Paris Air Show: jato de treinamento Leonardo M-345

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Leonardo M-345

O jato Aermacchi M-345 High Efficiency Trainer (HET), que completou o primeiro voo em dezembro de 2016, marcou sua estreia pública no Le Bourget/Paris Air Show deste ano.

O novo treinador de pilotos militares foi projetado para fornecer todo o programa de treinamento, incluindo o voo básico até missões avançadas.

Considerado como um treinador de preços acessíveis, a Leonardo diz que a aquisição e custos de ciclo de vida do M-345 são comparáveis ​​aos dos treinadores turboélice, mas apresenta desempenho superior.

A estrutura com fatores de carga de limite de +7/-3,5 g, tem uma vida de fadiga de 15.000 horas de voo e faz uso extensivo de compósitos. A aeronave é projetada com requisitos de manutenção simples e está equipada com um Health Usage and Monitoring System (HUMS) para reduzir os custos operacionais e do ciclo de vida.

A aviônica baseia-se na mais recente experiência do M-346 Advanced Jet Trainer e combina com os padrões dos últimos jatos de combate. O glass cockpit possui controles HOTAS (Hands On Throttle-and-Stick), Head-Up Display (HUD), repetidor HUD no cockpit traseiro, três displays de 3,5 “x 7” LCD touch screen multifunção (MFD), Datalink em tempo real e o Embedded Tactical Training Simulation system (ETTS).

O ETTS permite que o M-345 ofereça todo o espectro de funções simuladas de treinamento em voo e pode simular um cenário tático (mapa digital com ameaças e alvos), Forças Geradas por Computador realistas (amigo e inimigo), sensores integrados (como Radar de controle de tiro multimodo, pod de designação de alvos e contramedidas eletrônicas ativas/passivas).

Além do treinamento do piloto, o M-345 possui capacidades de combate secundárias e pode ser configurado para ataques terrestres, de combate aéreo e de reconhecimento. Pode transportar uma carga útil de 1.000 kg sob seus 4 pilones nas asas. Dois destes são pilones molhados capazes de transportar tanques de combustível externos de 265 litros cada.

O M-345 é alimentado por um único turbopropulsor Williams FJ44-4M-34 sem pós-queimador com 1.540 kg/3.400 lbs de empuxo máximo. O motor equipado com controle de voo digital FADEC tem baixo consumo de combustível e maior confiabilidade.

O cockpit está equipado com dois assentos de ejeção zero-zero Martin Baker Mk.IT16D que melhoram a segurança do voo. A eficiência operacional é assegurada por um único ponto de reabastecimento de pressão e sistemas de geração de oxigênio a bordo (OBOGS), que reduzem consideravelmente a equipe de apoio no solo.

Dois tanques de combustível internos não pressurizados carregam 700 kg de combustível que dão um alcance de translado de 760 milhas náuticas (1.410 km), que pode ser estendido para 980 milhas náuticas (1.815 km) com os dois tanques externos.

Com uma envergadura de 8,47 m e um comprimento de 9,85 m, o treinador de dois assentos geralmente tem um peso de descolagem de 3.300 kg (7.275 lb), enquanto o peso máximo de descolagem é de 4.500 kg (9.920 lb).

Pode atingir uma velocidade máxima de 400 nós (741 km/h) e pode operar até uma altitude de 40,000 pés.

O programa foi lançado oficialmente em junho de 2013 destinado a substituir a atual frota de treinadores MB.339A da Força Aérea Italiana, também reequipando a sua famosa equipe de acrobacias “Frecce Tricolori”.

A Força Aérea Italiana já encomendou um primeiro lote de cinco aeronaves e a primeira entrega está prevista para 2019. A Leonardo planeja voar as primeiras aeronaves de produção antes das de série até 2018.

Durante o show aéreo, a Leonardo revelou que espera assinar contratos com dois clientes não divulgados até o final deste ano.

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