Irkut MC-21-300

Irkutsk — A fabricante de aviões russa Irkut realizou os primeiros testes de táxi da aeronave MC-21-300 equipada com o novo turbofan Pratt & Whitney PW1400G.

A fabricante de aviões russa Irkut acionou os sistemas elétricos do MC-21 pela primeira vez em novembro de 2016. De acordo com o fabricante, este era um prelúdio para o primeiro voo este ano.

Antes disso, testes no solo foram realizados em dezembro, e em janeiro ficou pronto o software necessário para voar. Mencionou-se um primeiro voo em fevereiro, mas o inverno siberiano impediu a continuação dos trabalhos.

Atualmente testes estruturais são feitos com um modelo de teste estático no Central Aerohydrodynamic Institute (TsAGI) em Moscou.

A Irkut vai usar três aeronaves no programa de certificação. Dois protótipos têm turbofans Pratt & Whitney PW1400G, e a terceira unidade turbofans Aviadvigatel PD-14.

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Aldo Ghisolfi

“A fabricante de aviões russa Irkut acionou os sistemas elétricos do MC-21 pela primeira vez em novembro de 2017.” Acho que seria 2016… estamos longe da data assinalada no artigo.

EduardoSP

Interessante o aumento da concorrência nesse segmento. Nos tamanhos menores pelo C-Series da Bombardier e no segmento mais relevante, 150-190 lugares, pelo MC-21 e pelo C-919.

Antonio de Sampaio

Vão vender apenas para os que compravam os Ilyushin antigamente.
Aliás, isso era no tempo da antiga URSS, com o fim do regime, creio que nem esses países se interessem mais.
Quem confia?

Mauricio R.

Assim como as aeronaves chinesas, este avião russo é mais ocidental do que parece. Convém observar.

Mauricio_Silva

Olá.
As janelas dianteiras parecem ser bastante amplas, lembrando um pouco as do KC-390. O aparelho pode ter motorização Pratt & Whitney. Se o preço for barato e a cadeia logística funcionar, pode ser uma alternativa viável para as famílias 737 e A-320 mais antigas.
Não deve “incomodar” a Boeing ou a Airbus. Mas pode vender para (bem) mais países do que apenas os das antigas repúblicas soviéticas.
SDS.

Jr

“a cadeia logística funcionar” Esse é o grande problema dos produtos Russos meu caro Mauricio Silva, não adianta o produtor ser bom e barato se a cadeia logística internacional do mesmo é inexistente

August

Esse aviao não veio substituir 737 e a320 antigos nada veio pra concorrer com os e-190 da embraer

Jr

August, o avião russo que concorre com a Embraer é o sukhoi superjet, este avião específico veio para concorrer com o 737 e o A320 e isso quem falou não fui eu e sim os próprios russos

Mauricio_Silva

Olá. Prezado August, bom dia. As especificações do modelo MC (MS)-21 dão conta de três modelos, com capacidade para 160 até 230 passageiros, com alcance (MTOW)na faixa de 5.000 km e peso máximo de decolagem entre 62.000 kg e 87.000 kg. Para efeito de comparação, o EMB-190 E2 transporta 114 passageiros, com peso máximo de decolagem de 56.900 kg e alcance na faixa de 5.000 km. O aparelho da EMBRAER é menor que o menor modelo da IRKUT, sendo este maior mesmo que o modelo EMB-195 E2. São classes distintas de aviões. Talvez você tenha se confundido com outro aparelho… Read more »

donitz123

Os operadores do Super Jet não tem nenhuma reclamação em relação ao apoio logístico. A disponibilidade da frota da mexicana Interjet é superior a 99%.

Luiz Fernando

Quantos SuperJet foram produzidos e entregues e em quanto tempo?
Se colocarmos na mesma base de tempo, quantos EJets duram entregues?
Já fiz a conta… Impressiona como foram produzidos poucos SuperJet.

Jr

E um detalhe Luiz Fernando, além de poucos terem sido produzidos comparado com os aviões da Embraer e da Bombardier quem faz o apoio logístico do superjet são os Italianos e não os Russos, cabe ressaltar que os Italianos não fazem parte desse projeto da Irkut, portanto……

obs: Na América a interjet é a única operadora desse avião, na Europa apenas duas empresas secundárias utilizam esse avião, mais de 80% dos superjets foram vendidos para empresas russas, até o início desse mês 108 superjets foram entregues a seus respectivos clientes, ou seja, é muito pouco

Marcelo

Tecnicamente interessante, mas comercialmente com poucas chances de vingar, apos a questao da Crimeia. Se produzirem uns 200 ja vai ser muito.

Luiz Fernando

Apenas para deixar claro uma coisa… Não estou querendo dizer que as poucas entregas estejam relacionadas com um produto ruim. Já vi o SuperJet de perto e parece uma bela máquina. Mas existem sim as questões comerciais, de suporte, de risco, de preconceito do mercado, políticas, etc… Além de coisas com o custo. O de aquisição do SuperJet é menor, mas é o de operação? E o custo total no ciclo de vida? E o cenário futuro, já que os Ejets já tem um E2 vindo aí? Acho que existem várias explicações prováveis para o avião não competir em participado… Read more »

Marcelo Andrade

E os Superjet já deram problemas na Interjet!!!

Alexandre Galante

Mauricio R., os editores podem deletar comentários fora do tópico sem aviso prévio.

rustam bogaudinov

Marcelo Andrade 16 de maio de 2017 at 13:10,

Sukhoi Superjet 100 for Brussels Airlines )

https://www.youtube.com/watch?v=QuWv0tGBoNo

donitz123

Do momento que a autoridade de aviação russa detectou o problema, a Sukhoi levou pouco mais de uma semana para desenvolver uma ação corretiva e fazer os reparos necessários nas 6 aeronaves da Interjet que apresentaram fadigas no estabilizador.