‘Elephant Walk’ de A-10 Thunderbolt II
A Força Aérea dos EUA encenou uma “caminhada de elefantes” de jatos de ataque A-10 Thunderbolt em uma demonstração de força no dia 22 de maio, na Moody Air Force Base, Geórgia. Em um post no Facebook, a base afirmou que o exercício “foi realizado para demonstrar a capacidade da Ala de desdobrar rapidamente forças preparadas para combate em todo o mundo”.
O exercício envolveu 30 jatos A-10 Warthogs do 23º “Flying Tigers” Fighter Group, bem como um HH-60G Pave Hawk e dois transportes HC-130J Combat King II dos esquadrões de resgate 347º e 563º. A expressão “caminhada de elefantes” remonta à Segunda Guerra Mundial.
O novo orçamento do Pentágono preservam os 280 jatos de ataque A-10 que atualmente voam “para o futuro previsível”. A aeronave, que a Força Aérea tentou aposentar para liberar fundos para novos programas, como o F-35, é um dos favoritos entre pilotos e tropas terrestres por causa do seu canhão GAU-8/A de 30 milímetros e sua capacidade de entregar uma grande quantidade de munição sobre o alvo.
Últimos momentos, em breve não serão mais vistas essas cenas. Mas, não duvido que várias unidades permaneçam estocadas e que possam ser rapidamente reativadas se a “briga engrossar” …..
USAF aposta na dupla F35 e Drones.
Os drones pelos próximos 10 anos ainda não substituirão à altura aviões de combate e os F35 são valiosos demais e ainda levarão mais uns 15 anos para estarem com todos os aviões contratados entregues.
Além disso o pessoal de infantaria ainda sente falta de uma cobertura aproximada.
O que vejo: A10 voa mais uns 6 ou 7 anos enquanto vão entrando os Super Tucano.
Acho que o doberman pegou um comentário meu.