F-35 é desdobrado pela primeira vez na Europa
RAMSTEIN AIR BASE, Alemanha – Caças F-35A Lightning II, aviadores e equipamentos de acompanhamento chegaram à base Royal Air Force Lakenheath, na Inglaterra, hoje, marcando o primeiro desdobramento do avião para a Europa.
Os F-35As são do 334th Fighter Squadron, 388th Fighter Wing e do 466th Fighter Squadron, 419th Fighter Wing, da Base de Força Aérea de Hill, Utah e conduzirão treinamento aéreo durante as próximas semanas com outras aeronaves com base na Europa em apoio à European Reassurance Initiative.
“Esta é uma oportunidade incrível para os aviadores da USAFE (U.S. Air Forces in Europe) e os nossos aliados da OTAN para sediar este primeiro desdobramento de treinamento no exterior da aeronave F-35A”, disse o comandante Tod D. Wolters, das Forças Aéreas dos EUA na Europa. “Como nós e nossos parceiros do F-35 teremos esta aeronave em nossos inventários, é importante que treinemos juntos para nos integrarmos em uma equipe homogênea capaz de defender a soberania das nações aliadas.
Como parte da progressão natural do programa F-35, um desdobramento de treinamento no exterior tem sido parte do plano da Força Aérea desde que o F-35A foi declarado capaz para o combate no ano passado.
“A RAF Lakenheath será a primeira locação no exterior do F-35A, permitindo que nossos pilotos e mantenedores aprendam mais sobre o ambiente operacional europeu e melhorem nossa interoperabilidade com parceiros da região”, acrescentou Wolters.
Como parte do desdobramento de treinamento, a aeronave será encaminhada para as nações da OTAN para maximizar oportunidades de treinamento, construir parcerias com forças aéreas aliadas e obter uma ampla familiaridade das diversas condições operacionais da Europa. A introdução do caça de quinta geração na área de responsabilidade europeia traz consigo sensores de estado-da-arte, interoperabilidade e uma vasta gama de munições avançadas ar-ar e ar-superfície que ajudarão a manter os direitos fundamentais de soberania de todas as nações.
O voo transatlântico para este treinamento foi apoiado pelo Air Mobility Command e 100th Air Refueling Wing, RAF Mildenhall, Inglaterra. Várias aeronaves de reabastecimento aéreo de quatro bases diferentes transferiram mais de 400.000 libras de combustível durante a “ponte-tanque” dos Estados Unidos para a Europa. Além disso, as aeronaves C-17 e C-5 moveram o apoio de transporte aéreo, movimentando equipamentos e pessoal de manutenção.
FONTE: Headquarters U.S. Air Forces in Europe and Air Forces Africa