

Antonio de Sampaio

Esse avião é norte americano. Coreia do Sul não tem cacife para chegar nem perto de algo assim. Quem é a responsável??? é a KAI?? A KAI contratou engenheiros da Embraer que trabalharam no projeto do Emb-314 Super Tucano, pagando muito dinheiro, para dar uma ajuda no programa do KT-1, e agora já dão um salto desses??? O Congresso dos EUA não queria autorizar a participação e assistência tecnológica de empresas norte americanas neste programa, tenho a impressão que tudo aí é Lockheed Martin, o problema é que os interesses dos EUA naquela região, em manter Japão e Coreia do… Read more »

Walfrido Strobel

Juliano Bitencout, no Gripen a SAAB ja está fazendo isso, existem muitos engenheiros e tecnicos na Suécia e empresas brasileiras estão participando, pelo menos uma que eu saiba ja foi contratada para fazer os desenhos.
Em uma eventual participação no projeto de um quinta geração seria da mesma maneira.

Jr

Falando em Coreia do Sul e da KAI Aerospace(empresa que esta liderando esse projeto) mais especificamente, nessa semana esta no olho do furacão, o MP Coreano invadiu a sede e várias subsidiarias da KAI para recolher provas e conduzir coercitivamente vários de seus executivos por casos de corrupção, o seu presidente teve o passaporte confiscado e esta proibido de deixar o país, parece que eles estavam vendendo um helicóptero (Surion/parceria KAI e Airbus Helicopters) super faturado e bixado para as forças da Coreia do Sul. As ações da KAI desabaram mais de 11% na bolsa de Seul ontem e hoje… Read more »

Juliano Bitencourt

Walfrido Strobel, Deus te ouça!

Zmun

Existem povos melhores que outros, os coreanos são melhores que os brasileiros, são mais inteligentes, mas produtivos, mais disciplinados, planejam melhor. Essas história de que não existe cultura superior é coisa de esquerdista, aceita que dói menos. . Nós estamos no século XXI, o século do conhecimento. O século em que quem ganha dinheiro, mesmo, não é quem planta e colhe, mas sim quem fabricou as máquinas, quem melhorou as sementes, quem produziu os fertilizantes e os defensivos. . Muitos países nos ultrapassaram e muitos outros irão nos ultrapassar. Paraguai e Peru, por exemplo, estão fazendo a lição de casa,… Read more »

Jr

A Saab foi a melhor escolha para a FAB e a base industrial de defesa brasileira, para a FAB porque ela não poderia esperar até 2028/2029 para começar a operar um suposto caça de 4,5 geração e para a indústria, como disseram antes a Embraer já esta até conversando com a SAAB sobre um suposto sucessor para o Gripen que ao que tudo indica possivelmente seria um caça não tripulado. Fora empresas como a Akaer, AEL e outras que também estão sendo beneficiadas

Acho que um comentário meu ficou preso no anti-spam

Jr

Zmun, pois é, quando a moderação liberar um comentário meu retido, você vai ver que tem muitos sul coreanos que ganham dinheiro de um jeito bastante peculiar e semelhante com o que a gente vê por aqui em terras tropicais

Antonio de Sampaio

“”””Existem povos melhores que outros, os coreanos são melhores que os brasileiros, são mais inteligentes,””””
Sieg Heil !!!

Bardini
carcara_br

Como é bardini? não entendi nada do vídeo.
Sério que já vão utilizar um radar baseado em laser?

Agnelo

Antonio e Walfrido
Além da perda desta oportunidade, ainda temo a compra de mais F-5…
Ainda bem q a FAB prefere ficar sem, do que dar tiro na água, mas me ocorreu essa desgraça…

Bardini

“leidar” = radar. O sotaque é engraçado rsrsrs…
O vídeo basicamente cita as qualidades do radar ser AESA.

Andromeda1016

Reportagem de programa do ministério da defesa da Coreia que trata da apresentação do radar aos jornalistas. No trecho que vai de 0:26 segundos a 0:40 segundos mostra como o radar direciona as ondas em até 4 direções diferentes ao mesmo tempo (as manchas vermelhas são as ondas sendo emitidas). Algumas informações interessantes mencionadas na reportagem: 1) o radar tem mais de 1.000 antenas; 2) emissão das ondas em 120 graus de abertura; 3) esperam conseguir criar um radar equivalente aos radares europeus mas não tão bons quanto a dos gringos.

https://youtu.be/KGonVvLZKi8

Andromeda1016

Reportagem em inglês sobre apresentação do radar à imprensa coreana.

https://youtu.be/RUiuqzKMYCE

Bosco

Será que sou só eu ou mais alguém notou que o caça stealth leva os mísseis do lado de fora?

Marcos Alonso

Seria interessante se houvesse divulgação de dados técnicos/características da aeronave: capacidade de carga , alcance, empuxo seco, pós combustão, relação peso/empuxo, alcance radar, capacidade ecm, irst etc.
E o preco?

heli Queiroz

Caça stealth com armamento (pilones e trilhos lançadores) e tanques de combustivel sob as asas? Pode isso Arnaldo? Acho que a palavra certa seria caça com redução de RCS como o proprio Gripen que muitos criticam

Otto Lima

Bosco,

Assim como o F-22, o F-35 e, provavelmente, o Sukhoi PAK FA e os chineses J-18 e J-31, o KF-X prevê a instalação de pontos duros subalares para utilização em missões que não exijam furtividade.

Wellington Góes

Mas quê joça de avião de 5ª geração é esse, que não leva nenhum armamento em baias?! Não vai adiantar gastar bilhões de dólares numa aeronave apenas com linhas mais “suaves”, levando todos os armamentos sob às asas e dorço da aeronave. Isto aeronaves de 4ª geração já o são.

Wellington Góes

*”barriga” da aeronave.

Walfrido Strobel

Mas o KFX não é um 5° geração stealth, a KAI e a PT-DI sempre o definiram como um 4,5 Gen. com caracteristicas furtivas.
. http://www.janes.com/article/56161/korea-aerospace-industries-agrees-kfx-investment-deal-with-indonesia

Walfrido Strobel

A Coreia doSul e a Indonésia nunca disseram que o KFX era um stealth de 5° geração, eles sempre o definiram como um 4,5 gen. com caracteristicas furtivas, o 5° geração da Coreia do Sul é o F-35.
O KFX vai substituir o F-5E e o F-4 na Coreia do Sul e os F-16A/B/C/D na Indonésia.
. http://www.aofs.org/wp-content/uploads/2014/09/f35-korea.jpeg

Jr

Esse ai é o block1, se não me engano não tem baia interna, o block 2 é que terá baia interna e o block 3 é que teria uma furtividade semelhante ao f-35/f-22. Acho que os Coreanos resolveram fazer as coisas por etapas, seria muito difícil e caro projetar e construir um caça de 5 geração de uma vez só, ainda mais para um país que não tem experiência nenhuma em caças furtivos como a Coreia do Sul. Eles estão certos em fazer assim, mas depois que o escândalo de corrupção explodiu na cabeça da KAI semana passada, algumas pessoas… Read more »

andromeda1016

Walfrido,
Será mesmo um caça de 4.5 geração. Quinta geração é um pouco demais para os coreanos e eles sabem disso.
As baias internas para carregar mísseis estão previstas para serem introduzidas no avião na segunda fase do projeto (de um total de 3 fases) mas há rumores que talvez já sejam incorporadas na primeira fase. Faz sentido pois o projeto do avião foi desenvolvido desde o início contemplando o espaço das baias e a KAI já tem experiência de projetar as baias pois participou do projeto de desenvolvimento do “Silent Eagle” junto com a Boeing.

andromeda1016

Jr. Não vejo possibilidade do projeto KFX ser cancelado, mesmo com o escândalo mencionado por dois motivos: 1) Já existem compromissos assumidos com o projeto que bem o mal começou há mais de 10 anos atrás e durante este tempo todo foram criados e desenvolvidos muitos equipamentos e sistemas que serão incorporados no avião, ou seja, já foi investido muito sobre este projeto e chegou num estágio que fica difícil voltar atrás. Existem muitos interesses econômicos sobre ele. 2) O projeto KFX foi criado pelos políticos de esquerda do país que são favoráveis à Coreía do Norte e China e… Read more »

Walfrido Strobel

Estes escandalos de corrupção afetam pouco as empresas em países mais sérios, geram muita publicidade aos procuradores e juizes, algumas prisões que acabam convertidas em prisão domiciliar e fim. Na Alemanha a Siemens ja foi envolvida em vários escandalos, até no Metrô de São Paulo ja confessaram ter pago suborno, e os alemães sempre na mesma linha, os dirigentes rapidamente confessam e pedem desculpas, as empresas recebem uma multa com os dirigentes sendo condenados rapidamente a penas pequenas que acabam sendo convertidas em prisão domiciliar porque eles não tem a menor intenção de prejudicar as grandes empresas que geram milhares… Read more »

Walfrido Strobel

A KAI viaja em projeto de terceira fase e a Força Aérea tem pressa para repor os F-5 e F-4, o KFX ainda vai ter o desenho da primeira fase concluido em 2018, se atrasar mais a Força Aérea ja ameaçou diminuir o número de KFX e pedir para a KAI fabricar mais KF-16 atualizado , o KF-16 foi o F-16C/D Block 52 fabricado sob licença, ja fabricaram 140 unidades a alguns anos.
Vejam este vídeo dos F-5E deles, interessante divulgarem isso com o pessoal trabalhando neste ambiente de informalidade, mas com seriedade.
. https://m.youtube.com/watch?v=1bPQfj6NpAo

Walfrido Strobel

O vídeo que postei acima não abre mais, aqui está outro com imagens e nûmeros da Caça da Coreia do Sul.
. https://m.youtube.com/watch?v=yJXptrEIb2Y