Em 15 de março, o presidente ucraniano Petro Poroshenko anunciou que a indústria de defesa do país vai desenvolver seu próprio caça bimotor, multimissão. O anúncio foi feito durante a visita de Poroshenko ao escritório de design de motores Ivchenko-Progress localizado na cidade de Zaparozhe, no sul da Ucrânia. Esta instalação também fica em um dos maiores locais de montagem de motores aéreos em toda a antiga União Soviética: a fábrica de produção Motor Sich.

As equipes ucranianas de design aeronáutico já produziram o que foi descrito como um esboço de uma plataforma para um novo caça, que recebeu o nome de Legkiy Boiviy Litak, que em ucraniano significa “Aeronave de Combate Leve” e abreviado como LBL. A aeronave deve ter uma forte semelhança com o Mikoyan MiG-29 de design soviético em sua aparência externa, mas os sistemas a bordo da aeronave serão de origem não-russa.

As principais diferenças entre este novo design ucraniano e o original MiG-29 serão seus motores e eletrônicos. Os relatórios da visita de Poroshenko à fábrica de Ivchenko indicaram que os dois motores seriam “um projeto baseado no AI-322F e os aviônicos seriam da fabricação ocidental e ucraniana”.

O design do motor parece ser um dos principais impulsionadores para este conceito, com o presidente ucraniano afirmando: “Em breve seremos capazes de criar nosso próprio motor de aviação para o caça”. Poroshenko também apontou que a Ucrânia está entre um pequeno grupo de apenas cinco nações do mundo que são capazes de desenvolver de forma independente projeto de aero-motores.

O novo conceito de caça da Ucrânia foi mencionado pela primeira vez neste mês em uma entrevista com Yuri Brovchenko, vice-ministro da Ucrânia para o desenvolvimento econômico e comércio. “No que diz respeito à aviação militar, hoje estamos examinando a possibilidade de desenvolver nossos próprios aviões de caça autóctones, há uma equipe de projeto já trabalhando nisso”, disse ele à publicação Ukrainski Novini.

FONTE: Jane’s

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments