Arábia Saudita importa linha de produção de UAV da China
A China Aerospace Science and Technology Corp (CASC), com sede em Pequim, assinou recentemente um acordo para vender veículos aéreos não tripulados (UAV), bem como linha de produção para a Arábia Saudita, segundo o Jane’s.
O modelo UAV em questão, o Rainbow 4 (CH-4), pode acomodar uma antena de comunicações via satélite e já foi exibido com mísseis guiados a laser AR-1 e bombas guiadas FT-9, divulgou o informativo. A aeronave foi desenvolvida para realizar reconhecimento, vigilância, inteligência e ataques ar-superfície, de acordo com a Academia Chinesa de Aerodinâmica Aeroespacial.
Durante uma visita de Estado à China feita pelo rei saudita Salman bin Abdulaziz Al Saud de 15 a 18 de março, os dois países assinaram 35 acordos no valor de até US$ 65 bilhões, incluindo um contrato de parceria para a fabricação de drones. Segundo um acordo assinado entre a China Aerospace Long-March International (ALIT) e os fabricantes na Arábia Saudita, os UAVs sauditas serão comercializados para outros países da região.
Empresas chinesas assinaram acordos com compradores no Paquistão e em Mianmar para a linha de produção de UAVs Rainbow, disse um desenvolvedor ao South China Morning Post. No passado, Iraque, Iêmen, Sudão e Paquistão desdobraram drones Rainbow contra terroristas.
O excelente desempenho dos UAV chineses no Oriente Médio pode ter atraído a atenção da Arábia Saudita, segundo um especialista.
FONTE: People’s Daily Online