Vídeo: KC-390 Water Spray Test
A certificação do KC-390 continua avançando. Assista ao avião multimissão da Embraer passar pelo teste de Water Spray, provando sua capacidade de operar em pistas encharcadas com água de chuva sem experimentar problemas adversos nos motores, APU e sistemas de velocidade.
O KC-390 e o E-190 E-2 vão participar da exibição aérea em Le Bourget esse ano. Vamos torcer para causarem boas impressões, afinal boa parte dos concorrentes deles vão estar por lá. . Uma pena que a feira desse ano esteja tão pobre de apresentações de caças. A chamar atenção apenas o debut do F-35A numa feira fora dos EUA. Os russos estarão ausentes, o f-16 e Typhoon ficarão apenas na mostra estática. Só o Rafale C fará companhia ao F-35 na exibição aérea. . Pelo menos a julgar por um vídeo filmado de longe, a apresentação do F-35 deve… Read more »
Pode ser observado que a água passa longe dos motores.
Já tem vídeo no site da Embraer com o KC-390 embarcando blindado Guarani, M113 e um caminhão anti incêndio.
Haverá testes sobre condições de nevasca ou não precisará?
Tem que entrar logo em operação, o maior teste é o dia-a-dia, só assim compradores poderão se certificar que a aeronave é realmente capaz.
Tb havia pensado nisso Antonio de Sampaio… mas veja o video novamente apos 0:58. Entra um pouco sim…
Mano… as imagens ficaram muito fod-, digo, bonitas demais! A música também encaixou muito bem e a finalização com os emblemas ficou sensacional.
Parabéns pela peça.
Avante!
Antonio de Sampaio, na verdade trata se de uma estrutura fixa que simula o interior do Kc com rampa e tudo(um esqueletão), mas é bacana e o camarada acelerou o Guarani na hora de sair, o caminhão de combate a incêndio parece ser de uma versão destes de aeroporto e pelo porte já da pra imaginar como o Astros 2020 entrará no avião.
Esse vai vender pra caramba viu, ainda mais após a FAB começar a operar e cumprir missões ,treinos e afins.
Lindo demais.
Vai vender mais que chuchu na feira.
Sabe se o 390 já fez teste de aterrissagem em pista de terra?
Adriano Madureira 9 de junho de 2017 at 13:25
Haverá testes sobre condições de nevasca ou não precisará?
—————
Eles já voaram na Patagônia para testar voo sob condições sub-antárticas. Creio que voo em condições ainda piores só em estágios mais avançados de certificação. Afinal, quem vai apoiar o programa Antártico será ele.
Obs.: em 2013 fiz minha ‘despedida de solteiro’ acampando na Patagônia (El Chalten). As condições de vento eram tão brabas que filmei o avião parado na pista sacolejando para todo lado.
Clesio, se não me engano o F-35 já apareceu em Farnbourough, ano passado não?
Marcelo Andrade, no caso, foi o F-35B. Agora em Paris sera o F-35A.
Abracos
E o Gripen vai aparecer na França? Seria muito legal ve-lo na ala do KC390!
Quanto à ingestão de água, aparentemente não ocorreu. Note que o spray se da de forma simetrica e, olhando a imagem da turbina esquerda, nao há fluxo atingindo o bocal de entrada. Nas imagens pode-se ver uma cortina de spray que se espalha acima da geratriz superior do bocal. Ou seja, dependendo do ângulo de visão, a imagem mostra uma projeção em planta do spray mas isso não significa que esteja entrando na sucção do compressor. Abs
Faz tempo que não via notícias do Hawker da Embraer e encontrei esse vídeo onde aparece junto com o KC390. E até a música não é ruim não …. https://www.youtube.com/watch?v=SlkfyK43Bjo
Este teste de “Water Spray” acredito que seja mais para testar como a aeronave se comporta nesta situação, mas necessariamente ao seu alinhamento e direção na pista.
Quanto a ingestão de água pelos motores, creio que esta situação o fabricante do motor já testou até a exaustão!
Roberto, os painéis já estavam sem a pintura antes da aeronave atingir a água. Imagino que tenham sido trocados antes de iniciarem esse ensaio específico.
Tambem entendo assim Joner. A verificação da influencia do volume/vazao de agua liquida no empuxo da turbina, em várias condições operacionais, incluindo tempratura, velocidade, etc, é realizada na bancada de teste da mesma. O teste divulgado por sua vez, me parece mais destinado ao comportamento da aeronave como um todo, verificando-se a influência da trajetoria do spray qanto ao impacto na superfcie externa das turbinas, assim como nas asas, fuselagem etc. Tambem concordo, Clesio e Santana, com que estes testes possuam varios outros objetivos, entre os quais verificar a estabilidade na trajetoria, impactos no trem de pouso e spoons, etc.… Read more »
Essa quantidade de água na pista é muito, muito maior do que qualquer pista de aeroporto do mundo acumula, mesmo sob a mais intensa chuva, acima ou perto disso, o aeroporto estaria era fechado para pousos e decolagens. Gostei que a água que é desviada pelos pneumáticos frontais não é lançada para os bocais dos motores, pode-se observar que o KC-390 também não sofre com o fenômeno de aquaplanagem, mantendo a estabilidade, na verdade, seu desempenho neste quesito também deve superar o C-130, pois este só tem 4 rodas no trem de poso traseiro, e o KC-390 tem oito rodas,… Read more »
Vamos imaginar que bem, todos esses anúncios de interesses de compra se concretizem, alguns deles, já dados como certos, como os cinco ou seis para Portugal, os seis “ad hoc” para os suecos, República Checa com dois, e não se sabe a quantidade, mas ao que tudo indica, alguns mais para os nossos “irmãos” dos Emirados Árabes, fora claro, os destinados para a FAB, todos esses compromissos, vão se acumular para um mesmo período, já para os próximos anos. Não elenco as supostas cartas de intenções de Argentina, Chile e Colômbia, por serem um exercício inútil, destes, só aposto no… Read more »
Antônio de Sampaio 10 de junho de 2017 at 12:45 Que eu saiba os suecos modernizaram a sua frota de 6 130-H Hércules mas não fizeram grandes atualizações estruturais como no centro das asas desses aviões. O programa começou em 2015 e em abril deste ano a última aeronave modificada foi entregue. Estíma-se que, pelas horas de vôo que restam entre 2020 e 2025 os suécos comecem a substituir os seus C-130H. Se vai ser o KC-390, é outra história. Quanto à capacidade de fabricação da EMBRAER para futuras encomendas do KC-390 isso não será problema. Basta ver o que… Read more »
Por outro lado, lí aqui mesmo no PA de um participante, acho que militar da reserva, salvo engano, que o custo da hora de vôo do KC-390 estava ainda muito alto. Se este participante estiver por aqui ainda, ou alguém souber algo a respeito, poderiam comentar a respeito?
Antônio de Sampaio.
A Embraer fala em faturar US$ 1,5 bi por ano com o KC-390. Isso daria 20 aeronaves por US$ 75 mi – ou um pouco mais, ou um pouco menos, mas a capacidade produtiva não é pequena.
Impressionante a quantidade de água utilizada no teste. Parecia uma piscina. Se algum aeródromo descente no munto acumular tanta água assim a culpa não será do tempo, mas do projetista da pista.
É, ainda não foi desta vez…
.
“FAKE NEWS – BOEING compra 51% da EMBRAER
No processo de Guerra Híbrida e de desgaste do Governo Michel Temer circula uma Fake News referente a compra da EMBRAER pela BOEING.”
.
(http://www.defesanet.com.br/ghbr/noticia/26065/FAKE-NEWS—BOEING-compra-51–da-EMBRAER/)
.
Raios, raios duplos, raios triplos!!!!
O KC-390 ZNF pousou agora pouco no aeroporto de Guarulhos, acho que vai ser apresentado ao Primeiro Ministro e Presidente de Portugal que estão no Brasil.
Um jornal português diz que voarão no avião.
KC-390 acabou decolou de Guarulhos.
https://www.flightradar24.com/PTZNF/db293ce
Antonio de Sampaio, poderia postar o link dos videos do KC-390 embarcando blindados? Não consegui localizar. ABS!