Gripen é favorito na Áustria para substituir Typhoon

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Saab JAS 39C Gripen

Eurofighter da Áustria

O Eurofighter é uma das aeronaves de combate mais modernas do mundo, mas ainda tem uma má reputação na Áustria. Por causa de subornos de cerca de 100 milhões de euros alegadamente pagos, o Typhoon não está sujeito apenas a um comitê de investigação parlamentar, mas também caiu em desgraça com o ministro da Defesa, Hans Peter Doskozil.

De acordo com o Ministério da Defesa, isso se deve principalmente aos altos custos operacionais, estimados em cerca de 80 milhões de euros por ano. De acordo com a informação do Kurier, parece que os 15 Eurofighters, que custaram 1,6 bilhão de euros, poderiam ser retirados do céu austríaco após apenas dez anos de uso.

Alguns meses atrás, a Doskozil criou um comitê de especialistas de 30 integrantes para procurar aviões de combate alternativos. O resultado, que está sendo estritamente cumprido pelos militares, deve ser anunciado na próxima sexta-feira.

É claro que foram necessárias 16 aeronaves para monitorar o espaço aéreo austríaco. Foi simplesmente excluído que outro país da UE pudesse garantir o espaço aéreo austríaco. Como um país neutro, a Áustria não podia entrar em tal dependência.

Caças Gripen

O favorito é da Suécia

Embora os militares estejam sendo muito discretos, os sinais foram vazados, sugerindo que uma mudança para o Saab Gripen é recomendada pela Comissão. Um “déjà-vu” para a Áustria, como na busca de um sucessor do Saab Draken em 2003, quando o Gripen perdeu para o Eurofighter.

O Gripen (Saab JAS 39), está disponível como monoposto e biposto e aparece sempre nos rankings dos melhores aviões de combate multifunção do mundo. Os aviões da versão C/D usados ​​podem estar disponíveis. No entanto, a Saab apresentou recentemente a nova versão “Super Gripen” E/F, que é mais capaz e mais cara do que a sua antecessora.

Mas o Eurofighter não é o único problema. O segundo tipo de aeronave operado pela Força Aérea Austríaca, o lento treinador a jato Saab 105, só pode ser usado até 2020. Por enquanto, eles estão sendo usados ​​de forma intercambiável com o Eurofighter por razões de custo.

Se o Saab 105 for substituído, o especialista militar Georg Mader — o correspondente austríaco para a Jane’s Defense — disse que existem várias opções. O M-346 (ou o sucessor M-345) da empresa italiana de armamentos Leonardo, que já voou, é uma possibilidade, o Aero L-159 da República Tcheca, um avião de combate leve e o ​​outro é o BAE britânico Hawk Advanced Jet Trainer. O F-16 muito usado pelos EUA, por outro lado, é difícil de conseguir.

Uma questão interessante permanece: o que acontecerá com os Eurofighters? Uma revenda é considerada legalmente difícil, mas concebível, por especialistas em defesa. Ou poderia haver um comprador para as máquinas.

FONTEVienna Kurier / COLABOROU:  Manuel Flávio

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