F-35C Lightning IIs e F/A-18E/F Super Hornets

F-35C Lightning IIs e F/A-18E/F Super Hornets voando juntos

A empresa aeroespacial está pedindo calmamente que os responsáveis ​​pelas políticas públicas reduzam as compras planejadas de Joint Strike Fighters com base em porta-aviões e, em vez disso, comprem Advanced Super Hornets

Por Marcus Weisgerber

A briga entre os grupos aeroespaciais americanos, a Boeing e a Lockheed Martin, atingiu novos patamares nas últimas semanas, já que ambas as firmas de defesa disputaram dezenas de bilhões de dólares em ofertas de aviões de caça da administração Trump. Agora, a Boeing, sediada em Chicago, que nos últimos anos havia recuado em seus esforços para manter os Joint Strike Fighters fora dos conveses dos porta-aviões da Marinha, está fazendo circular um documento de uma página fazendo uma defesa para menos F-35s e mais F/18s.

“A Marinha dos EUA atualmente planeja ter uma mistura na Carrier Air Wing de 3 esquadrões de F/A-18 Super Hornets e 1 esquadrão de F-35Cs em 2028, fazendo uma transição para 2 esquadrões de F/A-18 Super Hornets e 2 esquadrões de F-35C em 2033”, diz o documento. “Isso deixa lacunas significativas de capacidade contra ameaças emergentes e sob o atual plano de aquisição de aeronaves deixa a Marinha com um déficit de inventário significativo.”

O documento – que é sem marca e não menciona a Boeing – argumenta que “adicionando F-35Cs adicionais não vai resolver este fosso de capacidade e será proibitivamente caro. Adicionar esquadrões de Advanced Super Hornet F/A-18XT dá à Carrier Air Wing uma vantagem significativa contra adversários futuros e é uma solução acessível para o desafio do inventário”.

A Boeing argumenta que sua Carrier Air Wing faria o Pentágono economizar US$ 8 bilhões em compras de aeronaves, e depois economizar um custo anual de US$ 1,4 bilhão em operações e manutenção. “Em 20 anos, as economias totalizariam cerca de US$ 30 bilhões”, argumenta o documento.

A campanha começou em dezembro, logo depois que o então presidente Trump criticou o custo “fora de controle” do F-35 e pediu ao CEO da Boeing, Dennis Muilenburg, que fizesse um F/A-18 comparável. Em janeiro, o secretário de Defesa, Jim Mattis, ordenou uma revisão que analisaria como o F-35C da Marinha se compararia a uma versão nova e mais avançada do F/A-18.

A Boeing usou vários nomes para descrever seu F/A-18 aprimorado, incluindo Super Hornet Avançado, Super Hornet Block 3 e F/A-18XT.

Advanced Super Hornet FA-18XT com tanques conformais e casulo stealth de armas

A Boeing vem promovendo o Super Hornet para oficiais da Marinha há anos, refinando o design proposto ao longo do tempo, disse uma fonte.

“Em 2013, voamos o Avanced Super Hornet com a intenção de criar um avião tão furtivo quanto possível”, disse Jeff Johnson, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Boeing Military Aircraft, aos repórteres nesta terça-feira, em Arlington, Virgínia. “À medida que reavaliávamos e olhávamos atentamente as ameaças em evolução, a forma como a ala aérea do futuro estava se desenvolvendo, nós evoluímos e amadurecemos firmemente nosso pensamento para desenvolver o Super Hornet Block 3, que se concentra nas coisas certas com base nas capacidades de outras aeronaves na ala aérea embarcada que a Marinha nos disse que precisam receber na próxima década “.

Pelo menos um líder da administração Trump não está convencido. Durante a audiência de confirmação na quinta-feira, a candidata a secretária da Força Aérea Heather Wilson questionou se um avião existente poderia ser feito mais furtivo.

Mas os funcionários da Boeing dizem que os novos Super Hornets seriam menos sobre stealth e mais sobre sobrevivência equilibrada. Os Growlers EA-18G – versões de interferência eletrônica do avião – já estão planejados para lutar em conjunto com os F-35, degradando a capacidade do inimigo de rastreá-los e direcioná-los. A Boeing sugere que o Growlers poderiam fazer o mesmo para os Advanced Super Hornets.

A Lockheed dificilmente concede a batalha. Em uma entrevista na semana passada, Robert Rangel, vice-presidente sênior de assuntos governamentais da empresa, disse que esperava que a última revisão do Pentágono – ordenada por Mattis – fosse favorável ao F-35.

F-35C Lightning IIs e F/A-18E/F Super Hornets

A Lockheed acredita que o F/A-18 é uma alternativa viável ao F-35C?

“Nós sustentamos que a resposta para isso é não”, disse Rangel.

Rangel também apontou que a versão embarcada do Joint Strike Fighter é a variante com menos encomendas. Dos 2.443 jatos planejados pelos militares dos EUA, a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais só planejam comprar cerca de 350 F-35Cs.

“Nós nos sentimos muito bem sobre onde está o programa”, disse Rangel. “Sempre vai ser assunto de escrutínio apenas em virtude do fato de que é o maior programa unificado no portfólio do DoD e reconhecemos isso. Isso significa que temos que estar constantemente envolvidos e contar a história e ter certeza de que estamos no final do dia trabalhando de forma correta e planejada. ”

A Lockheed foi rápido para divulgar a queda do preço do F-35 a cada ano. Atualmente, o F-35C custa cerca de US$ 122 milhões.

Ainda assim, a Boeing passou anos perseguindo do F-35 da Lockheed, embora principalmente para encomendas no exterior. Como parte de um esforço de lobby de 2013 no Canadá, um vídeo surgiu mostrando dois jovens irmãos brincando com modelos de aviões. Um pergunta a outro como gastou 10 dólares de seu avô. O menino responde que comprou um modelo do F-35. O outro diz para os mesmos 10 dólares ele comprou três Super Hornets com 10 anos de manutenção da Boeing.

Em novembro, o Canadá disse que adiaria a decisão de comprar o F-35 e que compraria Super Hornets no ínterim.

Advanced Super Hornet FA-18XT

No início de setembro, a Boeing disse que iria desafiar a decisão da Dinamarca de comprar F-35s.

Em fevereiro, quando o presidente Donald Trump visitou uma fábrica de aviões comerciais da Boeing em Charleston, o novo 787-10 Dreamliner não era o único tópico da conversa.

“A propósito, vocês se importariam se usarmos os F-18 Super Hornets?” Trump disse. “Estamos planejando seriamente uma grande encomenda … o problema é que Dennis é um negociador muito, muito duro, mas acho que podemos chegar lá.”

No final de seu discurso, ele proclamou: “Deus abençoe a Boeing.”

Armas no casulo stealth do Advanced Super Hornet FA-18XT

Durante sua visita, um repórter perguntou a Trump sobre a substituição de encomendas do F-35 por novos F/A-18XT.

“Se o preço não cair, nós faremos”, respondeu. “O F-18 é um grande avião e agora vão colocar um componente furtivo nele.”

Mas Trump também disse que o programa F-35 “estava fora de controle e agora está muito no controle”.

Independentemente disso, a Marinha provavelmente comprará Super Hornets normais para enfrentar lacunas de prontidão. O governo Trump já pediu ao Congresso que aprovasse US$ 2,3 bilhões para 24 novos Super Hornets.

A Boeing espera que as encomendas depois disso sejam para as versões mais avançadas, enquanto a Lockheed espera que o dinheiro vá para o F-35.

Advanced Super Hornet FA-18XT

FONTE: DefenseOne

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