Tela do aplicativo Flightradar: KC-390 seguindo para o Cairo

O cargueiro Embraer KC-390 seguiu para o Egito e no momento em que digitamos essas linhas estava prestes a pousar no Cairo.

Em 28 de junho, o KC-390 pousou no aeródromo de Alverca, região metropolitana de Lisboa, após um longo voo que começou na Namíbia (Sul da África). O avião participou das comemorações do 65º aniversário da Força Aérea Portuguesa (FAP).

O KC-390  matrícula PT-ZNJ está realizando uma turnê mundial de demonstração. A aeronave já passou pela Suécia, França (Le Bourget 2017), Irlanda e Namíbia. A aeronave ainda deve visitar outros países no Oriente Médio, Ásia e a Oceania.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Dias

O KC-390 ia ficar muito bonito com uma pintura desert…

Antonio de Sampaio

Deve ser apenas escala, ou há informações de algum interesse??? no Egito já são18 horas, creio que devem pernoitar no Cairo.

Capoeira

Egito é só parada para reabastecimento, como fez antes quando visitou Dubai.

Matheus Ugraita

Voou muito pouco pra pernoitar no Cairo, acho que deve fazer mais uma pernada

Ederson Joner

Não encontro imagens das comemorações da FAP neste final de semana, “kd as fotos e vídeos na internet”? Eu acreditava que iria bombar imagens de formação com os F-16 e tudo mais, mas nada até agora…

Walfrido Strobel

Roberto Santana, este povo se acostuma a estar longe de casa.
Conheço uma Tenente da FAB de Recife que é casada com um Oficial de Máquinas da Marinha Mercante que faz a rota para a Ásia, ele passa muito mais tempo viajando do que em casa.

André Bueno

A Wikipedia cita o recebimento de dois C-130J em 2019.

Felipe Morais

Roberto, com certeza a saudade bate. Fora o cansaço. Mas deve estar sendo gratificante pousar e decolar o KC390 pelo mundo todo.

kfir

foto kc 390 escoltado por dois f 16 em portugal
https://flic.kr/p/V6J9hC

Bueno
Capoeira

Acabou de decolar do Cairo.

Clésio Luiz

Ele fez escala no Cairo e decolou em direção ao leste, em direção à Arábia Saudita.

André Bueno

Sobrevoando a Jordânia mas ainda em direção ao território saudita.

Wellington Góes

Teria sido uma boa se tivessem tido um tempo para fazer uma demonstração. O Egito tem buscado diminuir sua dependência de equipamentos vindos diretamente dos EUA. Mesmo tendo alguns Hércules, eles poderiam completar sua frota com um avião de transporte de outro fabricante, vai que cola?!?!

André Bueno

Aparentemente rumando para Riade.

PRAEFECTUS

Meus caros,

de acordo com informações há possibilidade concreta de a Embraer fechar vendas na península Escandinava…

Grato.

André Bueno

Apesar de recém nascido, a aeronave possui qualidades que ainda serão desenvolvidas. Em disputas que considerassem apenas os números, a tecnicidade, a qualidade da aeronave ante a cenários, ele certamente muitas dessas disputas. Mas entre as variáveis a o fator político, ou melhor, influência política, e essa variável muitas vezes derruba o lado técnico. Aguardemos.

Antonio de Sampaio

Portugal, Suécia, República Checa, Irlanda pintando como surpresa e há quem fale até na Alemanha.
Ainda bem que todos esses países estão localizados às margens do Rio Mekong e tem o budismo como religião principal.
Não se emenda mesmo.

André Bueno

Infelizmente a Alemanha não deverá ser cliente:

Germany plans to buy six Lockheed C-130J aircraft for 900 million euros

—————————————————

Germany may buy as many as six C-130Js

André Bueno

Aproximando-se de Riade e cruzando a 31000ft. Penso que deverá rumar para os Emirados Árabes.

Antonio de Sampaio

André Bueno 3 de julho de 2017 at 16:13 Eu sei, mas o problema da Alemanha é que as vendas do KC-390 favorecem sua indústria, e eles comprando, de forma direta se favorecem, e dão moral a outras vendas. Quanto a essa compra, creio que é compartilhada com a França, algo como usar os mesmos meios, acaba se tornado mais barato, não digo agora, mas quem sabe no futuro. Também falo de Alemanha, pois isso foi publicado num jornal do grupo Globo, supostamente atribuído a uma fonte da Embraer. Notou que Portugal está comprando com simulador?? Portugal é OTAN e… Read more »

André Bueno

Antonio, eu espero que venda. Mas não depende de nós.
————–
Realmente, parece que o destino será Riade.

Antonio de Sampaio

André Bueno 3 de julho de 2017 at 16:19
Deve ser Riade. Veja que ele está baixando muito, deve fazer o contorno para pegar o sentido de pouso na pista.
Vai fazer a curva e pousar em Riade para uma visita aos nossos irmãos árabes.

Jr

Acho muito difícil que a Alemanha compre o KC-390, quem deu esse pitaco do KC-390 por lá foi o ministro da economia, justamente usando o argumento que o mesmo poderia ser mais barato que o Hércules e que tinha a indústria nacional alemã envolvida no projeto, os militares da força aérea alemã ficaram em silêncio, chegaram a visitar o KC-390 em Farnborough no ano passado e depois disse nada falaram, sequer convidaram a Embraer para fazer uma demonstração em solo alemão e agora saiu essa possível compra dos C-130j para usarem juntos com os C-130j que os franceses compraram. Na… Read more »

Antonio de Sampaio

Fazendo a curva agora, 10.00 pés, 500 km/h.
Riade mesmo… creio que deve rolar um voo de testes amanhã.

Ederson Joner

Pousou agora…

Lucas Henrique

Acho que pousou.

Lucas Henrique

Creio que tenha pousado em Al Kharj.

Antonio de Sampaio

Ederson Joner 3 de julho de 2017 at 17:03
Não consegui acompanhar. Pousou?

Rafael Oliveira

Pousou na Base Aérea “Príncipe Sultão”, em Al Kharj.
Nessa base fica a Asa 6 da Real Força Aérea da Arábia Saudita, seguindo a wikipedia:

No. 18 Squadron RSAF with the Boeing E-3 Sentry Airborne Warning and Control System (AWACS) surveillance aircraft.
No. 19 Squadron RSAF with the Beech Model 350 Super King Air and the Boeing RE-3A signals intelligence aircraft
No. 23 Squadron RSAF with the Boeing KE-3A airborne refueller
No. 24 Squadron RSAF with the Airbus A330-203 MRTT and the Airbus A330-243 MRTT
No. 32 Squadron RSAF with the Lockheed KC-130H Hercules
Facilities[edit]

Walfrido Strobel

Cuidado gente, esse negócio de perseguir os KC-390 vai virar obsessão.
https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTfQKuVs0at5YUGRdfCYSfSEbVJWUoB8zK1bPnNS-zpwVLx4hH5

Matheus Ugraita

Cada um com sua obsessão, não é mesmo?

Rafael Oliveira

Walfrido, nas viagens internacionais é interessante acompanhar, aprende-se ou lembra-se de algumas informações geográficas e militares. Por exemplo, ele pousou em uma base militar saudita dedicada à aviação de transporte. Base essa que foi amplamente usada pelos EUA, antes da “mudança” de suas aeronaves para a base no Catar.
.
Agora se ficar vendo os sobrevoos sobre o interior do estado de São Paulo aí tem que procurar tratamento mesmo rsrs.

Pedro L

Ederson Joner
Aqui está o post da FAP, das fotos do air show da comemoração do 65.º da FAP em Castelo Branco onde consta a demonstração do KC-390 escoltado por dois F-16.
http://www.emfa.pt/www/noticia-1461-international-airshow-pinta-os-ceus-de-castelo-branco

Pedro Lopes

Imagens do KC-390 no site da FAP, 65.º aniversário em Castelo Branco.
http://www.emfa.pt/www/noticia-1461-international-airshow-pinta-os-ceus-de-castelo-branco

Walfrido Strobel

Matheus e Rafael, concordo plenamente, enquanto não ficar vidrado nos toques e arremetidas na fábrica da Embraer e esquartejando gente e colocando em uma mala, cada um que curta suas obsessões. …….

Rafael Oliveira

Os saudosistas que me perdoem, mas essa nova identidade visual da Força Aérea Portuguesa (águia) ficou espetacular!!!
Ela pode ser vista no link colado pelo Pedro Lopes.
Mais detalhes:
http://www.emfa.pt/www/noticia-1384-forca-aerea-tem-nova-identidade-visual

José Lemos filho

Olá pessoal!!! Fiquei fora do ar por alguns dias , vou pedir ajuda aí dos universitários, sobre a pernada longa da Namíbia à Portugal, ouve ou não, parada para reabastecer??

LucianoSR71

Caro Pedro Lopes, obrigado pelo link. Uma pergunta : o Chipmunk ainda continua na ativa na FAP ? Abs.

Rommelqe

Caro Roberto, obrigado pelo link das 18:41. Uma curiosidade: alguem saberia dizer por que a rampa de carga estava semi-aberta?

Walfrido Strobel

LucianoSR71, eles ainda voam 7 Chipmunk Mk20 remotorizados dos mais de sessenta que tiveram, li que os Cadetes voam menos de 10 horas nele como voo de iniciação, como teste vocacional e depois vão continuar a instrução elementar, que nós chamamos de primária, no Épsilon. Eles até poderiam aposentar o Chipmunk destes voos da instrução elementar e fazer toda esta fase no Épsilon, mas ainda precisariam dele como rebocador de planador. A instrução deles tem estes 3 Esquadrões: Esquadra 802 “Águias” – efectua os estágios de selecção de voo aos candidatos à AFA e ministra a instrução elementar em aviões… Read more »

Nonato

O preocupante da obsessão é mandar posts a cada minuto dizendo olha, está perto de Riad. Parece que vai para Riad. Outro: é baixou um pouquinho…
Outro: parece que é Riad mesmo. Ou será que vão pernoitar?
Outro: ah, passou de Riad, mas está a 10.000 pés? Será que não vão para o Catar?
Em resumo: por que não esperam o bicho pousar logo para ver o destino em vez de postar minuto a minuto?
?