Saab Gripen E, em foto feita durante o primeiro voo

A empresa de defesa e segurança Saab completou hoje o primeiro voo bem sucedido do caça de próxima geração inteligente, Gripen E.

Às 10:32 na quinta-feira, 15 de junho, o Gripen E decolou no seu primeiro voo, tripulado por um piloto de teste da Saab. A aeronave (designação 39-8) saiu do aeródromo da Saab em Linköping, na Suécia, e voou sobre as partes orientais de Östergötland por 40 minutos. Durante o voo, a aeronave realizou uma série de ações para demonstrar vários critérios de teste, incluindo a retração e a extensão do trem de pouso.

“O voo foi exatamente como esperado, com o desempenho da aeronave combinando com a experiência em nossas simulações. Seu desempenho de aceleração é impressionante com um bom manuseio. Não preciso dizer que estou muito feliz por ter pilotado este voo inaugural”, diz Marcus Wandt, Piloto de Teste Experimental da Saab.

“Hoje, voamos esse caça de classe mundial pela primeira vez. Nós conseguimos isso com o software totalmente qualificado para o revolucionário sistema de aviônica. Trata-se de dar aos nossos clientes um sistema de combate inteligente com o futuro projetado desde o início. As atividades de teste de voo continuarão a desenvolver essa conquista com o programa no caminho certo para alcançar o cronograma de entrega de 2019 para nossos clientes suecos e brasileiros”, diz Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Saab Aeronautics.


 
FONTE: Saab

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments