FAdeA entrega primeira aeronave IA-58 Pucara modernizada

9

IA-58 Pucara

A estatal argentina Fábrica Argentina de Aviones SA (FAdeA) entregou a primeira aeronave turboélice de ataque leve Pucara IA-58 atualizada para a Força Aérea Argentina em 15 de dezembro de 2016.

Designada IA-58H, é a primeira de 20 Pucaras argentinos que passarão por atualização que estenderá sua vida útil por outros 25 anos.

A atualização envolve modificações estruturais para abrigar o novo propulsor PT-6A da Pratt & Whitney Canada de 950 shp, integração de aviônicos modernos com novos sistemas de navegação e comunicação, novos sistemas de fornecimento de combustível e oxigênio.

O PT-6 é um turbopropulsor amplamente utilizado e popular com versões comerciais e militares conhecidas por sua alta confiabilidade. Para manter a capacidade de decolagem e aterragem curta (STOL) do IA-58 Pucara, a P&WC adicionou o controle de passo da hélice para auxiliar na frenagem.

O projeto de engenharia e a fabricação da modificação estrutural da asa do primeiro avião de teste para acomodar o novo motor foram realizados pela Israel Aerospace Industries. O primeiro protótipo atualizado Pucara voou em novembro de 2015.

O IA-58 Pucara, de dois assentos, foi desenvolvido no final da década de 1960 pela FAdeA como uma aeronave de contra-insurgência (COIN), equipada com dois turbo propulsores Turbomeca Astazou, com 978 hp cada.

Trata-se de um monoplano todo em metal de asa baixa com assento em tandem e trem de pouso retrátil, capaz de operar a partir de pistas despreparadas. As asas cantilever sem enflechamento têm 7 graus de diedro nas extremidades exteriores.

O avião viu a ação durante a Guerra das Malvinas entre a Argentina e a Grã-Bretanha, e na Guerra Civil do Sri Lanka.

Os armamentos fixos incluem um canhão de 20 mm montado debaixo do cockpit e quatro metralhadoras Browning 7,62 mm montadas nos lados da fuselagem. Três pontos duros são equipados para transportar armas externas como bombas, foguetes ou tanques de combustível auxiliares com uma capacidade total de 1.600 kg.

FONTE: http://www.aviationanalysis.net/

Subscribe
Notify of
guest

9 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments