USAF autoriza programa de vida útil prolongada para o F-16
Novo limite de horas de voo suporta vida operacional do F-16 até 2048 e além
FORT WORTH, Texas, 12 de abril de 2017 / PRNewswire / – A Força Aérea dos EUA autorizou o prolongamento da vida útil do caça F-16 da Lockheed Martin (NYSE: LMT) para o equivalente a 12.000 horas de voo – muito além do design original da aeronave com vida útil de 8.000 horas.
Após as modificações estruturais do F-16 Service Life Extension Program (SLEP), a Força Aérea dos EUA poderia operar com segurança as aeronaves do Bloco 40-52 até 2048 e além. A Força Aérea e a Lockheed Martin também reduziram os custos projetados de vida útil para a frota do Bloco 40-52, abrindo o caminho para operações de voo do F-16 seguras e econômicas décadas no futuro.
“Esta realização é o resultado de mais de sete anos de testes, desenvolvimento, design, análise e parceria entre a Força Aérea dos EUA e a Lockheed Martin”, disse Susan Ouzts, vice-presidente do programa F-16 da Lockheed Martin. “Combinado com os programas de modernização de aviônicos F-16 como o F-16V, as modificações SLEP demonstram que o Fighting Falcon continua sendo uma opção de 4ª Geração altamente capaz e acessível para a Força Aérea dos EUA e os clientes internacionais de F-16”.
A validação do limite de horas de voo prolongado suporta diretamente o objetivo do SLEP de estender a vida útil de até 300 aeronaves F-16C/D Bloco 40-52. O SLEP e as atualizações de aviônicos relacionadas à frota F-16C/D da Força Aérea podem aumentar de forma segura e efetiva a atual estrutura de força de caça quando as frotas aéreas de combate norte-americanas e aliadas recapitalizam com o F-35 Lightning II.
Uma segunda fase, ou Parte II, do processo de aeronavegabilidade do SLEP do F-16 continua com o pedido de Certificado de Tipo Militar (MTC), que será submetido à Autoridade de Aeronavegabilidade Técnica da Força Aérea nos próximos meses. A Parte II busca validar a extensão da vida operacional do F-16 com base na análise da vida útil final dos testes de durabilidade estendida.
FONTE: Lockheed Martin