O jato de transporte e reabastecimento aéreo KC-390 da Embraer apresentou-se no Paris Air Show em Le Bourget. Esta é a primeira vez que o avião presenta-se em voo para o público. Dois protótipos já foram construídos e atualmente realizam diversas etapas de ensaios em voo par adquirir as certificações necessárias.

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Marcelo Andrade

Caraca!!! Impressionante a razão de subida e o curto espaço de frenagem!!! Tudo bem que trata-se de uma aeronave vazia, sem o peso da carga mas, o bichão já demonstra pra que veio!!!!

Antonio M

Nota-se a evolução de engenharia. Tenho a impressão que em projetos mais antigos as asas, por exemplo, seriam um pouco mais compridas e largas. E a impressão que voa muito bem mesmo.

Alex Nogueira

Cada vez mais estou apaixonado pelo KC-390! Muito orgulho de ser um avião brasileiro, muito equilibrado, linhas maravilhosas, fico imaginando o orgulho e ansiedade dos futuros pilotos para poder pilotar essa “águia” invocada.

Parabéns Embraer, e muita sorte para novas e futuras encomendas!

Eduardo Lima

Excelente, agora vamos as vendas!

Marcelo Andrade

Rapaz!!!

Como conta o Ozires Silva: ” O pessoal do lado de lá da Dutra fez uma avião que voa! E o mais impressionante, ele aterriza!! ” Em palestra para estudantes sobre o primeiro voo do Bandeirante. Vejam no You Tube, espetacular!!!!

Miguel Felicio

Orgulho somente…..se tivéssemos (povo) a coragem de tirar toda essa canalhice (quadrilha) que está aí, MAS TODA MESMO, de vereador à Presidente da República, puséssemos apena uns poucos (sem medo que chamassem isso de ditadura) REALMENTE competentes para governar com SERIEDADE essa ex-Nação, SENTIRÍAMOS ORGULHO DE SER BRASILEIROS em todos os sentidos……..bravo EMBRAER.

Clésio Luiz

O pouso foi meio violento, mas a distância percorrida me surpreendeu. Achei um vídeo com o C-130J em Le Bourget para comparar. Fica bem evidente que o Hercules é mais ágil a baixa velocidades. Não tem como fazer uma asa enflexada se comportar como uma reta:
.
https://www.youtube.com/watch?v=HKYu0Ceq4oo

João Bosco

ESTE FEZ UM VOO MUITO BONITO, COM SEGURANÇA E IMPONDO RESPEITO…….. MOSTROU QUE VAI IMPRESSIONAR MUITOS PAÍSES. PARABÉNS À EMBRAER PELO SÉRIO TRABALHO DEMONSTRADO NOS ÚLTIMOS ANOS , PRINCIPALMENTE COM O KC-390. CADA VEZ MAIS IMPRESSIONA!!!!!

Jeff

SENSACIONAL !!!

Kobáuca

Eu também prestei atenção no pouso, não deu 10 segundos para a parada completa, em um percurso curto!!! E a apresentação perfeita, mostrando robustos de projeto!!!
Duvido que não venda!!!

Guizmo

Acrescentando aí, a qual custo, xará;

Abs!

Hernâni

manobrável e gracioso…!!!!!!!!!!!!!!

ederjoner

Muito show, o KC 390 deve ter impressionado muita gente.
Também achei o pouso meio bruto, mas acredito que a intenção foi demonstrar a capacidade de pousar em pistas curtas e (parece que conseguiu)!!!
Fico imaginando o que passou na cabeça dos pilotos, ao fazer esta primeira demonstração da aeronave no exterior, e ainda mais neste evento…
Parabéns aos envolvidos.

claudio

TOP …lindo , orgulho …..pena que temos tão poucos momentos pra comemorar …..

JT8D

O vídeo do Hercules tem música clássica ao fundo e narração em francês. O vídeo do KC390 só tem o barulho dos motores e do vento. Aí não vale

tomcat3.7

Baita manobrabilidade e também creio que seja capaz de muito mais. O pouso foi punk, agressivo, selvagem, deve ter deixado os presentes e possíveis compradores malucos pois eu senti a adrenalina daqui .
Mais uma vez parabens à Embraer e a Fab pelo belissimo projeto !!!

Luciano

Como leigo, vou dar minha opinião sobre o pouso : não achei bruto não, vejam que o trem de pouso tem um sistema diferente do C-130, as rodas traseiras tocam primeiro e ‘puxam’ as dianteiras p/ o solo, mas se fixarem no deslocamento da fuselagem ( que é o que realmente importa ) e das pontas das asas, verão que quase não há oscilação, ou seja, p/ a tripulação e a carga ( e nesse pouso não há ) a coisa foi suave.

PAULO JOSE MEDEIROS SILVA

Prezados,
Foi Boa a apresentação do nosso KC 390!O que gostei também, foi o pouso curto feito!Claro que com o avião vazio e com pouco combustível, fez com que fosse mais fácil! Estou orgulhoso da Embraer/FAB por esta demonstração! Não é tão fácil fazer esta demonstração com tão pouca experiência do equipamento!

Paulo

JT8D

Os do contra que me perdoem, mas o bichão voa muito bonito …

Mauricio_Silva

Olá.
Reparem que durante todo o voo o KC-390 permaneceu com os slats acionados. E tinha de ser assim, pois naquela velocidade, era fácil estolar o aparelho.
Voo muito bem. Proporcionalmente, fez mais bonito que o F-35.
SDS.

José lemos filho

parabéns,parabéns EMBRAER!! coisa mais linda,voou com mt orgulho! gente, a primeira impressão que tive dessa máquina, foi sobrenatural, parece que estava vendo um ANJO voando no céu francês e não ha de ver que é brasileiro.foi de arrepiar, emocionante, estou de queixo caído, só alegria. Este foi mais um dia feliz. quero aqui, nesta página, compartilhar com vcs, toda minha felicidade, orgulho e prazer de poder ver esta bela arte riscando o céu europeu, com muita excelência, ainda mais se tratando de paris, onde nosso pioneiro santos dumont, deu o seu primeiro passo para a viação aérea mundial. abraço à… Read more »

Caerthal

Quando vi o vídeo tive a impressão que o KC-390 não foi explorado no seu limite, até para não por em risco um protótipo. Com o full fly-by-wire mesmo um piloto mediano será capaz de manobras bastante radicais. Me pergunto se não haveria espaço até para melhorar um pouco o comportamento a baixa velocidade com o emprego de aileron como flaps (flaperons) e com o CG mais recuado. Um ponto a ser lembrado é que com o passar do tempo há cada vez menos oportunidades de emprego de aviões tão grandes em pistas sem preparação, ao menos em negócios lícitos.… Read more »

Antonio de Sampaio

Muito manobrável, baita apresentação. Também acho que não deu tudo o que é capaz, e tão pouco o fly-by-wire quando ligado – este sistema pode ser desligado no KC-390 – permite que o avião entre em manobras de risco, indo além dos seus limites, mas tenho certeza que podia fazer mais, mas o que foi mostrado, foi mais do que suficiente. Os pilotos de testes da Embraer são unânimes em uma opinião: “O KC-390 tem excepcionais qualidades de voo”, muito fácil de pilotar, responde aos comandos rapidamente ao mais leve toque, isso foi dito desde o primeiro voo pelo comandante… Read more »

sergio ribamar ferreira

É bom ver um projeto tornar-se realidade. Basta agora que possamos suprir nossas Forças e vender para mais países trazendo dinheiro, investimentos e trabalho.

Farroupilha

Teste – aeronave – em um continente do planeta Terra:
https://www.youtube.com/watch?v=LN8MGUeMOgs
Para quem gosta do bichão nunca é demais.

wwolf22

eu fico impressionado como apenas duas turbinas fazem um avião desse porte decolar fácil fácil…
O KC390 precisa de mais pista para decolar ou aterrissar ??
Suponhamos que o EB adquira uma unidade do KC390 para oa Forcas Especias mas com algumas especificações diferentes… seria possível “instalar” um paraquedas na cauda para frear mais rapidamente a aeronave ??

ivo

fly-by-wire desligado??
Antonio de Sampaio 20 de junho de 2017 at 0:17 explica isso direito,
até onde eu sei o sistema fly- by-wire não é um sistema de proteção do avião, mas sim é um sistema de comando eletrônico que transmite os comandos do piloto ao avião, algo assim como a direção hidráulica ou elétrica dos carros.
se eu estiver errado por favor me corrijam.

Bueno

Excelente!! estas Só alegria nestas duas semanas KC390 e Gripem. Parabéns a FAB pelos requisitos desta maravilha e a EMBRAER pela execução e capacidade de colocar no mercado um produto de alta qualidade. O Pouso foi “bruto” devido a descida em velocidade um pouco acima para ser em pista curta ? Ou não tem nada nada a vê ?

Grato!

Luciano

ivo, o FBW realmente não pode ser desligado, uma vez que ele substitui os comandos ‘mecânicos’ da aeronave, ou seja não há mais ligação por cabos ou equivalente entre os comandos do piloto e as superfícies aerodinâmicas. O que o piloto faz é convertido em sinais elétricos / digitais que serão interpretados pelo FBW e transmitidos p/ a atuação das superfícies aerodinâmicas – estou me limitando a questões de controle dinâmico da aeronave ( há outras como o controle dos motores, etc. ) e falando em termos bem simples , até porque não sou especialista nisso, rs. Abs.

Clésio Luiz

Eu não diria que toda aeronave com FBW, mas algumas tem provisão para desligar, não o sistema FBW em si, mas proteções que o sistema proporciona contra exceder limites. Por exemplo, proteção contra o limite de angulo de ataque (AOA em inglês), é o mais comum que pode ser desligado, pelo menos em caças. É assim que os Su-27 realizam as “cobra”, porque o Flanker possui limitadores como qualquer outra aeronave. . O F-16 também pode ter o limitador de AOA desligado. Isso é provido para que o piloto possa tirar a aeronave de situações onde as proteções acabam atrapalhando,… Read more »

ivo

Luciano 20 de junho de 2017 at 9:53
Roberto Santana 20 de junho de 2017 at 10:07
Clésio Luiz 20 de junho de 2017 at 10:09
é exatamente dessa forma que eu entendo o funcionamento do FBW,
acredito que o que o Antonio de Sampaio 20 de junho de 2017 at 0:17 quis dizer era sobre o sistema de segurança da aeronave.
obrigado.

Antônio de Sampaio

ivo 20 de junho de 2017 at 9:08 Não é desligado, o KC-390 sempre será pilotado por um computador que interpreta e executa os comandos do piloto. É que o KC-390 tem dois modos de pilotagem, o normal, onde o avião se parece mais com um modelo civil, e o chamado “Modo militar”, onde se permite ao avião executar manobras mais intensas, como para escapar de um míssil por exemplo. Ainda acho que o KC-390 pode muito mais do que isso, mas foi mais do que suficiente. Se colocar dois canhões DEFA de 30 mm no KC-390, ele é capaz… Read more »

Aldo Ghisolfi
Thiago

Q orgulho! Belíssima estréia na frança..

Bueno
Bueno

A turbina do KC390 é a mesma do E195-E2 ?

Bueno

Motor do Embraer KC-390. O IAE V2500 é um motor turbofan produzido pela International Aero Engines AG (IAE) e que equipa as aeronaves da família Airbus A320 (A320, A321, A319 e Airbus Corporate Jet), o McDonnell Douglas MD-90
Motor do E195-E2 – Turbofan Pratt & Whitney PW1900G
Segundo Wikipédia,