Primeiras fotos do caça PAK FA T-50-9
Após uma longa espera, os spotters russos puderam finalmente fotografar o oitavo protótipo do caça de quinta geração PAK FA T-50-9 (número de cauda “509”).
A aeronave fez seu voo inaugural em Komsomolsk-on-Amur em 24 de abril de 2017, mas nenhuma foto ou anúncio oficial de seu voo foi publicado. No entanto, realizou-se de 10 a 12 de maio um voo separado da T-50-9 de Komsomolsk-on-Amur para o aeródromo do Flight Research Institute em Zhukovsky, região de Moscou, o que possibilitou, finalmente, fazer fotos do avião.
Observar que o T-50-9 tem camuflagem pixelada. Na última foto divulgada hoje no Twitter, o T-50-9 aparece em voo com tanques de combustível subalares.
é lindo mas é enorme do tamanho de um avião de passageiro , não precisa nem radar para ser localizado
panzer 15 de maio de 2017 at 15:28
Tão pouco sua pintura ajuda a absorver ou refletir ondas de radares, é uma pintura comum. É duvidoso que o material empregado na estrutura seja também de alguma serventia para tal.
Seu coroamento “Stealth” fica patente com essas duas enormes bocas de turbina refletoras de IR sem qualquer tratamento.
Isso aí faz a alegria de qualquer piloto de caça equipado com IRST e mísseis guiados por calor.
Para quem não sabe ele é menor que um Su-27.
Até hoje não consigo visualizar, nesse avião que passa a sensação de ser uma delgada folha de metal, o compartimento interno de armas…
O J20, por exemplo, uma daquelas caudas mais parece ser de brinquedo…
Mais e melhores avaliacoes sobre essa aeronave so serao validas no momento em que receber ou forem instaladas as novas turbinas q ja deveriam estar prontas a mais de 3 anos. Ainda vai levar bons 2 anos para estarem aptas. Sem pressa a coisa ainda vai ganhar forma e resultados definitivos.
É muita presunção se afirmar que o T-50 se assemelha a uma árvore de natal…É no mínimo subestimar as capacidades dos engenheiros russos em proverem soluções brilhantes reconhecidas até pelos EUA…Em fim, a exemplo do caso do Suk-27, o desenvolvimento dos Russos não segue a linha Americana de lançar uma caça”pronto”, o desenvolvimento é gradual e já com o caça operacional…A guerra da Síria deu uma lição notória aos ditos “analistas” militares amadores…Sei que muito se usa de marketing pelos Russos ao descrever seus produtos, mas não tenho dúvidas que o T-50 enfrentará de igual para igual o F-35 e… Read more »
Roberto, . “É igual tubarão, ataca de frente, não dá para ver.” Por enquanto é isso mesmo, apesar de que terão radares laterais nos bordos de ataque das asas para acompanhamento do alvo enquanto realizam manobra F-pole. . Mas no futuro esta ‘traseira’ será tratada. . Quanto a manobra F-POLE usada em combate BVR é importante tratar, em que pese você entender muito melhor que eu. Inclusive conto com sua ajuda para explicar aos amigos novatos no AEREO. . http://sistemasdearmas.com.br/ca/aamfpole.jpg Basicamente o caça que lança um ou mais mísseis ar-ar BVR guiados por radar, mesmo que com radares ativos, precisa… Read more »
http://img11.hostingpics.net/pics/219939Fpole.png
Outra imagem da F-pole.
Pra que fazer uma manobra dessa se vc pode ter um awacs milhares de km atras e q pode guiar o missil por data-link. A não ser que os russos não esperem poder usar seus awacs em um conflito de alta intensidade e as laterais sejam + stealth que o setor frontal. Uma coisa interessante é que se preve um laser para cegar os misseis ir lançados contra ele no projeto
Como o t-50 é stealth se usar misseis de longo alcance não precisa fazer essa curva do f-pole claro contra caças de 4 e 4,5 gen contra caças de 5 gen o f-pole pode ate fazer sentido ou não ate porque o radar do t-50 so trava num f-22 a uns 20 km a onda curta do seu radar so serviria para dar um aviso antencipado e no maximo de uns 70 km o que travaria num alvo stealth numa distancia consideravel uns 60 km seria so o irst que so adquire alvos no setor frontal .
Creio que a máquina ainda vai melhorar muito, ser aprimorada, radar, software, as novas turbinas, os russos com o SU-35 talvez não estejam com muita pressa, podem desenvolver algo melhor,
Eles tem muito a desenvolver para alcançar o ocidente, mas talvez cheguem lá.
Saudações.
Mudando de pato pra ganso e falando mais ou menos da mesma coisa, há uma grande diferença entre orientação por comando e atualização via data-link. No primeiro, o lançador tem que saber a todo momento a posição exata do míssil que lançou e do alvo, em tempo real, computando continuamente o ponto de intersecção e enviando sinais de comando direto ao míssil de modo a que ele se adeque à trajetória de intersecção de acordo com a mudança de atitude do alvo. Ou seja, nesse caso o míssil é cego e é “teleguiado”. Exemplo desse conceito é o Patriot PAC-2… Read more »
Belíssimo avião e também belíssimo alvo para os Raptor… chega a ser covardia.
Um Gripen com seu IRST e a cabeça de busca de seu míssil IR travado nessa generosa fonte de calor, também seria abate certo.
Me parece ser grande e pouco manobrável, além claro, de não ser furtivo, convenhamos, não é.
Os caras do F-35 estão rindo a toa…
Aí está, um verdadeiro e magnífico caça. É um predador no mais amplo sentido dos lutadores.
Olá. Examinando as imagens: -O aparelho apresenta planos móveis na raiz das asas, sobre as entradas de ar. Não parecem ser úteis para aumento de sustentação ou de melhoria de manobrabilidade. Devem servir para melhorar o fluxo de ar nas entradas das turbinas. Seria uma solução de compromisso para manter um bom fluxo de ar nos motores sem comprometer (muito) o RCS do avião? -Existem duas baias internas para armamentos, localizadas no corpo do avião. Pelo posicionamento e extensão (tamanho) das mesmas, a quantidade interna de combustível transportado não deve ser muito grande (lembrando que se trata de um birreator).… Read more »
As turbinas artigo -117, já foram trocadas pelas artigo -30.
Maurício Silva, quem sabe tanques externos stealth. Isso seria possível?
Uma falha que percebo em todos os caças stealth é a diminuta baia de armas.
Gastam fortunas com radares, tintas absorventes, formato da fuselagem e asas…
Áreas enormes, volume de menos..
Tipo um caça fazer um esforço enorme para chegar desapercebido em um teatro de operações, sujeitando-se a ser detectado por aviões AWACS, radares em terra, caças inimigos…
Penetra no ou aproxima-se do TO, dispara um míssil ou dois e corre de medo…
Isso não é atitude de um caça de qualidades superiores…
Seria semelhante a um lutador de MMA ir para cima, dar um golpe de leve no adversário e depois sair correndo com receio de receber um contragolpe…
“Penetra no ou aproxima-se do TO, dispara um míssil ou dois e corre de medo…
Isso não é atitude de um caça de qualidades superiores…”
O problema é que os caças de qualidades “inferiores ” nem isso conseguem fazer !
Maurício Silva e Nonato,
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Seria interessante reavaliar a fuselagem do PAK-FA.
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As turbinas são bastante separadas, dentro do padrão estabelecido pela família ‘Flanker’ (Su27, Su30, Su33, Su34 e Su35). Este espaço entre turbinas, além de melhorar a sustentação, é usado para muito – muito mesmo – combustível e uma generosa baia de armamentos.
Veja o link:
http://previewcf.turbosquid.com/Preview/2014/05/27__09_44_27/004.bmpa5870047-a2b6-418d-8590-2bd6465bbed0Larger.jpg
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Tanques de combustível nas asas e no dorso da fuselagem.
Duas enormes baias (mísseis de longo alcance) no ‘between’ dos turbofans.
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Forte abraço,
Ivan, o Antigo.
Uma comparação entre as baias do PAK-FA e do F-22:
http://steeljawscribe.com/wordpress/wp-content/uploads/2010/02/weapons-bay.jpg
Tikuna 15 de maio de 2017 at 22:23
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Baseado em que você pode afirmar isso? O fato de ter turbinas (como todos os outros) o torna automaticamente “alvo”?
Ou é só achismo mesmo?
Muito ingressado os comentários olhando só foto … “avião de passageiro… gripen é melhor… presa F-22” Resumindo simples Só pra começar, ele possui o tamanho +_ 1m maior que F22 Fora que todos sabemos que a Rússia preza pela maior autonomia interna de suas aeronaves. Partindo pra eletrônica, ele tem possui um sistema radar que possui 6 antenas AESA nas bandas Y e X… sendo o principal com maior diâmetro e módulos que qualquer outro caça de quinta geração…. só cada um dos radares da bochecha, possui 405 módulos na ultima versão no protótipo número 508… estamos no 509 Mais… Read more »
Daniel, . Você alerta com razão para diferença tecnológica entre USA e Rússia. Supostamente a norte americana é mais avançada. (Supostamente…) . Assim sendo, seria imprudente comparar simplesmente o número de módulos T/R das antenas do radar AESA dos super caças. Os módulos russos podem ser – por exemplo – maiores que os americanos, ou ainda, os americanos – por suposição – mais eficientes que os russos. . O que chama a atenção é a disposição das antenas de radar do PAK-FA declaradamente fazendo parte de um único sistema, com abertura angular extrema que, supostamente, daria cobertura radar frontal de… Read more »
Boa sorte aos russos e aqueles que comprarem esse caça.
Ivan pela propria baia interna das fotos q vc mesmo postou so cabe 4 misseis bvr ali no pak fa. Porque vc disse que caberia 6 ?
Porque aqueles são dos ‘grandões’.
Pelo histórico dos russos na construção de seus caças, acredito que este bicho aí quando estiver pronto, será algo, de fato, soberbo e deve estar em um patamar superior aos concorrentes europeus (4,5G) e chineses 5G, mas inferior ao F-35 e F-22.
A situação deve mudar nos próximos anos, devido ao massivo investimento chines na área.
Quem viver verá.
A antena principal do T-50 ( N036-1-01) possui cerca de 1552 módulos T/R vs 1626 do APG-81 do F-35. O APG-81 possui 0.8m vs 0.9 x 0.8 do N036-1-01 (oval) . Assim sendo, como são sistemas relativamente de mesma idade , podemos colocar ambos os sistemas com uma capacidade de detecção semelhante em teoria. A Rússia alega 350 a 400km para o N036-1-01 contra um alvo de 2,5m2. Particularmente ou o APG-81 tem alcance semelhante ou os russos exageraram, isso assumindo um modo de busca normal em mais de 300 graus2.
Os Russos já informaram que a aeronave está apta a enfrentar OVNIS originados de qualquer setor do universo.