Brasil junta-se ao grupo de usuários do Gripen
Durante o recente Paris Air Show, membros do Gripen User Group reuniram-se em Paris em 20 de junho para adicionar o Brasil como seu mais novo membro.
O Gripen User Group é composto por representantes de países que operam o caça Gripen. Antes do Brasil, a última inclusão no grupo foi a Tailândia, em 2010. O Gripen Users Group realiza uma conferência semestral para compartilhar as experiências dos participantes em voar o caça. O Grupo compartilha informações, e as discussões giram em torno das questões operacionais, de manutenção, logística, engenharia e segurança do Gripen.
O Grupo de Usuários também conduz o “Lion Effort” — um exercício tático com o objetivo de melhorar a interoperabilidade entre os países que operam o Gripen. A Hungria acolherá o “Lion Effort” em 2018.
FONTE: Gripenblogs.com
Suécia (país fabricante), África do Sul (26 unidades que não voam por falta de din-din), República Tcheca, Hungria, Tailândia e agora Brasil. Sem dúvida é um “timeco”.
mesmo os usuários não sendo grande coisa o fator avião é que importa.
Brasil foi adicionado ao grupo do Whatsapp! Agora pode receber fotos e vídeos exclusivos do grupo rsrs
Sei que olhando assim parece pouca coisa!!!
Mas da realidade em que estamos, ou estávamos
Sim, isso é muito, mas muito melhor
“Ah” esses países não tem representatividade nenhuma no seminário mundial”””….
Quantas vezes o Brasil teve oportunidades parecidas de inclusão, de troca de conhecimento, intercâmbio operacional, tendo um caça de ponta???
“Ah” ainda não tem…. sim, não tem, mas vai ter!!!
Os gripen vão chegar!!!
E agora está mais perto do que nunca esteve!!!
Cada notícia desta me dá mais certeza que foi a escolha lógica, mais certa e adequada para nossa forca aérea…
Kkkkkk grupo do whatsapp…….muito boa
O grupo existe para troca de informações. Não é uma coalizão pra invadir a Coréia do Norte, tampouco encerrar o conflito na Síria. Poderia ser composto por Somália, Suriname e Myanmar. Qual é o problema?
Em 2008 representei a FAB no Erieye Users Group, e foi muito proveitoso. Dessa reunião saíram os requisitos para a modernização do sistema.
A MB participa do grupo de operadores do SuperLynx. Assim que entrou pode desfrutar de soluções para problemas que ainda viriam a ocorrer com a frota brasileira e trouxe soluções para antigos problemas que outros operadores não tinha descoberto.
Participar de um grupo desses é aquela velha máxima que duas cabeças pensam melhor do que uma. Ou que o sábio é aquele que aprende com erro dos outros.
Queria eu que houvesse um grupo sério desses para alguns dos equipamentos da minha atual área de trabalho.
O brasileiro e a velha síndrome do vira-lata.
Kobáuca 30 de junho de 2017 at 20:41
Melhor ainda, o Brasil vai ser representado pela FAB e como voce disse, com um caça de ponta. Não tem perigo de fazer feio.
Puxa que bom!! O gordinho poderá dormir tranquilo que a Fab não o tem na mira!
Melhor escolha para quem carece de recursos. Faz frente a qualquer avião de 4° geração, talvez excluindo apenas Rafale, F-18Sh e Su-35. Mas em nossa realidade, e considerando missões de paz, não temos chance de ter que enfrentar tais caças. Mesmo porque é difícil mandarmos caças para qualquer operação, quanto mais de paz.
Pessoal temos que ficar felizes e orgulhosos por em breve sermos usuários do sistema Gripen, muita gente fica desfazendo do avião, que ao meu ver é um excelente avião já nas versões C/D e que certamente será muito melhor nas versões E/F, claro que o Brasil poderia ser usuário do F-35, F-15, SU-35 e SU-50 (em breve), mas todos nós sabemos que nosso país não liga a mínima para defesa, e cabe a nós de algum modo ajudar a melhorar esse entendimento mesmo que de forma diminuta perante nossos círculos sociais, para que em um futuro nossos filhos e netos… Read more »
Obrigado mais uma vez Rinaldo, salvou o dia!!! Tem algumas pessoas aqui que poderiam nos poupar e ir comentar no G1
Só uma correção : não existe mais R-99A e R-99B desde 2004. Agora é E-99 e R-99.
Por falar em R-99, sr Rinaldo, o mesmo anda trabalhando muito esses dias. Voltando ao tópico, muito bom fazer parte desse grupo, realmente um salto muito grande que estamos dando.
Um caça de primeira linha. Muitos recursos tecnológicos. Uma das forças aéreas nais profissionais e competentes do mundo, com um centro técnico capaz de projetar uma aeronave que atenda suas necessidades dentro dos parcos recursos, e ainda pode levar para outros paises. Respeito é bom e todo mundo gosta.
A poderosa Marinha Brasileira vai encomendar quantos Sea Gripens para operarem em seu Ultrapoderoso NAe São Paulo. Alguem sabe quantos? se a MB desistir de operar ele em seu NAe tenho uma ideia ainda melhor, desenvolver uma versão de V/STOL para operar nas nossas temiveis corvetas barroso.
Alguem avisa ai pro Almirantado Brasileiro da minha ideia por favor
Matheus Vinicius 1 de julho de 2017 at 14:55
Ta zuando ne !? O NAe Sao Paulo não é mais operado….
Pessoal desmerece demais as coisas… A escolha pelo Gripen foi excelente. Claro que ocorreram erros, mas dentro do padrão Brasil de qualidade, a coisa foi bem conduzida. . Com relação aos outros usuários, os sul-africanos têm grande experiência em combate real, eles sabem o que funciona e o que não funciona; os suecos nem precisa apresentar; os europeus do leste podem contribuir com uma visão de quem já operou na filosofia soviética; os tailandeses uma força aérea enxuta, mas bem equipada, sem falar no teatro deles que é bem diferente do nosso, podem ajudar também. . A FAB teve que… Read more »
Excelente avião para a realidade brasileira
Chega a dar na paciência certo tipo de crítica….
Nosso caça é o Gripen, ponto. Ficar reclamando do avião a cada linha de noticia, blog ou mesmo de zapzap, e muitas das vezes sem nenhuma razão ou conhecimento algum, só faz quem quer aprender algo ou debater construtivamente perder tempo…
Em relação a F-5 e A-1, o Gripen é um grande avanço e a FAB merece uma aeronave moderna.
Por fim, engana-se mujito quem acha que conhecimento só está nos EUA e companhia. Como muito bem nos lembrou o colega Zmum, existe muito a aprender com os integrantes do grupo.
Cel. Nery,
Bom dia,
Sabe me dizer se os radares do E-99 são compatíveis com o Link BR ou somente após a modernização, que parece estar suspensa é que ficariam compatíveis?
Outra coisa, o F-39 já virá com o Link BR ou ficará para um momento posterior?
Obrigado
Obrigado pela correção Rinaldo Nery, gostaria de saber caso seja possível se nossos E-99 e R-99 possuem uma suíte defensiva no estado da arte, digamos, além de CHAFF/FLARE e RWR, possuem algum tipo de sistema de interferência eletrônica e decoys rebocados etc? Podendo assim evitar mísseis SAM, BVR e IR? Quanto ao que muita gente comenta sobre o Gripen E ser inferior ao F-18 e outros 4,5 geração, não creio nisso, pois além de ter excelente eletrônica embarcada (ao menos é o que foi proposto), o Gripen é muito ágil e por ser menor creio leva vantagem no combate contra… Read more »
Zmun 1 de julho de 2017 at 17:44
Excelente comentário. Só os pontos doutrinários que você levantou dá 6 meses de estudo e TODOS eles corroboram a sua visão. Parabéns.
Zmun, infelizmente aquela leva de excelentes pilotos Sul Africanos com larga experiência em combate nas guerras travadas pela SAAF na década e setenta e oitenta, ou já estão na companhia do homem do pala branco, outros estão na bengala e alguns que ainda poderiam ajudar foram expurgados por questões políticas. A escolha do NG foi a época a saída a “Sueca” para não precisar ser entubado pelo Rafale, ou ainda para que o desgoverno Brasil cancelasse e fizesse um compra direta dos Russos a lá MI35, que todos conhecem o “meios operandi” da gang. Nada contra a anv Sueca, mas… Read more »
Juarez, os homens vão, mas as ideias ficam, já dizia o ditado. Uma doutrina não morre quando morrem os pilotos, o legado permanece. A USAF, assim como a RAF, por exemplo, ainda usa aprendizados colhidos duranta a WWI. Imagina os sul africanos que combateram “ontem”. . Eu discordo da visão de que o Gripen era a alternativa que sobrou. Para o governo petista, talvez, mas para a FAB não. Desde os anos 90 a FAB vinha namorando um a possibilidade de operar uma versão do Gripen com maior alcance. . Com relação ao andamento do projeto, aí sim eu concordo.… Read more »
Pessoal tirando onda, mas a realidade é simples: País grande, de terceiro mundo, e que precisava de um caça barato para comprar e operar.
O Brasil, é tão evoluido que os caças do país ainda são Teco Teco ST
O Link BR continua caminhando, e já sendo testado com sucesso em aeronaves da MB e do EB. Ainda não está concluído. É um trabalho complexo, e ninguém ensina ninguém a fazer data link. Faz parte da modernização dos E-99, bem como a instalação da suíte de auto defesa. Não haverá decoy rebocado. Inicialmente, não foi instalada nas aeronaves porque o Projeto SIVAM deveria ter um “vies” civil para que o financiamento fosse aprovado pelo EXXIMBANK.
Sabe por que o país vai conseguir desenvolver um projeto dessa magnitude e no espaço temporal que a FAB necessita? Porque o “BNDES” sueco vai bancar o programa até a entrega do primeiro de série. Simples. O primeiro real a entrar na conta da Saab só vai ser beeem lá pra frente… Os programas da FAB costumam atrasar única e simplesmente pelos cortes feitos na verba da defesa. E, como todos sabem, ninguém é relógio pra trabalhar de graça. Portanto, basta observar o histórico da Embraer, que em 40 anos passou de projetista de fundo de quintal à terceira maior… Read more »
(TJLopes) isto e muito triste realmente, certos comentários infantis e ofensivos ao pais, nada de contributivo, da ate tristeza ler certos cometários imuteis fora do contexto técnico do assunto, alem de serem desagregador …
Os caras aqui, de tão criticos chegam a ser mais azedos que limão de vespera. São maiw negativos que imagem de raio X
Prezado Zmun, na verdade, foi justamente para a FAB que o Ng sobrou, era ele, ou ganhar um enfeite de hangar chamado Rafale. Eu, particularmente, mesmo não concordando, entre os dois prefiro o Gripen.
Quanto a manutenção do conhecimento pelos sul Africanos, com todo respeito vou divergir, a continuidade da doutrina depende muiiiito das PESSOAS, e quando elas se vão, sem dar continuidade ao processo, lamentavelmente a doutrina morre com elas, já vimos isto por aqui.
A SAAF aprendeu isto de forma dolorosa, pagando um preço que quase lhe custou a inoperabilidade.
G abraço