Caça Saab Gripen E 39-8 em testes para o primeiro voo
A Saab divulgou no Twitter fotos do protótipo do Gripen NG (Gripen E 39-8) em testes de solo que antecedem o primeiro voo do caça em Linköping.
Foi informado que os testes de táxi em alta velocidade devem começar em breve.
O primeiro voo está programado para o segundo trimestre de 2017, quando o novo software da aeronave estiver completamente validado.
Cadê o pessoal alarmista dizendo que o programa ia fracassar e o Brasil ia ser ferrar porque o NG era um engodo?
Tá aí. Aparentemente tudo no cronograma e a Saab trabalhando forte para botar o avião no ar.
belíssima notícia!!
os negativistas se mordem!
Não tinha uma conversa, de que o primeiro Gripen seria para a FAB? viria para o Brasil depois de homologado, ou algo assim? Outra coisa, a Saab ainda busca um local para a fábrica do Gripen no Brasil, pensei que seria em Gavião Peixoto mesmo, mas lá é só o centro de engenharia. Tem que dizer pros suecos que aquele papo de fábrica em São Bernardo é furada, que aquilo ficou no passado, toda aquela maluquice não existe mais… e que toda aquela turma está a caminho de Curitiba. Tem espaço de sobra, uma das maiores pistas do mundo, a… Read more »
Como eu comentei antes: Nada contra o Gripen eu queria que já tivesse uns 50 no Brasil.
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Faço votos.
Shooow! Só não consigo imaginar esse avião pintado de verde 🙁
Alguém reparou que o sistema sistema IRST Skyward-G não está presente nessa aeronave?
Por que o número 8?
A bem da verdade agora eu entendo porque deus é brasileiro, se tivece cido o Rafael, Super Hornet ou outro que seja, estávamos numa roubada sem volta. Este avião atende todos os quesitos da FAB, e vai além das expectativas colocando a FAB, a mais poderosa da América Latina, quando em operação.
E até o final do ano ele vai voar. Exatamente como os suecos planejaram
Kkkkkkkkkk – Amigos, por favor, menos!!! Uma coisa é a aeronave ser boa para o que se propõe, a um custo (ainda na base do achismo) aceitável, ótimo inclusive para maiores quantidades, fazer volume, ponto. – O Carlos Emílio já deu uma ideia de quanto tempo e trabalho a SAAB, afora os outros parceiros brasileiros, ainda têm pela frente. – Rogo para que este projeto desenvolva como o esperado, porque se não ocorrer como se imagina………. A FAB, daqui a pouco, vai ficar pior do que a MB com seus navios dando baixa e aí haja outro tampão. – 2019?!?!… Read more »
* não estão
Tempos atrás vi noticias neste portal sobre problemas relativos a “excesso de peso”. Já resolveram isso neste protótipo ou as mudanças seriam testadas futuramente???
Se vcs me permitem tirar uma dos meus amigos suecos (afinal ja declarei varias vezes que sou a favor do Gripen…e a Suecia é um pais do qual guardo exçelentes lembranças), mas o que são aqueles baldinhos sobre tapetes verdes na segunda foto? Parece o primeiro A-1M naquela famosa foto com bandeja de forno. Rsrsrsr.Mas é só uma gozação.
Exçelente notícia. Segundo trimestre do ano que vem!
Outra coisa: tambem torço por Gavião Peixoto. Chega de PenTelhação!
Só vai voar no segundo semestre de 2017. Está atrasado pacas…. a previsão original de 2012 era do 37-8 (oitava plataforma de testes a partir do Gripen C/D) voar em 2013.
E pode ainda atrasar mais …. se o software não estiver acabado. Nenhuma novidade neste sentido…assim como ocorreu com o F-35 por exemplo.
Sds.
Nada atrasou mais que o F-35. E mais caro.
Ah. E o A-400M também.
Caro Baschera, atrasado sim, mas bem vivo. Antes tarde do que nunca.
Na primeira foto “um cara” levou a escada….como o piloto sai? Ejeção quasi-estatica!
Testem bem esse bicho, vai precisar voar no mínino 40 anos.
Rommelqe
Os “baldinhos” parecem estar sobre aberturas que contém sistemas hidráulicos… assim posso supor que estão ali para prevenir algum possível vazamento de líquido hidráulico.
Sds.
MadMax 23 de novembro de 2016 at 23:50
O B-52 está voando faz 64 anos.
Ninguém acha ruim.
Caramba, o primeiro vôo ainda é em meados de 2017… devagar se chega lá, mas não estamos falando de uma árvore que tem décadas ou séculos pela frente.
Opaaaaaaaaaa, agora vai!! rsrs
Em maio, no roll out, a SAAB disse que o primeiro voo seria no final de 2016. Agora noticiou um atraso de cerca de seis meses.
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Tomara que fique apenas nesse atraso.
excelente noticia.
Tínhamos que ter recebido alguns de versões anteriores para tampão, será que ainda é possível?
Dois links sobre o assunto:
http://lentoposti.fi/uutiset/gripen_e_havittajan_ohjelmistovarmistukset_siirtavat_ensilennon_vuodelle_2017
http://aviationweek.com/awindefense/saab-pushes-back-gripen-e-first-flight
Maria,
Não estou achando bom ou ruim estou dizendo a verdade.
Amigos, gostaria que alguém me explicasse porque o Gripen que ainda nem voou, é financiado por banco sueco e o ministro da Defesa declarou que já tem assegurado 1,5 bilhão no orçamento do ano que vem p/ o projeto. Seria um custo fora do financiamento e portanto o custo total seria ainda maior que o do contrato ? Não quero tirar conclusões apressadas, mas realmente não estou entendendo.
Não tem como deixar as coisas adiantadas? Tipo ao invés de 2019, 2018 talvez…
É possível?
Alex Faulhaber, RJ 24 de novembro de 2016 at 7:43
Com que dinheiro?! E com que propósito? Copa do Mundo de Futebol, e Jogos Olímpicos, já passaram… Tem algum evento de âmbito internacional pra acontecer no Brasil nos próximos 2 anos com vinda de dignatários estrangeiros que demande o leasing de aeronaves tampão?… Acho que não. Depois, creio que nem o pretexto de conversão operacional de nossos caçadores seria aceitável (os colegas com maior vivência do assunto, por favor ratifiquem ou corrijam esse meu entendimento)
Abraços!
Baschera 23 de novembro de 2016 at 23:06 Você está se referindo ao 37-8, 39-8 esse não é um demonstrador, já é o novo feito do zero.
Pergunto, existe alguma chance das entregas serem adiantadas, como fez a Boeing com a Austrália e seus SH?
Obviamente, se tudo correr bem nos testes de solo, taxi e voo. Será que poderíamos receber as primeiras unidades em 2018, mesmo que no último quarto?
Não sei como estão programadas as entregas da Suécia neste período, mas acredito que o Brasil tenha preferencia nessa lista, não?
abraços
Putz.. hahaha os comentários são muitos bons… Alem de me informar eu me divirto muito por aqui…, Ao meu ver as vezes acho que estes cronogramas são feitos mais já se sabe desde o inicio que vai ocorrem atrasos, o que não pode ou não é “saudável” para nenhuma das partes é esses atrasos serem de muito tempo ou consecutivos, por exemplo se a informação era que ia voar no final de 2016 e agora vai voar no final de 2017, 1 ano é aceitável, não mais que isso, Temos muitos exemplos de programas com atrasos e problemas não aceitáveis,… Read more »
aldqueiroz 24 de novembro de 2016 at 8:52 Acho que só pela situação que nossa aviação de caça de primeira linha se encontra já seria um bom propósito, não?
Reparem que a aeronave foi fotografada em dois momentos distintos. Num deles ela está no seu hangar tradicional, onde o Nunão esteve para fazer a reportagem do roll-out. . No outro ela está na bancada de testes do motor. Existe um semi-círculo vermelho no chão que abrange a metade anterior da aeronave. Essa deve ser a marcação da zona onde objetos não podem ser largados soltos para que as tomadas de ar não aspirem FOD. . Até mesmo a escada de acesso ao cockpit o mecânico tirou (ver primeira foto). Já no hangar (com o motor desligado) ela fica presa… Read more »
Nada contra o Gripen, precisamos de jatos urgente. Mas o Brasil não é um país sério e continuará não sendo por muito tempo.
Ainda temos o 1 Bilhão perdido no projeto com a Ucrânia, jogado no ralo, ainda mais que o foguete está lá e não aqui. Não se aproveitou nada dessa roubada.
Mas, o assunto aqui é o Gripen e que venha logo.
Poggio será que o gripen suportaria um jato vetoriado estilo aos sukois?
Poggio será que o gripen suportaria um jato vetoriado estilo aos sukois?
É possível se você pegar como exemplo o próprio Sukhoi. Pouco foi alterado na aeronave (do ponto de vista físico). O problema é que não existe um motor F414 com empuxo vetorado.
O meu unico medo o unico atraso no BRASIL E ESTA RAFOAGEN DOS POLITICOS
O BRASIL COM AS EMPRESAS COMO EMBRAER AEL AKAER E MUITAS OUTRAS TEM TODA ESTRUTURA PRA FABRICAR O NOSSO PROPRIO CAÇA GRIPEN NG NAO VAMOS DPENDER DE EMPRESAS AMERIANAS E FRANÇESAS COMO CHILE COM F-16 CAÇA MELHORADO MASLOGO FAI FICAR ULTAPASSADO ANOS 80 E VENEZUELA
A fabrica com certeza será em Gavião Peixoto. As empresas hoje em dia modificam linhas de montagem, é muito raro construírem novas plantas.
Alem do mais, o Gripen será Just in Time, pouca partes serão produzidas dentro da fabrica.
Um exemplo é a industria automobilística, antigamente até os bancos eram fabricados dentro da montadora, hoje 80% das partes do veículo já chegam prontas para serem montadas.
Benjamim 24 de novembro de 2016 at 9:06 Baschera 23 de novembro de 2016 at 23:06 Você está se referindo ao 37-8, 39-8 esse não é um demonstrador, já é o novo feito do zero. Nope. o amigo está equivocado. Todos os modelos da “série” 39 “traço” “N” são protótipos. Começou no 39-1 um JAS-39 A (perdido em 2/2/89) e seguiu com o 39-2 um JAS-39 B que voou em 4/5/90. Assim foram sendo testados e desenvolvidos os protótipos seguintes 39-3, 39-4 e 39-5 que voou em 23/10/91. Surge então o modelo definitivo de produção seriada: Gripen JAS 39 A/C.… Read more »
vídeo dos testes dos motores
https://www.facebook.com/saabtechnologies/videos/1393553347352028/
Cel, tanto o A400M e o F-35 (e eu não tenho nenhuma “afeição” por eles) têm um processo de desenvolvimento muito mais complicado, a começar por serem projetos totalmente novos. O Gripen E/F nada mais é do que um remendo/esticadinha do C/D. Desculpe, mas a comparação por conta dos atrasos é injusta. – É por estas e outros que compartilho da ideia de que deveria ter optado por um Gripen E/F, com todos os novos aviônicos e sistemas (AESA, IRST, melhorias no RM-12, etc…..), conforme queria a Flygvapnet e não como propunha a SAAB. Com certeza já teríamos as novas… Read more »
Wellington, desculpe, mas o Gripen NG é muito mais do que um remendo do Gripen C/D. Tem pouca coisa em comum.
Baschera, o Gripen C não é biosto.
Gustavo, o número 8 é porque o 39-8 é o 8° protótipo da série Gripen. O Gripen Demo foi redesignado 39-7. Ainda vão voar os protótipos 39-9 e 39-10.
Boa notícia.
O que eu acho engraçado, são “críticos brasileiros” desmerecendo uma aeronave onde “críticos” do planeta a enaltecem. Já repararam que de repente os suecos não prestam mais??? Bastou o Brasil fazer um acordo com a Suécia, para os nórdicos serem considerados piores que os próprios brasileiros.
“Não estão cumprindo o cronograma…” kkkk Então tem gente que não está “latindo” direito. E olha que eu conheço ótimos vira-latas. O meu mesmo é DEZ.
Que venha o Grifen, sair das dobraduras de origami e seus aviões de papel…
2022.