LAAD 2017: KC-390 vai reabastecer helicópteros em voo na campanha de ensaios
Fabricante também indica que cargueiro militar poderá ter versão para uso civil
Como parte da campanha de testes dos protótipos do avião cargueiro KC-390, a Embraer deve realizar o reabastecimento em voo de helicópteros, uma das missões previstas para quando a frota entrar em operação. A informação foi destacada na quarta-feira (5/4) durante coletiva de imprensa realizada pela fabricante na feira de defesa LAAD 2017, que acontece no Rio de Janeiro.
A empresa apresentou a primeira imagem do primeiro avião destinado à Força Aérea Brasileira (FAB), que adquiriu 28 unidades – conforme contrato assinado em 2014. As primeiras serão entregues em 2018, uma no primeiro semestre e outra no segundo semestre.
Segundo a fabricante, o cronograma de desenvolvimento está dentro do planejado. Os dois protótipos estão cumprindo cerca de dois voos diários, o que contabilizou até o momento mais de 900 horas. Para o próximo ano, estão previstas as certificações da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e a de capacidade operacional.
Antes disso, também, devem ocorrer os testes no gelo, que começam nos Estados Unidos, com gelo artificial, e depois serão ampliados para operações com gelo natural e finalmente para operações em ambiente com gelo e neve, o que deve ocorrer no próximo ano. O avião deverá atender aos requisitos da FAB de operar na Antártida, que reúne condições climáticas adversas e submete a aeronave a situações extremas de operação.
No calor, o jato já foi aprovado: o avião esteve nos Emirados Árabes, quando suportou temperatura ambiente de 45 graus Celsius. As campanhas também contemplam testes na Amazônia, que apresenta temperatura e umidade altas.
Versão civil – O diretor do programa na Embraer, Paulo Gastão Silva, classificou como “promissor” o interesse pela versão civil do modelo. “Nós também devemos competir com a versão civil deste produto”, afirmou.
FONTE: FAB
REVO de helicópteros na FAB? Eu desconheço. Pelo que sei, tal capacidade só foi alcançada com a chegada do EC725, com a sonda de REVO. Nossos BH não fazem REVO, no Brasil isso é novidade…
Sem problemas meu amigo 🙂