Caças chineses voaram invertidos sobre avião WC-135 americano
Dois caças chineses Sukhoi Su-30 interceptaram um avião militar WC-135 dos Estados Unidos no Mar da China Oriental esta semana, afirmaram hoje as forças armadas norte-americanas, descrevendo o encontro como “não profissional”.
A BBC informou, segundo relatos de oficiais americanos, que os caças chineses chegaram a 45 metros de distância do avião WC-135 e voaram invertidos sobre ele, imitando a famosa cena do filme “Top Gun”.
As aeronaves estavam sobre espaço internacional. Os dois países mantém conversas em privado para tratar do assunto.
Só dizendo que Top Gun foi lançado dia 12 de maio de 1986 nos EUA. 31 anos, os chineses não perderam a oportunidade de comemorar 🙂 . Agora se os EUA querem rasgar a calcinha por causa da imaturidade de um piloto do país que eles espionam na cara dura, sempre existe a opção de parar com os voos de espionagem no quintal dos chineses. Se acham estão no direito deles, então que aguentem. Quem provoca tem que aguentar a provocação dos outros também. . Lembrei também de uma reportagem, sobre o pouso de emergência no Brasil durante a Guerra… Read more »
Só pode ter sido o “Mavelik” quem pilotava o caça chinês
Foi só uma brincadeira dos pilotos chineses, brincadeira muito criativa, e até respeitosa, cultuando um filme do país “inimigo”.
Que continuem a brincadeira. Mais dia menos dia alguém vai se entusiasmar muito e fazer uma besteira.
Pois é Clésio! Toda ação tem uma reação. Eles precisam parar com esse choro gratuito.
Clésio Luiz 19 de maio de 2017 at 12:47
Só dizendo que Top Gun foi lançado dia 12 de maio de 1986 nos EUA. 31 anos, os chineses não perderam a oportunidade de comemorar
.
Muito boa!!!! kkkkkkkkkkkkkkk
.
Antonio Palhares, já aconteceu. Ocorreu um incidente um tempo desses por lá, acho que o caça chinês caiu, mas me lembro direito.
Delmo Almeida 19 de maio de 2017 at 15:10
http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2001/010401_aviao.shtml
Sds.
queria ver fazer isso com um f-35 ou f-22
Esses voos ocorrem dos dois lados, russos e chineses (eu acho) também fazem voos nas fronteiras de países considerados adversários. Os russos (eu acho) são os únicos que costumam mandar bombardeiros para avaliar a reação da defesa aérea do oponente. . Existem muitas estórias sobre esses encontros, especialmente com as tripulações dos Tu-95 “Bear”. Consta por exemplo tripulantes mostrarem garrafas de Coca-Cola e revistas Playboy para os pilotos dos interceptadores, num gesto no mínimo camarada diante do tipo de encontro entre aviadores de nações inimigas. . Outras falam de brincadeiras mais perigosas, como diminuir a velocidade até o pré-estol em… Read more »
Horatio, embora não envolva os mesmo países, mas provocações entre caças aconteceram e muito entre gregos e turcos. E algumas vezes a coisa acabou mal, sendo comum aeronaves danificadas ou mesmo abatidas. A única derrota documentada do F-16 foi a perda de uma unidade turca para um Mirage 2000 grego.
Sim Clésio, . São milhares de invasões do espaço aéreo todos os anos lá na Grécia… . Além do F-16 abatido (acho que é mais correto do que chamar de acidente, o Mirage grego inclusive foi fotografado com a marca de uma vitória na sua fuselagem tempos depois) existiram também acidentes de fato com a imperícia ou o choque entre aeronaves em manobras mais ousadas e infeliz perda de pilotos… . A situação é muito delicada entre Grecia e Turquia há muitos anos e ameaças são constantes pra quem vive por lá, não é uma fronteira estável e é disputada.… Read more »
Relembrando o incidente próximo a ilha Hainan, onde um J-8 chinês colidiu com um EP-3 da marinha americana:
https://en.wikipedia.org/wiki/Hainan_Island_incident
Os chineses gostam muuuuuuito do filme Top Gun, eles até fazem poses no Liaoning, imitando aqueles caras de jalecos coloridos que liberam o avião na catapulta antes de lançar, eles se abaixam e apontam pra frente, os chinos simplesmente adoram Top Gun, já vi fotos de pessoas comuns em casa imitando o filme, um dos motivos para eles terem adquirido um porta-aviões é por causa do filme, não duvido disso. kkkk
é verdade clésio esses dois não se gostam mesmo…axo q ninguem gosta da turquia.
Esse WC-135 é um avião para ” farejar ” particulas nucleares no ar, ou seja é pra saber se alguem detonou uma bomba nuclear, devia estar espionando a CN não a China o ato chines foi sim imprudente e os EUA estão certos em responder, se fosse eu da proxima vez ainda mandava uma escolta
“Mustang, mustang this is ghostrider 203…..”
Take my breath away…
“Clodorencio Piloto 19 de maio de 2017 at 13:49
Só pode ter sido o “Mavelik” quem pilotava o caça chinês”
Muito boa Clodorencio, ri alto aqui.
Fazer isso com um C-135 é fácil. Queria ver fazer com um daqueles F-22 que ficam em Okinawa…
Acabei de ver essa notícia: Tom Cruise confirma sequência do filme Top Gun °-°
Clésio Luiz:
Por favor, o Senhor ou alguém aqui do site poderia me esclarecer o que seria uma “asada”?
Conheço a história da interceptação do Vulcan há décadas, mas sempre fico encafifado com essa expressão. O que seria?
Fazer isso com um WC-135 até eu faço, mas com F 22 ai a coisa muda de figura.
Coitados acabarão passando a mão em seu traseiro ,Decadência é uma Desgraça ! KKKK
Os caças chineses foram misericordiosos ao poupar o caça americano, se bem que este tem que tomar cuidado ao espionar território alheio.