O primeiro protótipo do FC-31 voou em 2012, mas só foi apresentado ao público em 2014

Shenyang J-31 (FC-31)

A China está determinada a explorar o mercado de aviões militares das nações desenvolvidas com o caça furtivo FC-31 (J-31) feito no país, disse o projetista-chefe do avião nesta segunda-feira.

Lin Peng, do Instituto Shenyang de Design e Pesquisa de Aeronaves da Aviation Industry Corp da China (AVIC), disse ao China Daily em entrevista exclusiva que o FC-31 recebeu muita atenção de potenciais compradores estrangeiros.

A AVIC possui um modelo do FC-31 em exibição no 52º Internacional Paris Air Show, que abriu na segunda-feira no aeroporto Paris-Le Bourget. Esta foi a primeira vez que a gigante de aeronaves estatal trouxe seu último avião de combate secreto para um show aéreo ocidental e a segunda vez para o FC-31 é exibido em uma exposição estrangeira. O primeiro foi no 14º Dubai Airshow nos Emirados Árabes Unidos em novembro de 2015.

“Nós nos esforçaremos para usar o avião de combate de quinta geração para conquistar uma fatia no mercado de aviões militares das nações desenvolvidas”, disse ele.

Lin disse que a aparição do FC-31 em Paris tem como objetivo demonstrar as capacidades da China na pesquisa e desenvolvimento de aviões militares avançados e para permitir que os potenciais compradores conheçam mais sobre o avião para que eles possam se comunicar “em profundidade” com a AVIC sobre o avião de combate.

Maquete do FC-31 exposta no Paris Air Show

O FC-31 ainda não está em produção, mas essas aparições destinam-se a gerar interesse que poderá levar a vendas.

O show aéreo, que se acredita ser o maior e mais influente desse tipo no mundo, também é uma ótima ocasião para que o caça de produção chinesa possa competir com seus homólogos, acrescentou o designer.

O FC-31 foi apresentado em outubro de 2012 como um avião de combate bimotor e de evasão de radar. Naquele momento, o primeiro protótipo fez o seu primeiro voo, tornando-se o segundo caça de quinta geração do país, após o J-20, que fez seu primeiro voo em janeiro de 2011. A Força Aérea do Exército Popular de Libertação já começou a receber exemplares do J-20.

Lin disse que o FC-31 possui alta capacidade de sobrevivência, uma baixa assinatura de radar, contramedidas eletrônicas superiores, grande capacidade de informação, percepção de situação situacional e capacidade de combate além do alcance visual.

A aeronave tem uma grande baia de armas e vários pontos duros externos que são capazes de transportar mísseis ar-ar e armas ar-terra, chinesas ou estrangeiras, disse ele.

As especificações da AVIC dizem que o FC-31 tem um peso máximo de decolagem de 25 toneladas métricas, um alcance de combate de 1.200 km e uma velocidade máxima de Mach 1.8 ou 2.205 quilômetros por hora. Pode transportar 8 toneladas métricas de armas e tem uma vida de serviço projetada de até 30 anos.

Fu Qianshao, especialista em aeronaves da Força Aérea da China, espera que o preço do avião seja de cerca de US$ 70 milhões, cerca de metade do Lockheed Martin F-35 Lightning II dos Estados Unidos, que é o único avião de combate de quinta geração disponível no mercado e que os EUA vendem apenas para aliados.

Li Yuhai, vice-gerente geral da AVIC, disse anteriormente a jornalistas que a AVIC planeja usar o FC-31 para “pôr fim aos monopólios de algumas nações em aviões combate de quinta geração” e este avião “pode ​​competir com qualquer outra aeronave do tipo”.

FONTE: China Daily

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