Super Hornet com tanques conformais

Advanced Super Hornet F/A-18F com tanques conformais e casulo ventral para armas

O caça baseado em porta-aviões receberá melhorias importantes

A Marinha dos EUA decidiu financiar a divisão de caça da Boeing para atualizar os Super Hornets F/A-18E e F/A-18F para a configuração “Block III”. O pedido de orçamento mais recente da Marinha dos Estados Unidos atribui US$ 264,9 milhões nos próximos cinco anos para atualizar a frota de Super Hornet com capacidades avançadas de aviônica e sensores, de acordo com a Aviation Week. O primeiro Super Hornet Block III está programado para entrar em serviço em 2019. O programa é projetado para manter o principal caça baseado em porta-aviões relevante no século 21.

A Boeing sugeriu originalmente atualizar a frota de Super Hornet para o Block III em 2008. A recente pressão da Casa Branca para adquirir um Super Hornet avançado, um grande orçamento de defesa da nova administração e o aumento das tensões internacionais levaram a Marinha agora a aprovar a atualização.

A nova configuração irá melhorar a exibição do head-up display e as capacidades de computação do Super Hornet, enquanto também atualizará modestamente a seção reta radar (RCS) e o radar do avião. O caça multifunção receberá “arquitetura de rede avançada” na forma de um novo computador chamado Distributed Targeting Processor Network (DTPN). Um novo cockpit com tela grande ajudará os pilotos a monitorar as informações adicionais que recebem. A nova tecnologia de rede Tactical Targeting Network Technology (TTNT) também irá melhorar a canalização de informações do Super Hornet para que mais dados possam ser transmitidos para o jato.

As melhorias de furtividade incluem o possível revestimento de baixa observação, e novos tanques de combustível conformais (CFT) são planejados para substituir os tanques de combustível externos atuais do Super Hornet. Os CFTs melhorarão a seção reta radar ligeiramente, mas eles são principalmente destinados a reduzir o arrasto aerodinâmico. A Marinha também está planejando um sensor infravermelho de longo alcance para o Super Hornet para detecção antecipada de ameaças.

F/A-18F Super Hornet com IRST em casulo ventral

A variante de guerra eletrônica do F/A-18, chamada EA-18G Growler, também receberá algumas das atualizações da aviônica. Dan Gillian, gerente de programas do Boeing F/A-18 e EA-18, disse à Aviation Week que a furtividade não é uma prioridade, e as melhorias da aviônica darão ao Super Hornet “uma abordagem equilibrada para a sobrevivência, incluindo a guerra eletrônica e a autoproteção.”

O principal objetivo da atualização é fazer com que o Super Hornet trabalhe bem com o F-35C da Marinha. A variante de porta-aviões do F-35 é o última a entrar em serviço, pois não atingiu a capacidade operacional inicial (COI), como os jatos do USMC e da USAF. Quando a Marinha começar a operar os caças da quinta geração, sua cobertura aérea terá muito mais dados recebidos para compartilhar e analisar entre várias aeronaves.

Display de tela única do Advanced Super Hornet – Foto: Nunão

A Marinha está procurando dominar o espaço aéreo com frotas de Super Hornet Block III, EA-18, F-35C, bem como aviões de alerta aéreo antecipado E-2 Hawkeye. As atualizações de informática para os Super Hornets assegurarão que todas as aeronaves possam se comunicar sobre a mesma rede para obter a melhor imagem do campo de batalha.

“Pode-se ter um F-35 de forma muito furtiva, fazendo uma missão de ataque profundo, com o Super Hornet fornecendo superioridade aérea no mesmo alcance, ou pode-se ter o Super Hornet carregando grandes armas que o F-35 não pode carregar, com o F-35 fornecendo cobertura aérea”, disse Gillian.

A chegada do F-35 enviou estrategistas de guerra aérea de volta à mesa de projetos para desenvolver os pacotes mais eficazes para capitalizar a capacidade do novo caça para absorver informações e transmití-las para outras aeronaves na formação. Para que o F-35C trabalhe a plena capacidade, a Marinha decidiu que o fiel F/A-18 Super Hornet precisa ser um pouco mais inteligente.

F/A-18E/F Advanced Super Hornet com tanques conformais nos “ombros”

FONTEpopularmechanics.com / Aviation Week

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