Eurofighter Typhoon

O primeiro disparo de míssil ar-superfície Brimstone da MBDA por um Eurofighter Typhoon foi concluído com sucesso, como parte do trabalho de desenvolvimento em andamento para melhorar significativamente a capacidade da aeronave. O ensaio faz parte do trabalho para integrar o pacote P3E (Enhanced Phase 3 Enhancement) para o Typhoon, que também fornecerá mais atualizações do sistema de sensores e de missão.

O pacote P3E faz parte do Project Centurion — o programa para assegurar uma transição suave das capacidades do Tornado GR4 para o Typhoon para a Royal Air Force.

O IPH do Reino Unido (Aeronave de Produção Instrumentada) 6 Typhoon realizou o lançamento com o apoio do Ministério da Defesa do Reino Unido, MBDA, QinetiQ, Eurofighter GmbH e as empresas parceiras Eurofighter – Airbus e Leonardo. Ele foi projetado para testar a separação da arma Brimstone de alta precisão quando é lançada. No total, serão realizados nove disparos para expandir as capacidades de lançamento e alcance.

O disparo inicial segue a conclusão de uma série de cerca de 40 testes de voo no início deste ano, alguns deles realizados ao lado de pilotos do Esquadrão 41 (R) da Royal Air Force — o Esquadrão de Teste e Avaliação — em uma abordagem de Equipe de Teste Combinada.

MBDA Brimstone

Volker Paltzo, CEO da Eurofighter Jagdflugzeug GmbH, disse: “A conclusão bem-sucedida deste teste é um passo importante para a integração da arma na aeronave. A Brimstone fornecerá ao piloto do Typhoon a capacidade de atacar precisamente alvos rápidos no alcance, aprimorando ainda mais os já potentes recursos ar-superfície da aeronave”.

Andy Flynn, Eurofighter Capability Delivery Director da BAE Systems, acrescentou: “Através do trabalho dedicado de nossas equipes, e com o apoio de nossos parceiros, conseguimos alcançar esse marco em um curto espaço de tempo. Agora continuaremos trabalhando ao lado da Royal Air Force e de nossas empresas parceiras em uma abordagem conjunta para garantir que possamos entregar este pacote de aprimoramentos ao serviço”.

Andy Bradford, Diretor de integração do Typhoon da MBDA, disse: “Este primeiro disparo é um importante marco para os programas Brimstone e Typhoon. A Brimstone e o Typhoon fornecerão à Royal Air Force e outras nações que operam o Eurofighter uma capacidade de ataque mundial além de 2040.”

O teste bem sucedido segue a conclusão no início deste ano do programa de ensaios de voo para a arma ar-superfície da MBDA Storm Shadow e o míssil ar-ar MBDA Meteor ‘além do alcance visual’. Os testes operacionais e a avaliação dessas capacidades estão em curso com a Royal Air Force antes da entrada em serviço em 2018.

FONTE: BAE Systems

Subscribe
Notify of
guest

22 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments