C-97 Brasília faz pouso forçado no Galeão
Um avião C-97 Brasília da FAB fez um pouso forçado na Base Aérea do Galeão no Rio de Janeiro às 21h21 de sábado.
O C-97 tinha decolado para uma missão de treinamento da Base Aérea de Santa Cruz às 18h40, quando colidiu com um animal e avariou a perna esquerda do trem de pouso principal.
Após voar tempo suficiente para gastar o combustível conforme o procedimento de segurança, o Brasília pousou e acabou saindo da pista, mas os tripulantes não sofreram ferimentos.
Prejuízo danado por conta de uma capivara, pobrezinho do animal que sem ter nada a ver com isso, morreu.
Menos mal que ninguém se feriu.
Salve,
Imagina se é um F5 ou A1?
Outra coisa…. O C97 não tem sistema de alijamento de combustível?? tem que voar para gastar mesmo?
É vergonhoso um animal ter acesso a pista, independente de existir alguma reserva por perto, incrível uma base operar aeronaves de milhões de dólares e não fazer um cerca.
Vcs sabem se não foi uma ave?? E o sistema de alijamento só existe em aeronaves de grande porte, nem o 737 tem pelo que li. O procedimento e este mesmo, gastar até acabar.
Todas as forças aéreas ao redor do mundo tem problemas com animais silvestres dentro das bases. Não somos exceção nisso.
O importante é que o pouso foi bem feito e não houveram feridos.
Marco Claro 25 de junho de 2017 at 22:18
Salve,
Imagina se é um F5 ou A1?
Caro Marco Claro, aconteceu na metade da decada de 80, um uma vaca adentrou na pista da BACO e um F 5 do 14 no pouso literalmente cortou a dita cuja em dois.
Pequenos danos no nariz e como o dono da vaca não se apresentou, fizemos um churrasco bagual.
G abraço
Graças a Deus não houve vítimas fatais além do animalzinho. E graças a Deus não foi um caça.
Um ATR da Azul atropelou um javali em Passo Fundo. Isso acontece até nos EUA. Na Florida atropelaram um jacaré recentemente.
Posso estar enganado, mas acho que perigo maior são as colisões no ar com aves, já que você não tem o “luxo” de estar no solo com o trem baixo e o com os motores funcionando.