A Bulgária decidiu iniciar conversações com a Suécia para adquirir oito novos jatos de combate Gripen fabricados pela Saab, disse o vice-primeiro-ministro interino búlgaro, Stefan Yanev, na quarta-feira, no momento em que o país balcânico busca substituir seus antigos caças MiG-29.

O país dos Balcãs escolheu a oferta sueca em vez de uma oferta de Portugal de F-16 de segunda mão equipados com armamento norte-americano e uma oferta da Itália de caças Eurofighter Typhoon de segunda mão.

Estima-se que o negócio valha cerca de 1,5 bilhão de levs (US$ 832 milhões).

Uma comissão especial para as negociações deverá ser criada dentro de uma semana, disse Yanev. As conversações com a Suécia serão realizadas pelo próximo governo da Bulgária, que deverá começar a funcionar na próxima semana.

“A oferta da Suécia está em primeiro lugar, seguida por Portugal e Itália”, disse Yanev. “É normal que as conversas comecem com o primeiro país classificado.”

No ano passado, o parlamento da Bulgária aprovou um plano para adquirir oito caças novos ou usados ​​entre 2018 e 2020, para melhorar a conformidade do país com os padrões da OTAN e substituir seus MiG-29.

Um acordo final ainda precisaria da aprovação parlamentar.

FONTE: Defensenews

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments